A contribuição da Força de Gendarmerie Europeia na formação da polícia afegã
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/7730 |
Resumo: | Este Trabalho de Investigação Aplicada enquadra-se no âmbito da História e Relações Internacionais e está subordinado ao tema, “A contribuição da Força de Gendarmerie Europeia na Formação da Polícia Afegã”. O objetivo da realização desta investigação é analisar a missão da EGF e mais especificamente da GNR, no Teatro de Operações do Afeganistão. Concretamente pretende-se saber qual o impacto da formação e da mentoria na formação da Polícia Afegã. A tarefa de dar formação e mentoria à Polícia Afegã foi um desafio colocado pelas Nações Unida e pela NATO. Em 2009 os países membros da EGF tomaram a decisão de participar na missão da NTM-A com vista a dar resposta às necessidades de formação que a Polícia Afegã apresentava. A EGF projetou para o Afeganistão uma força que deu formação inicial policial e mentoria nos centros de treino afegãos bem como lançou POMLTs para vários pontos do país com o objetivo de treinar monitorizar e mentorar a Polícia Afegã. Participou também em atividades a nível de Estado Maio r, no âmbito do desenho e preparação dos programas de instrução da Polícia Afegã. Ao longo deste trabalho sustentou-se a importância da mentoria, dada por militares profissionais de uma força policial europeia, a uma força de segurança afegã, caraterizada pela falta de formação e graves deficiências estruturais. A primeira parte do trabalho é fundamentalmente teórica e comporta uma pesquisa bibliográfica e reflexões de alguns autores sobre o tema do presente trabalho. A segunda parte é essencialmente prática, caraterizada pela realização de entrevistas, pesquisa documental e conclusões. Da investigação efetuada poder-se-á afirmar que a mentoria teve um papel fundamental na orientação e enquadramento da formação dada pelos instrutores afegãos aos seus alunos. O trabalho rigoroso e responsável em termos de mentoria, quando aceite pelos afegãos, mudou a atitude, a postura e o comportamento de instrutores e instruendos. Serviu para os capacitar em termos de planeamento e condução da instrução bem como de operações policiais. É de referir ainda que o trabalho levado a cabo pela EUROGENDFOR e pela Guarda no Afeganistão tem por base a disciplina, o profissionalismo, o rigor, o enquadramento o grau de preparação e a ambivalência de atuação que carateriza as forças de segurança de natureza militar. Como principais conclusões poder-se-á referir que a mentoria é mais importante para a formação do que o treino. A mentoria enquadra o treino, orienta e corrige o instrutor de forma a concretizar os objetivos da formação e obter melhores resultados. Deste estudo pode ainda concluir-se que as forças de segurança de natureza militar estão bem preparadas para dar formação policial num ambiente de insurgência, com todos os desafios e perigos que este acarreta |
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A EGF projetou para o Afeganistão uma força que deu formação inicial policial e mentoria nos centros de treino afegãos bem como lançou POMLTs para vários pontos do país com o objetivo de treinar monitorizar e mentorar a Polícia Afegã. Participou também em atividades a nível de Estado Maio r, no âmbito do desenho e preparação dos programas de instrução da Polícia Afegã. Ao longo deste trabalho sustentou-se a importância da mentoria, dada por militares profissionais de uma força policial europeia, a uma força de segurança afegã, caraterizada pela falta de formação e graves deficiências estruturais. A primeira parte do trabalho é fundamentalmente teórica e comporta uma pesquisa bibliográfica e reflexões de alguns autores sobre o tema do presente trabalho. A segunda parte é essencialmente prática, caraterizada pela realização de entrevistas, pesquisa documental e conclusões. Da investigação efetuada poder-se-á afirmar que a mentoria teve um papel fundamental na orientação e enquadramento da formação dada pelos instrutores afegãos aos seus alunos. O trabalho rigoroso e responsável em termos de mentoria, quando aceite pelos afegãos, mudou a atitude, a postura e o comportamento de instrutores e instruendos. Serviu para os capacitar em termos de planeamento e condução da instrução bem como de operações policiais. É de referir ainda que o trabalho levado a cabo pela EUROGENDFOR e pela Guarda no Afeganistão tem por base a disciplina, o profissionalismo, o rigor, o enquadramento o grau de preparação e a ambivalência de atuação que carateriza as forças de segurança de natureza militar. Como principais conclusões poder-se-á referir que a mentoria é mais importante para a formação do que o treino. A mentoria enquadra o treino, orienta e corrige o instrutor de forma a concretizar os objetivos da formação e obter melhores resultados. Deste estudo pode ainda concluir-se que as forças de segurança de natureza militar estão bem preparadas para dar formação policial num ambiente de insurgência, com todos os desafios e perigos que este acarretaAbstract This Applied Research Work is in the scope of History and International Relations. The subject is "The contribution of European Gendarmerie Force on Afghan Police´ Training.” The objective is to analyze the EGF mission and more specifically the GNR, in the Theater of Operations of Afghanistan. Specifically we want to understand trainning and mentoring in the Afghan Police´s training. The task of training and mentoring the Afghan Police was a challenge launched by the United Nations and NATO. In 2009 the of EGF member countries, have decided to participate in the NTM- A mission in order to fill the needs of Afghan Police training. EGF deployed a force to Afghanistan that gave initial police training and mentoring in the Afghan training centers and engaged POMLTs in various parts of the country in order to monitoring, training and mentoring the Afghan Police. EGF´s staff, also participated in Head Quarter´s activities, designing and preparing the Afghan Police´s instruction programs. Throughout this paper we argued the importance of mentoring, given by professional military of a European police force, to an Afghan security force, the latter characterized by lack of training and serious structural lacks. The first part of the work is mainly theoretical, based in literature´ research and selected author´s reflections. The second part is essentially practical, based in interviews and documentary research. Verifying the results of this investigation, it may be argued that mentoring played an important role in guiding and framing the training given by Afghan instructors to their students. The rigorous and responsible work in terms of mentoring, when accepted by the Afghans, changed the attitude and behavior of instructors and trainees. Mentoring played an important role in the training, and in planning and conducting instruction and policing operations. The work carried out by EUROGENDFOR and GNR in Afghanistan was based on discipline, professionalism, rigor and framing. The high standard of preparedness and ambivalence of performance also characterizes the security forces with a military status. The main conclusion of this paper, is that mentoring is more important for the formation then the training. Mentoring fits the training, guides and corrects the instructor in order to achieve the training objectives and getting better results. With this study it can also be concluded that military status security forces are well prepared to train police in insurgent environment, with all the challenges and dangers that this entails.Academia Militar. Direção de EnsinoRepositório ComumRodrigues, Orlando2015-02-09T11:46:02Z2013-08-01T00:00:00Z2013-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/7730201427427porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-21T08:55:13Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/7730Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:53:51.968753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este Trabalho de Investigação Aplicada enquadra-se no âmbito da História e Relações Internacionais e está subordinado ao tema, “A contribuição da Força de Gendarmerie Europeia na Formação da Polícia Afegã”. O objetivo da realização desta investigação é analisar a missão da EGF e mais especificamente da GNR, no Teatro de Operações do Afeganistão. Concretamente pretende-se saber qual o impacto da formação e da mentoria na formação da Polícia Afegã. A tarefa de dar formação e mentoria à Polícia Afegã foi um desafio colocado pelas Nações Unida e pela NATO. Em 2009 os países membros da EGF tomaram a decisão de participar na missão da NTM-A com vista a dar resposta às necessidades de formação que a Polícia Afegã apresentava. A EGF projetou para o Afeganistão uma força que deu formação inicial policial e mentoria nos centros de treino afegãos bem como lançou POMLTs para vários pontos do país com o objetivo de treinar monitorizar e mentorar a Polícia Afegã. Participou também em atividades a nível de Estado Maio r, no âmbito do desenho e preparação dos programas de instrução da Polícia Afegã. Ao longo deste trabalho sustentou-se a importância da mentoria, dada por militares profissionais de uma força policial europeia, a uma força de segurança afegã, caraterizada pela falta de formação e graves deficiências estruturais. A primeira parte do trabalho é fundamentalmente teórica e comporta uma pesquisa bibliográfica e reflexões de alguns autores sobre o tema do presente trabalho. A segunda parte é essencialmente prática, caraterizada pela realização de entrevistas, pesquisa documental e conclusões. Da investigação efetuada poder-se-á afirmar que a mentoria teve um papel fundamental na orientação e enquadramento da formação dada pelos instrutores afegãos aos seus alunos. O trabalho rigoroso e responsável em termos de mentoria, quando aceite pelos afegãos, mudou a atitude, a postura e o comportamento de instrutores e instruendos. Serviu para os capacitar em termos de planeamento e condução da instrução bem como de operações policiais. É de referir ainda que o trabalho levado a cabo pela EUROGENDFOR e pela Guarda no Afeganistão tem por base a disciplina, o profissionalismo, o rigor, o enquadramento o grau de preparação e a ambivalência de atuação que carateriza as forças de segurança de natureza militar. Como principais conclusões poder-se-á referir que a mentoria é mais importante para a formação do que o treino. A mentoria enquadra o treino, orienta e corrige o instrutor de forma a concretizar os objetivos da formação e obter melhores resultados. Deste estudo pode ainda concluir-se que as forças de segurança de natureza militar estão bem preparadas para dar formação policial num ambiente de insurgência, com todos os desafios e perigos que este acarreta |
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