As escolas de verificação ambiental (Eva) na Guiné-Bissau: um contributo para o desenvolvimento sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Manhantoo Evalina Pereira Gomes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/10751
Resumo: A educação básica na África sub-saariana em geral tem vindo a degradar-se, motivado pelo crescente aumento demográfico e aliado à crise económica mundial, gerado por um modelo de desenvolvimento económico pouco sustentável assente na globalização mundial (contudo é urgente uma mudança na forma como nos relacionamos com o meio ambiente e uns com outros). E esta é a principal ameaça para as oportunidade de educação da população jovem nesse continente: o aumento da população em idade escolar é mais acelerado do que a construção, por parte dos Estados empobrecidos, de novas escolas, levando à degradação da qualidade de ensino público. O envolvimento das comunidades locais na procura de soluções para os seus problemas leva que estes procurem vias alternativas para o problema da educação. As escolas comunitárias, quando envolvidas no processo educativo, estão em melhor posição para desenvolver currículos pedagógicos alternativos que promovem o desenvolvimento sustentável ambiental das suas regiões. É neste âmbito que surgem as Escolas de Verificação Ambiental (EVA) nas comunidades rurais da Guiné-Bissau. Com a nossa investigação concluímos que as escolas EVA conseguiram consciencializar as comunidades sobre os aspetos ambientais, promovendo a conservação e re-qualificação de espécies animais e vegetais, ao mesmo tempo que contribuiram para o desenvolvimento comunitários das mesmas com a implementação de actividades e projetos inovadores que solucionaram problemas das populações locais em redor das escolas. Promoveram também uma mudança de comportamentos e atitudes por parte das populações, que foram aceites, interiorizados e participados pelos membros das comunidades.
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