Satisfação Profissional dos Professores em Pré-Reforma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Sheila Catherine Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Medeiros, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.14153
Resumo: A docência é uma das profissões que tem sofrido alterações tanto ao nível do ensino como da carreira. Com as diversas modificações que têm sido efetuadas, os professores veem-se confrontados com uma panóplia de fatores que influenciam o seu desempenho profissional e que poderão influenciar a sua satisfação profissional. A partir de uma amostra de 114 professores dos ensinos básico e secundário da Região Autónoma dos Açores (RAA), dos quais 73 são do género feminino (64%) e 41 do género masculino (46%), com idades compreendidas entre os 50 e os 65 anos, pretendeu-se analisar os níveis de satisfação profissional dos professores, saber se a satisfação profissional se altera em função da preparação para a reforma e de variáveis sociodemográficas. Para a recolha de dados foram utilizados três questionários, que permitem estudar as variáveis sociodemográficas dos participantes, a sua satisfação profissional e a sua preparação para a reforma. Os resultados obtidos indicam que a maioria dos professores do ensino básico e secundário da amostra não prepara a sua reforma, que as escolas básicas e secundárias da RAA não desenvolvem programas de preparação para a reforma, que os docentes estão relativamente satisfeitos com a sua profissão  e que a satisfação profissional varia em função da idade, numa relação diretamente proporcional. O estudo evidencia a necessidade de uma intervenção organizada no âmbito da preparação para a reforma, junto dos professores do ensino básico e secundário da Região, muito embora se verifique que os docentes estão relativamente satisfeitos com o seu trabalho. Sugere-se, ainda, o desenvolvimento de novos estudos, no sentido de verificar se o facto de os professores estarem relativamente satisfeitos com a profissão influencia a falta de preparação a reforma.
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Para a recolha de dados foram utilizados três questionários, que permitem estudar as variáveis sociodemográficas dos participantes, a sua satisfação profissional e a sua preparação para a reforma. Os resultados obtidos indicam que a maioria dos professores do ensino básico e secundário da amostra não prepara a sua reforma, que as escolas básicas e secundárias da RAA não desenvolvem programas de preparação para a reforma, que os docentes estão relativamente satisfeitos com a sua profissão  e que a satisfação profissional varia em função da idade, numa relação diretamente proporcional. O estudo evidencia a necessidade de uma intervenção organizada no âmbito da preparação para a reforma, junto dos professores do ensino básico e secundário da Região, muito embora se verifique que os docentes estão relativamente satisfeitos com o seu trabalho. Sugere-se, ainda, o desenvolvimento de novos estudos, no sentido de verificar se o facto de os professores estarem relativamente satisfeitos com a profissão influencia a falta de preparação a reforma.Teaching is one of the professions that has undergone changes in both teaching and career. With the various modifications that have been made, teachers are faced with a panoply of factors that influence their professional performance and their professional satisfaction. From a sample of 114 teachers of elementary and secondary school in the Autonomous Region of the Azores (RAA), of which 73 are female (64%) and 41 male (46%), aged between 50 and 65, the aim was to analyse teachers' levels of job satisfaction, whether job satisfaction changes with preparation for retirement and sociodemographic variables. For data collection, three questionnaires were used to study participants' socio-demographic variables, their job satisfaction and their preparation for retirement. The results indicate that most of the primary and secondary school teachers do not prepare their retirement, that RAA primary and secondary schools do not develop retirement preparation programs, that teachers are relatively satisfied with their profession and that job satisfaction varies with age in a directly proportional relationship. The study highlights the need for organized intervention in the context of preparation for retirement among primary and secondary school teachers in the Region, although teachers are relatively satisfied with their work. Further studies are suggested to check whether the fact that teachers are relatively satisfied with the profession influences the lack of preparation for retirement.La enseñanza es una de las profesiones que ha experimentado cambios tanto en la enseñanza como en la carrera. Con las diversas modificaciones que se han realizado, los maestros se enfrentan a una serie de factores que influyen en su desempeño profesional y su satisfacción profesional. De una muestra de 114 maestros de educación primaria y secundaria en la Región Autónoma de las Azores (RAA), de los cuales 73 son mujeres (64%) y 41 hombres (46%), con edades entre 50 y 65 años, el objetivo era analizar los niveles de satisfacción laboral de los docentes, si la satisfacción laboral cambia con la preparación para la jubilación y las variables sociodemográficas. Para la recopilación de datos, se utilizaron tres cuestionarios para estudiar las variables sociodemográficas de los participantes, su satisfacción laboral y su preparación para la jubilación. Los resultados indican que la mayoría de los maestros de escuelas primarias y secundarias no preparan su jubilación, que las escuelas primarias y secundarias de RAA no desarrollan programas de preparación para la jubilación, que los docentes están relativamente satisfechos con su profesión y que la satisfacción laboral varía con la edad de una manera directamente proporcional. El estudio destaca la necesidad de una intervención organizada en el contexto de la preparación para el retiro entre los maestros de escuelas primarias y secundarias de la Región, aunque los docentes están relativamente satisfechos con su trabajo. Se sugieren estudios adicionales para verificar si el hecho de que los docentes estén relativamente satisfechos con la profesión influye en la falta de preparación para la jubilación.Instituto de Educação - Universidade do Minho2019-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.14153por2183-04520871-9187Furtado, Sheila Catherine OliveiraMedeiros, Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:22Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14153Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:36:04.960428Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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