Análise estratégica da sustentabilidade do setor automóvel português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Luís Miguel Ribeiro da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/39761
Resumo: A indústria automóvel caracteriza-se pelo seu dinamismo e complexidade, tendo em conta as diversas fontes de incerteza e novas tendências tecnológicas capazes de revolucionar os modelos de negócio das empresas envolvidas. Portugal, apesar de não apresentar qualquer marca de veículos portuguesa, conta com uma indústria automóvel que pode ser decomposta em construtores e fornecedores de componentes. Dada a sua importância na economia nacional, surge a questão de como pode alcançar um crescimento sustentável nos próximos anos. Através do uso da técnica de scenario planning, numa metodologia qualitativa e exploratória, este estudo prospetivo procura analisar e explorar diversas vertentes do setor. Em primeiro lugar, identifica as principais fases históricas pelo qual passou, tendo em conta as políticas públicas e os atores envolvidos. Segue-se uma contextualização do panorama atual, seja da indústria de construtores, seja da indústria de fornecedores de componentes. Por fim, é feita uma análise das principais forças motrizes de mudança para identificar as principais tendências a atuar na indústria. Esta investigação permite, então, selecionar duas incertezas para a formulação de cenários. A escolha passou pela possível aposta na eletrificação e relocalização da Autoeuropa, resultando na elaboração de quatro cenários prospetivos. Consoante a situação futura que prospetam, foram denominados como “Derrocada”, “Status Quo”, “Especialização” e “Crescimento Sustentável”. De forma a validar estes possíveis cenários foram efetuadas duas entrevistas com dois peritos da indústria automóvel português. A construção de narrativas, a partir dos cenários, permite a compreensão dos fatores envolvidos nestes possíveis futuros, bem como a delineação de linhas estratégicas com vista à sustentabilidade do setor. Assim, para o país alcançar um crescimento sustentável nesta indústria deve melhorar, em primeiro lugar, as condições estruturais e cooperação do setor para, de seguida, apostar na tendência da eletrificação. A alavancagem das novas competências e vantagens competitivas adquiridas permitiria o desenvolvimento de mercados, sendo recomendável a penetração no mercado espanhol dado a sua proximidade e dimensão. Tal consolidação do setor possibilitaria, ainda, a atração de uma nova OEM.
id RCAP_b7f79945f6be2b43b31559db9e5b9ed6
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/39761
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise estratégica da sustentabilidade do setor automóvel portuguêsAnálise estratégicaEstudos prospetivosScenario planningSetor automóvel portuguêsSustentabilidadeA indústria automóvel caracteriza-se pelo seu dinamismo e complexidade, tendo em conta as diversas fontes de incerteza e novas tendências tecnológicas capazes de revolucionar os modelos de negócio das empresas envolvidas. Portugal, apesar de não apresentar qualquer marca de veículos portuguesa, conta com uma indústria automóvel que pode ser decomposta em construtores e fornecedores de componentes. Dada a sua importância na economia nacional, surge a questão de como pode alcançar um crescimento sustentável nos próximos anos. Através do uso da técnica de scenario planning, numa metodologia qualitativa e exploratória, este estudo prospetivo procura analisar e explorar diversas vertentes do setor. Em primeiro lugar, identifica as principais fases históricas pelo qual passou, tendo em conta as políticas públicas e os atores envolvidos. Segue-se uma contextualização do panorama atual, seja da indústria de construtores, seja da indústria de fornecedores de componentes. Por fim, é feita uma análise das principais forças motrizes de mudança para identificar as principais tendências a atuar na indústria. Esta investigação permite, então, selecionar duas incertezas para a formulação de cenários. A escolha passou pela possível aposta na eletrificação e relocalização da Autoeuropa, resultando na elaboração de quatro cenários prospetivos. Consoante a situação futura que prospetam, foram denominados como “Derrocada”, “Status Quo”, “Especialização” e “Crescimento Sustentável”. De forma a validar estes possíveis cenários foram efetuadas duas entrevistas com dois peritos da indústria automóvel português. A construção de narrativas, a partir dos cenários, permite a compreensão dos fatores envolvidos nestes possíveis futuros, bem como a delineação de linhas estratégicas com vista à sustentabilidade do setor. Assim, para o país alcançar um crescimento sustentável nesta indústria deve melhorar, em primeiro lugar, as condições estruturais e cooperação do setor para, de seguida, apostar na tendência da eletrificação. A alavancagem das novas competências e vantagens competitivas adquiridas permitiria o desenvolvimento de mercados, sendo recomendável a penetração no mercado espanhol dado a sua proximidade e dimensão. Tal consolidação do setor possibilitaria, ainda, a atração de uma nova OEM.The automotive industry is characterized by its dynamism and complexity, considering the various sources of uncertainty and new technological trends that can revolutionize the business models of the companies involved. Portugal, despite not having any Portuguese vehicle brand, has an automotive industry that can be broken down into vehicles manufacturers and component suppliers. Given its importance to the national economy, the question arises of how it can achieve sustainable growth in the coming years. Through the use of the scenario planning technique, in a qualitative and exploratory methodology, this prospective study seeks to analyse and explore several aspects of the sector. Firstly, it identifies the main historical phases it went through, considering the public policies and the actors involved. This is followed by a contextualization of the current panorama, both for the car manufacturers industry and the component suppliers industry. Finally, an analysis of the main driving forces of change is carried out to identify the main trends acting on the industry. This investigation allows for the selection of two uncertainties for the formulation of the scenarios. The choice was the possible focus on electrification and relocation of Autoeuropa, resulting in the elaboration of four possible scenarios. According to the situation they envisage, they have been labeled “Collapse”, “Status Quo”, “Specialization” and “Sustainable Growth”. To validate these possible scenarios, two interviews were conducted with two experts from the Portuguese automotive industry. The construction of narratives, based on the scenarios, enables the understanding of the factors involved in these possible futures, as well as the delineation of strategic axis towards the sustainability of the sector. Thus, for the country to achieve sustainable growth in this industry, it must first improve the structural conditions and cooperation of the sector, and then invest in the electrification trend. The leverage of the new skills and competitive advantages acquired would allow the development of markets, like the penetration in the Spanish market due to its proximity and size. Such consolidation of the sector would also allow the attraction of a new OEM.2025-07-17T00:00:00Z2023-07-11T00:00:00Z2023-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39761porCosta, Luís Miguel Ribeiro dainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:17:54Zoai:ria.ua.pt:10773/39761Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:56.800653Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise estratégica da sustentabilidade do setor automóvel português
title Análise estratégica da sustentabilidade do setor automóvel português
spellingShingle Análise estratégica da sustentabilidade do setor automóvel português
Costa, Luís Miguel Ribeiro da
Análise estratégica
Estudos prospetivos
Scenario planning
Setor automóvel português
Sustentabilidade
title_short Análise estratégica da sustentabilidade do setor automóvel português
title_full Análise estratégica da sustentabilidade do setor automóvel português
title_fullStr Análise estratégica da sustentabilidade do setor automóvel português
title_full_unstemmed Análise estratégica da sustentabilidade do setor automóvel português
title_sort Análise estratégica da sustentabilidade do setor automóvel português
author Costa, Luís Miguel Ribeiro da
author_facet Costa, Luís Miguel Ribeiro da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Luís Miguel Ribeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Análise estratégica
Estudos prospetivos
Scenario planning
Setor automóvel português
Sustentabilidade
topic Análise estratégica
Estudos prospetivos
Scenario planning
Setor automóvel português
Sustentabilidade
description A indústria automóvel caracteriza-se pelo seu dinamismo e complexidade, tendo em conta as diversas fontes de incerteza e novas tendências tecnológicas capazes de revolucionar os modelos de negócio das empresas envolvidas. Portugal, apesar de não apresentar qualquer marca de veículos portuguesa, conta com uma indústria automóvel que pode ser decomposta em construtores e fornecedores de componentes. Dada a sua importância na economia nacional, surge a questão de como pode alcançar um crescimento sustentável nos próximos anos. Através do uso da técnica de scenario planning, numa metodologia qualitativa e exploratória, este estudo prospetivo procura analisar e explorar diversas vertentes do setor. Em primeiro lugar, identifica as principais fases históricas pelo qual passou, tendo em conta as políticas públicas e os atores envolvidos. Segue-se uma contextualização do panorama atual, seja da indústria de construtores, seja da indústria de fornecedores de componentes. Por fim, é feita uma análise das principais forças motrizes de mudança para identificar as principais tendências a atuar na indústria. Esta investigação permite, então, selecionar duas incertezas para a formulação de cenários. A escolha passou pela possível aposta na eletrificação e relocalização da Autoeuropa, resultando na elaboração de quatro cenários prospetivos. Consoante a situação futura que prospetam, foram denominados como “Derrocada”, “Status Quo”, “Especialização” e “Crescimento Sustentável”. De forma a validar estes possíveis cenários foram efetuadas duas entrevistas com dois peritos da indústria automóvel português. A construção de narrativas, a partir dos cenários, permite a compreensão dos fatores envolvidos nestes possíveis futuros, bem como a delineação de linhas estratégicas com vista à sustentabilidade do setor. Assim, para o país alcançar um crescimento sustentável nesta indústria deve melhorar, em primeiro lugar, as condições estruturais e cooperação do setor para, de seguida, apostar na tendência da eletrificação. A alavancagem das novas competências e vantagens competitivas adquiridas permitiria o desenvolvimento de mercados, sendo recomendável a penetração no mercado espanhol dado a sua proximidade e dimensão. Tal consolidação do setor possibilitaria, ainda, a atração de uma nova OEM.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-11T00:00:00Z
2023-07-11
2025-07-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/39761
url http://hdl.handle.net/10773/39761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137750193012736