Cuidar em pediatria : a importância da parceria de cuidados entre pais e enfermeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ana Patrícia Serra
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/22074
Resumo: O presente relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem, na área de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, e tem como finalidade apresentar, analisar e refletir sobre o percurso realizado na Unidade Curricular Estágio. Esta teve como temática central a Parceria de Cuidados, mais concretamente a importância no estabelecimento de uma parceria efetiva entre pais e enfermeiros, com vista à máxima qualidade e humanização nos cuidados prestados à criança. O modelo da Parceria de Cuidados de Anne Casey, sustentado por valores e crenças que tornam os pais como os melhores prestadores de cuidados à criança, no respeito e na valorização da sua experiência e contributo, foi o fio condutor deste percurso. Para além de um breve enquadramento conceptual e teórico, este relatório contempla ainda uma revisão sistemática da literatura sobre esta temática, procurando responder à questão: Qual é o papel do Enfermeiro na promoção da parceria de cuidados com os pais da criança hospitalizada? Os resultados obtidos fundamentaram, posteriormente, as atividades desenvolvidas, a par das necessidades encontradas nos vários contextos de estágio da Unidade Curricular, para a promoção de uma prática baseada na evidência. Ao longo da Unidade Curricular Estágio foram desenvolvidas diversas atividades, com vista à aquisição de competências de Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, em particular as relacionadas com a promoção da parceria de cuidados entre pais e enfermeiros. Aqui, destaca-se a realização de uma sessão de formação para pais acerca da saúde/higiene oral nas crianças/jovens e a construção de folhetos informativos acerca de temáticas pertinentes para cada contexto, que permitiram promover a parceria de cuidados através da transmissão e da partilha de conhecimentos. Assim, através da análise e reflexão críticas exercidas ao longo deste percurso, patentes neste relatório, atingiram-se competências de Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica na assistência e cuidado à criança e sua família, em resposta às necessidades específicas do ciclo de vida e do desenvolvimento da criança, com vista à maximização da sua saúde.
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O modelo da Parceria de Cuidados de Anne Casey, sustentado por valores e crenças que tornam os pais como os melhores prestadores de cuidados à criança, no respeito e na valorização da sua experiência e contributo, foi o fio condutor deste percurso. Para além de um breve enquadramento conceptual e teórico, este relatório contempla ainda uma revisão sistemática da literatura sobre esta temática, procurando responder à questão: Qual é o papel do Enfermeiro na promoção da parceria de cuidados com os pais da criança hospitalizada? Os resultados obtidos fundamentaram, posteriormente, as atividades desenvolvidas, a par das necessidades encontradas nos vários contextos de estágio da Unidade Curricular, para a promoção de uma prática baseada na evidência. Ao longo da Unidade Curricular Estágio foram desenvolvidas diversas atividades, com vista à aquisição de competências de Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, em particular as relacionadas com a promoção da parceria de cuidados entre pais e enfermeiros. Aqui, destaca-se a realização de uma sessão de formação para pais acerca da saúde/higiene oral nas crianças/jovens e a construção de folhetos informativos acerca de temáticas pertinentes para cada contexto, que permitiram promover a parceria de cuidados através da transmissão e da partilha de conhecimentos. Assim, através da análise e reflexão críticas exercidas ao longo deste percurso, patentes neste relatório, atingiram-se competências de Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica na assistência e cuidado à criança e sua família, em resposta às necessidades específicas do ciclo de vida e do desenvolvimento da criança, com vista à maximização da sua saúde.This report comes under the Master's Degree in Nursing, in the specialization area of Pediatrics and Child Health Nursing, and aims to present, analyze and reflect on the route held in the Internship Course. This had as its central theme the partnership-in-care, specifically the importance in establishing an effective partnership between parents and nurses, for the highest quality and humanization in child-care. The Partnership Model, a nursing theory by Anne Casey, supported by values and beliefs that make parents the best child-care providers, respecting and appreciating their experience and contribution, was the thread of this path. Apart from a brief conceptual and theoretical framework on this issue, this report also held a systematic review of the literature, with the aim to answer the question: What is the nurses’ role in promoting partnership-in-care with the parents of a hospitalized child? The results subsequently substantiate the activities, along with the requirements found in the various contexts of the Internship, with the purpose to promote evidence-based practice. Throughout the Internship Course were developed several activities, with the aim to acquire skills as a Specialist in Child Health and Paediatrics Nurse, in particular those related to the promotion of partnership between parents and nurses. Here, the realization of a training session for parents about health/oral hygiene in children and the construction of leaflets about relevant topics for each context stands out, as they allowed to promote the partnership-in-care over the transmission and knowledge sharing. Through analysis and reflection criticism, carried along this path, and this report, it was possible to gain skills as a Specialist Nurse in Infant and Pediatric Health, at assistance children and their families, in response to life cycle and development child specific needs, with the aim to maximize their health.Lourenço, MargaridaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaLopes, Ana Patrícia Serra2017-04-26T13:14:49Z2017-03-2220162017-03-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/22074TID:203017030porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:28:21Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22074Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:18:25.094498Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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