As Instalações Desportivas Escolares no Concelho de Viseu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, António
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1068
Resumo: O presente estudo enquadra-se no contexto da Gestão Desportiva, concretamente no âmbito das instalações desportivas utilizadas intencionalmente no sistema escolar público do Concelho de Viseu, no sentido de verificar a sua conformidade com as exigências inerentes à realização das diferentes actividades físicas e desportivas curriculares e extra-curriculares dos seus alunos. Depois de situado o sistema educativo, analisámos a tipologia de cada instalação desportiva e respectivo estado de conservação, assim como a taxa de utilização e o tipo de gestão realizado. A análise dos resultados revelou que existem 45 instalações desportivas escolares no Concelho de Viseu, sendo 21 cobertas e 24 descobertas, distribuindo-se maioritariamente por Pequenos Campos, Pavilhões e Salas de Desporto. No que concerne à taxa de ocupação das mesmas, grande parte das instalações encontram-se em funcionamento entre 25% a 50% da sua disponibilidade total, sendo escasso o número de instalações com percentagens aproximadas dos 75% de ocupação, pelo que apenas uma atingiu o valor máximo de ocupação durante o período de tempo estabelecido. As instalações desportivas datam das décadas de 80 e, sobretudo 90, na medida em que apenas 2 instalações apresentam conclusões a partir do ano 2000. Por seu lado, a requalificação das mesmas apenas se verificou em duas instituições: na escola EB2,3 de Mundão e na Escola Secundária Alves Martins. Como tal, os responsáveis pelo funcionamento das instalações desportivas em geral referiram que as mesmas se encontram em mau estado de conservação, não possibilitando o desenvolvimento integral da prática das actividades físicas e desportivas de acordo com as metas estabelecidas. Com base nos dados recolhidos, interpretação e discussão dos mesmos, apontamos um conjunto de sugestões com vista a uma intervenção futura no contexto, de modo a minimizar as carências existentes aos diversos níveis analisados no Concelho de Viseu.
id RCAP_b80d221c1641511c3f4eafcc2028998b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1068
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling As Instalações Desportivas Escolares no Concelho de ViseuInstalações DesportivasEnsino públicoActividades Físicas e DesportivasO presente estudo enquadra-se no contexto da Gestão Desportiva, concretamente no âmbito das instalações desportivas utilizadas intencionalmente no sistema escolar público do Concelho de Viseu, no sentido de verificar a sua conformidade com as exigências inerentes à realização das diferentes actividades físicas e desportivas curriculares e extra-curriculares dos seus alunos. Depois de situado o sistema educativo, analisámos a tipologia de cada instalação desportiva e respectivo estado de conservação, assim como a taxa de utilização e o tipo de gestão realizado. A análise dos resultados revelou que existem 45 instalações desportivas escolares no Concelho de Viseu, sendo 21 cobertas e 24 descobertas, distribuindo-se maioritariamente por Pequenos Campos, Pavilhões e Salas de Desporto. No que concerne à taxa de ocupação das mesmas, grande parte das instalações encontram-se em funcionamento entre 25% a 50% da sua disponibilidade total, sendo escasso o número de instalações com percentagens aproximadas dos 75% de ocupação, pelo que apenas uma atingiu o valor máximo de ocupação durante o período de tempo estabelecido. As instalações desportivas datam das décadas de 80 e, sobretudo 90, na medida em que apenas 2 instalações apresentam conclusões a partir do ano 2000. Por seu lado, a requalificação das mesmas apenas se verificou em duas instituições: na escola EB2,3 de Mundão e na Escola Secundária Alves Martins. Como tal, os responsáveis pelo funcionamento das instalações desportivas em geral referiram que as mesmas se encontram em mau estado de conservação, não possibilitando o desenvolvimento integral da prática das actividades físicas e desportivas de acordo com as metas estabelecidas. Com base nos dados recolhidos, interpretação e discussão dos mesmos, apontamos um conjunto de sugestões com vista a uma intervenção futura no contexto, de modo a minimizar as carências existentes aos diversos níveis analisados no Concelho de Viseu.Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuAzevedo, António2012-04-19T15:47:43Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1068porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:24:36ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv As Instalações Desportivas Escolares no Concelho de Viseu
title As Instalações Desportivas Escolares no Concelho de Viseu
spellingShingle As Instalações Desportivas Escolares no Concelho de Viseu
Azevedo, António
Instalações Desportivas
Ensino público
Actividades Físicas e Desportivas
title_short As Instalações Desportivas Escolares no Concelho de Viseu
title_full As Instalações Desportivas Escolares no Concelho de Viseu
title_fullStr As Instalações Desportivas Escolares no Concelho de Viseu
title_full_unstemmed As Instalações Desportivas Escolares no Concelho de Viseu
title_sort As Instalações Desportivas Escolares no Concelho de Viseu
author Azevedo, António
author_facet Azevedo, António
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, António
dc.subject.por.fl_str_mv Instalações Desportivas
Ensino público
Actividades Físicas e Desportivas
topic Instalações Desportivas
Ensino público
Actividades Físicas e Desportivas
description O presente estudo enquadra-se no contexto da Gestão Desportiva, concretamente no âmbito das instalações desportivas utilizadas intencionalmente no sistema escolar público do Concelho de Viseu, no sentido de verificar a sua conformidade com as exigências inerentes à realização das diferentes actividades físicas e desportivas curriculares e extra-curriculares dos seus alunos. Depois de situado o sistema educativo, analisámos a tipologia de cada instalação desportiva e respectivo estado de conservação, assim como a taxa de utilização e o tipo de gestão realizado. A análise dos resultados revelou que existem 45 instalações desportivas escolares no Concelho de Viseu, sendo 21 cobertas e 24 descobertas, distribuindo-se maioritariamente por Pequenos Campos, Pavilhões e Salas de Desporto. No que concerne à taxa de ocupação das mesmas, grande parte das instalações encontram-se em funcionamento entre 25% a 50% da sua disponibilidade total, sendo escasso o número de instalações com percentagens aproximadas dos 75% de ocupação, pelo que apenas uma atingiu o valor máximo de ocupação durante o período de tempo estabelecido. As instalações desportivas datam das décadas de 80 e, sobretudo 90, na medida em que apenas 2 instalações apresentam conclusões a partir do ano 2000. Por seu lado, a requalificação das mesmas apenas se verificou em duas instituições: na escola EB2,3 de Mundão e na Escola Secundária Alves Martins. Como tal, os responsáveis pelo funcionamento das instalações desportivas em geral referiram que as mesmas se encontram em mau estado de conservação, não possibilitando o desenvolvimento integral da prática das actividades físicas e desportivas de acordo com as metas estabelecidas. Com base nos dados recolhidos, interpretação e discussão dos mesmos, apontamos um conjunto de sugestões com vista a uma intervenção futura no contexto, de modo a minimizar as carências existentes aos diversos níveis analisados no Concelho de Viseu.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2012-04-19T15:47:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/1068
url http://hdl.handle.net/10400.19/1068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301953899921408