Intervenção dos educadores sociais de equipas multidisciplinares de RSI no desenvolvimento de competências em famílias multidesafiadas - perceção dos técnicos
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Publication Date: | 2013 |
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Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://hdl.handle.net/10400.19/1823 |
Summary: | Cada família é detentora de uma estrutura e funcionamento próprios. No caso específico das famílias multidesafiadas a estrutura e funcionamento é marcada pela instabilidade e indefinição. É frequente associar-se estas famílias à ausência de competências, pois perante situações de crise, tendem a cair em bloqueios, contudo, estas existem, o importante é ajudar a família a identificá-las e a dotá-las de mecanismos que as ajudem a ultrapassar as situações de crise com que se vão deparando no seu quotidiano. Estas famílias são frequentemente associadas a grupos populacionais que vivem em contexto de pobreza e exclusão social, recorrendo, por vezes, aos apoios do Estado para sobreviver. O Rendimento Social de Inserção surge como uma política social que visa dar resposta a esses problemas sociais, associando uma prestação pecuniária a uma filosofia de inserção laboral, social e comunitária. Este projeto pretende compreender de que forma a intervenção do Educador Social contribui para o desenvolvimento de competências em famílias multidesafiadas beneficiárias do Rendimento Social de Inserção, tendo em conta a perspetiva de técnicos de protocolos do Rendimento Social de Inserção. Assim recorreu-se a uma abordagem qualitativa. Os dados serão recolhidos através de uma entrevista e analisados de acordo com a metodologia de análise de conteúdo e recurso ao programa QSR Nvivo 10. Foi realizado um teste piloto do guião da entrevista e da análise de resultados e surgiram categorias e subcategorias, que servirão de orientação para a realização do projeto, tendo sempre salvaguardado que poderão surgir novas categorias e subcategorias na implementação do projeto. |
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Intervenção dos educadores sociais de equipas multidisciplinares de RSI no desenvolvimento de competências em famílias multidesafiadas - perceção dos técnicosFamílias multidesafiadaspobreza e exclusão SocialAnálise de conteúdoRendimento Social de InserçãoIntervenção do educador socialCompetênciasCada família é detentora de uma estrutura e funcionamento próprios. No caso específico das famílias multidesafiadas a estrutura e funcionamento é marcada pela instabilidade e indefinição. É frequente associar-se estas famílias à ausência de competências, pois perante situações de crise, tendem a cair em bloqueios, contudo, estas existem, o importante é ajudar a família a identificá-las e a dotá-las de mecanismos que as ajudem a ultrapassar as situações de crise com que se vão deparando no seu quotidiano. Estas famílias são frequentemente associadas a grupos populacionais que vivem em contexto de pobreza e exclusão social, recorrendo, por vezes, aos apoios do Estado para sobreviver. O Rendimento Social de Inserção surge como uma política social que visa dar resposta a esses problemas sociais, associando uma prestação pecuniária a uma filosofia de inserção laboral, social e comunitária. Este projeto pretende compreender de que forma a intervenção do Educador Social contribui para o desenvolvimento de competências em famílias multidesafiadas beneficiárias do Rendimento Social de Inserção, tendo em conta a perspetiva de técnicos de protocolos do Rendimento Social de Inserção. Assim recorreu-se a uma abordagem qualitativa. Os dados serão recolhidos através de uma entrevista e analisados de acordo com a metodologia de análise de conteúdo e recurso ao programa QSR Nvivo 10. Foi realizado um teste piloto do guião da entrevista e da análise de resultados e surgiram categorias e subcategorias, que servirão de orientação para a realização do projeto, tendo sempre salvaguardado que poderão surgir novas categorias e subcategorias na implementação do projeto.Each family owns a structure and operation themselves. In the specific case of problematic families the structure and functioning is marked by instability and uncertainty. It’s often to associate these families without a lack of skills, because in the situations of crisis, tend to fall into locks, however, these skills exist and it is important to help the family identify them and provide them with mechanisms to help them overcome the crisis that will be encountering in their daily lives. These families are often associated with population groups living in the context of poverty and social exclusion using sometimes the state support to survive. The Social Integration emerges as a social policy that aims to address these social problems, associating a cash benefit to a philosophy of labor insertion, social and community. This project aims to understand how the intervention of a social educator contributes to the development of skills in these kinds of families that use beneficiaries of Social Insertion Income, taking into account the perspective of technical protocols of Social Integration. So we used a qualitative approach. It was conducted a pilot test of the interview guide and the analysis of the results and emerged categories and subcategories which will guide the implementation of the project, always safeguarded that may arise new categories and subcategories in the project implementation.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuLopes, Ana Isabel RodriguesAmante, Maria JoãoFonseca, Susana2013-10-14T16:36:09Z2013-05-202013-05-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1823porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:07Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1823Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:07.839550Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Cada família é detentora de uma estrutura e funcionamento próprios. No caso específico das famílias multidesafiadas a estrutura e funcionamento é marcada pela instabilidade e indefinição. É frequente associar-se estas famílias à ausência de competências, pois perante situações de crise, tendem a cair em bloqueios, contudo, estas existem, o importante é ajudar a família a identificá-las e a dotá-las de mecanismos que as ajudem a ultrapassar as situações de crise com que se vão deparando no seu quotidiano. Estas famílias são frequentemente associadas a grupos populacionais que vivem em contexto de pobreza e exclusão social, recorrendo, por vezes, aos apoios do Estado para sobreviver. O Rendimento Social de Inserção surge como uma política social que visa dar resposta a esses problemas sociais, associando uma prestação pecuniária a uma filosofia de inserção laboral, social e comunitária. Este projeto pretende compreender de que forma a intervenção do Educador Social contribui para o desenvolvimento de competências em famílias multidesafiadas beneficiárias do Rendimento Social de Inserção, tendo em conta a perspetiva de técnicos de protocolos do Rendimento Social de Inserção. Assim recorreu-se a uma abordagem qualitativa. Os dados serão recolhidos através de uma entrevista e analisados de acordo com a metodologia de análise de conteúdo e recurso ao programa QSR Nvivo 10. Foi realizado um teste piloto do guião da entrevista e da análise de resultados e surgiram categorias e subcategorias, que servirão de orientação para a realização do projeto, tendo sempre salvaguardado que poderão surgir novas categorias e subcategorias na implementação do projeto. |
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