Tutoria por pares na educação em enfermagem: a voz dos tutores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augusto,Cláudia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mendes,Goreti, Macedo,Ermelinda, Machado,Manuela, Candeias,Analisa, Encarnação,Paula, Freire,Teresa, Araújo,Odete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782021000200052
Resumo: Resumo Enquadramento: as experiências pedagógicas que envolvem tutoria por pares têm sido cada vez mais diversificadas. No caso do ensino de enfermagem, a tutoria tem registado um aumento significativo. O presente estudo insere-se num Projeto de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem - Tutorias por pares em contexto académico de Enfermagem (TutorParE). Tem como finalidade a promoção de estratégias pedagógicas inovadoras e promotoras do desenvolvimento de competências académicas e transversais nos estudantes do ensino superior. Objetivos: analisar a experiência dos tutores sobre a tutoria académica no ensino de enfermagem. Metodologia: o estudo desenvolvido, qualitativo, exploratório e descritivo, envolveu onze estudantes tutores do 4.º ano do curso de licenciatura em enfermagem, numa Unidade Curricular do 1.º ano do curso. Resultados: emergiram duas categorias: (1) desenvolvimento pessoal e; (2) aprendizagem colaborativa. A estratégia de tutoria por pares foi considerada útil na aquisição de conhecimentos e de competências nos estudantes, facilitando o desenvolvimento pessoal e a aprendizagem colaborativa. Conclusão: os achados reforçam a importância da adoção de práticas pedagógicas ativas e inovadoras, baseadas na tutoria por pares.
id RCAP_b80f999010ce06a812d4631cb4c603d3
oai_identifier_str oai:scielo:S2184-15782021000200052
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tutoria por pares na educação em enfermagem: a voz dos tutorestutoriaenfermagemestudantesaprendizagemResumo Enquadramento: as experiências pedagógicas que envolvem tutoria por pares têm sido cada vez mais diversificadas. No caso do ensino de enfermagem, a tutoria tem registado um aumento significativo. O presente estudo insere-se num Projeto de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem - Tutorias por pares em contexto académico de Enfermagem (TutorParE). Tem como finalidade a promoção de estratégias pedagógicas inovadoras e promotoras do desenvolvimento de competências académicas e transversais nos estudantes do ensino superior. Objetivos: analisar a experiência dos tutores sobre a tutoria académica no ensino de enfermagem. Metodologia: o estudo desenvolvido, qualitativo, exploratório e descritivo, envolveu onze estudantes tutores do 4.º ano do curso de licenciatura em enfermagem, numa Unidade Curricular do 1.º ano do curso. Resultados: emergiram duas categorias: (1) desenvolvimento pessoal e; (2) aprendizagem colaborativa. A estratégia de tutoria por pares foi considerada útil na aquisição de conhecimentos e de competências nos estudantes, facilitando o desenvolvimento pessoal e a aprendizagem colaborativa. Conclusão: os achados reforçam a importância da adoção de práticas pedagógicas ativas e inovadoras, baseadas na tutoria por pares.Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, Unidade de Investigação e Desenvolvimento2021-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782021000200052Revista de Investigação & Inovação em Saúde v.4 n.2 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782021000200052Augusto,CláudiaMendes,GoretiMacedo,ErmelindaMachado,ManuelaCandeias,AnalisaEncarnação,PaulaFreire,TeresaAraújo,Odeteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:32:34Zoai:scielo:S2184-15782021000200052Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:14.851285Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tutoria por pares na educação em enfermagem: a voz dos tutores
title Tutoria por pares na educação em enfermagem: a voz dos tutores
spellingShingle Tutoria por pares na educação em enfermagem: a voz dos tutores
Augusto,Cláudia
tutoria
enfermagem
estudantes
aprendizagem
title_short Tutoria por pares na educação em enfermagem: a voz dos tutores
title_full Tutoria por pares na educação em enfermagem: a voz dos tutores
title_fullStr Tutoria por pares na educação em enfermagem: a voz dos tutores
title_full_unstemmed Tutoria por pares na educação em enfermagem: a voz dos tutores
title_sort Tutoria por pares na educação em enfermagem: a voz dos tutores
author Augusto,Cláudia
author_facet Augusto,Cláudia
Mendes,Goreti
Macedo,Ermelinda
Machado,Manuela
Candeias,Analisa
Encarnação,Paula
Freire,Teresa
Araújo,Odete
author_role author
author2 Mendes,Goreti
Macedo,Ermelinda
Machado,Manuela
Candeias,Analisa
Encarnação,Paula
Freire,Teresa
Araújo,Odete
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Augusto,Cláudia
Mendes,Goreti
Macedo,Ermelinda
Machado,Manuela
Candeias,Analisa
Encarnação,Paula
Freire,Teresa
Araújo,Odete
dc.subject.por.fl_str_mv tutoria
enfermagem
estudantes
aprendizagem
topic tutoria
enfermagem
estudantes
aprendizagem
description Resumo Enquadramento: as experiências pedagógicas que envolvem tutoria por pares têm sido cada vez mais diversificadas. No caso do ensino de enfermagem, a tutoria tem registado um aumento significativo. O presente estudo insere-se num Projeto de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem - Tutorias por pares em contexto académico de Enfermagem (TutorParE). Tem como finalidade a promoção de estratégias pedagógicas inovadoras e promotoras do desenvolvimento de competências académicas e transversais nos estudantes do ensino superior. Objetivos: analisar a experiência dos tutores sobre a tutoria académica no ensino de enfermagem. Metodologia: o estudo desenvolvido, qualitativo, exploratório e descritivo, envolveu onze estudantes tutores do 4.º ano do curso de licenciatura em enfermagem, numa Unidade Curricular do 1.º ano do curso. Resultados: emergiram duas categorias: (1) desenvolvimento pessoal e; (2) aprendizagem colaborativa. A estratégia de tutoria por pares foi considerada útil na aquisição de conhecimentos e de competências nos estudantes, facilitando o desenvolvimento pessoal e a aprendizagem colaborativa. Conclusão: os achados reforçam a importância da adoção de práticas pedagógicas ativas e inovadoras, baseadas na tutoria por pares.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782021000200052
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782021000200052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782021000200052
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, Unidade de Investigação e Desenvolvimento
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, Unidade de Investigação e Desenvolvimento
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Investigação & Inovação em Saúde v.4 n.2 2021
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552304538124288