Tutoria por pares na educação em enfermagem: a voz dos tutores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782021000200052 |
Resumo: | Resumo Enquadramento: as experiências pedagógicas que envolvem tutoria por pares têm sido cada vez mais diversificadas. No caso do ensino de enfermagem, a tutoria tem registado um aumento significativo. O presente estudo insere-se num Projeto de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem - Tutorias por pares em contexto académico de Enfermagem (TutorParE). Tem como finalidade a promoção de estratégias pedagógicas inovadoras e promotoras do desenvolvimento de competências académicas e transversais nos estudantes do ensino superior. Objetivos: analisar a experiência dos tutores sobre a tutoria académica no ensino de enfermagem. Metodologia: o estudo desenvolvido, qualitativo, exploratório e descritivo, envolveu onze estudantes tutores do 4.º ano do curso de licenciatura em enfermagem, numa Unidade Curricular do 1.º ano do curso. Resultados: emergiram duas categorias: (1) desenvolvimento pessoal e; (2) aprendizagem colaborativa. A estratégia de tutoria por pares foi considerada útil na aquisição de conhecimentos e de competências nos estudantes, facilitando o desenvolvimento pessoal e a aprendizagem colaborativa. Conclusão: os achados reforçam a importância da adoção de práticas pedagógicas ativas e inovadoras, baseadas na tutoria por pares. |
id |
RCAP_b80f999010ce06a812d4631cb4c603d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2184-15782021000200052 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Tutoria por pares na educação em enfermagem: a voz dos tutorestutoriaenfermagemestudantesaprendizagemResumo Enquadramento: as experiências pedagógicas que envolvem tutoria por pares têm sido cada vez mais diversificadas. No caso do ensino de enfermagem, a tutoria tem registado um aumento significativo. O presente estudo insere-se num Projeto de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem - Tutorias por pares em contexto académico de Enfermagem (TutorParE). Tem como finalidade a promoção de estratégias pedagógicas inovadoras e promotoras do desenvolvimento de competências académicas e transversais nos estudantes do ensino superior. Objetivos: analisar a experiência dos tutores sobre a tutoria académica no ensino de enfermagem. Metodologia: o estudo desenvolvido, qualitativo, exploratório e descritivo, envolveu onze estudantes tutores do 4.º ano do curso de licenciatura em enfermagem, numa Unidade Curricular do 1.º ano do curso. Resultados: emergiram duas categorias: (1) desenvolvimento pessoal e; (2) aprendizagem colaborativa. A estratégia de tutoria por pares foi considerada útil na aquisição de conhecimentos e de competências nos estudantes, facilitando o desenvolvimento pessoal e a aprendizagem colaborativa. Conclusão: os achados reforçam a importância da adoção de práticas pedagógicas ativas e inovadoras, baseadas na tutoria por pares.Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, Unidade de Investigação e Desenvolvimento2021-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782021000200052Revista de Investigação & Inovação em Saúde v.4 n.2 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782021000200052Augusto,CláudiaMendes,GoretiMacedo,ErmelindaMachado,ManuelaCandeias,AnalisaEncarnação,PaulaFreire,TeresaAraújo,Odeteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:32:34Zoai:scielo:S2184-15782021000200052Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:14.851285Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tutoria por pares na educação em enfermagem: a voz dos tutores |
title |
Tutoria por pares na educação em enfermagem: a voz dos tutores |
spellingShingle |
Tutoria por pares na educação em enfermagem: a voz dos tutores Augusto,Cláudia tutoria enfermagem estudantes aprendizagem |
title_short |
Tutoria por pares na educação em enfermagem: a voz dos tutores |
title_full |
Tutoria por pares na educação em enfermagem: a voz dos tutores |
title_fullStr |
Tutoria por pares na educação em enfermagem: a voz dos tutores |
title_full_unstemmed |
Tutoria por pares na educação em enfermagem: a voz dos tutores |
title_sort |
Tutoria por pares na educação em enfermagem: a voz dos tutores |
author |
Augusto,Cláudia |
author_facet |
Augusto,Cláudia Mendes,Goreti Macedo,Ermelinda Machado,Manuela Candeias,Analisa Encarnação,Paula Freire,Teresa Araújo,Odete |
author_role |
author |
author2 |
Mendes,Goreti Macedo,Ermelinda Machado,Manuela Candeias,Analisa Encarnação,Paula Freire,Teresa Araújo,Odete |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Augusto,Cláudia Mendes,Goreti Macedo,Ermelinda Machado,Manuela Candeias,Analisa Encarnação,Paula Freire,Teresa Araújo,Odete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
tutoria enfermagem estudantes aprendizagem |
topic |
tutoria enfermagem estudantes aprendizagem |
description |
Resumo Enquadramento: as experiências pedagógicas que envolvem tutoria por pares têm sido cada vez mais diversificadas. No caso do ensino de enfermagem, a tutoria tem registado um aumento significativo. O presente estudo insere-se num Projeto de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem - Tutorias por pares em contexto académico de Enfermagem (TutorParE). Tem como finalidade a promoção de estratégias pedagógicas inovadoras e promotoras do desenvolvimento de competências académicas e transversais nos estudantes do ensino superior. Objetivos: analisar a experiência dos tutores sobre a tutoria académica no ensino de enfermagem. Metodologia: o estudo desenvolvido, qualitativo, exploratório e descritivo, envolveu onze estudantes tutores do 4.º ano do curso de licenciatura em enfermagem, numa Unidade Curricular do 1.º ano do curso. Resultados: emergiram duas categorias: (1) desenvolvimento pessoal e; (2) aprendizagem colaborativa. A estratégia de tutoria por pares foi considerada útil na aquisição de conhecimentos e de competências nos estudantes, facilitando o desenvolvimento pessoal e a aprendizagem colaborativa. Conclusão: os achados reforçam a importância da adoção de práticas pedagógicas ativas e inovadoras, baseadas na tutoria por pares. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782021000200052 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782021000200052 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782021000200052 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, Unidade de Investigação e Desenvolvimento |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, Unidade de Investigação e Desenvolvimento |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Investigação & Inovação em Saúde v.4 n.2 2021 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552304538124288 |