A comunicação interpessoal no atendimento turístico: o caso das Agências de Viagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filipe, Laura Ribeiro Ferreira dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19485
Resumo: Dissertação de Mestrado em Comunicação Social
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spelling A comunicação interpessoal no atendimento turístico: o caso das Agências de ViagensComunicação interpessoalServiços turísticosAgências de viagensConsumidorInterpersonal communicationTourism servicesTravel agenciesConsumerDissertação de Mestrado em Comunicação SocialO Turismo tem-se revelado um sector fundamental no desenvolvimento de Portugal, com capacidade para gerar mais receita, mais emprego, e de espalhar cada vez mais a actividade ao longo do ano e em todo o território. No entanto, a diversidade de situações de atendimento presencial às quais operadores turísticos e agências de viagens têm que responder podem trazer várias dificuldades e desafios, aos quais não é alheia a crescente popularidade da aquisição de bens e serviços online. Este estudo pretende abordar a comunicação entre o prestador e o consumidor nos serviços turísticos, mais especificamente a comunicação interpessoal presencial entre as agências de viagens e os seus consumidores particulares. Recorreu-se à observação participante em agências de viagens com diferentes posicionamentos e a entrevistas aos seus responsáveis, com o objectivo de identificar as suas práticas de atendimento. Posteriormente, foram realizadas entrevistas a consumidores particulares de agências de viagens para aferir que aspectos da comunicação interpessoal mais valorizam. Os resultados sugerem que a comunicação interpessoal é a mais eficaz para criar maior proximidade e melhor relacionamento com o consumidor (sendo privilegiada tanto pelas agências de viagens como pelos consumidores), enquanto a comunicação não verbal valida a confiança que os consumidores podem depositar no agente e na agência. No entanto, denota-se que, apesar de as agências terem noção de alguns procedimentos que podem adoptar para tornarem o seu atendimento e serviço mais personalizado e de acordo com o seu posicionamento (e com o exigido pelo consumidor), ainda não os puseram em prática. Mediante os resultados obtidos, foram sugeridos procedimentos de comunicação interpessoal às agências de viagens para melhorar o seu relacionamento com os consumidores particulares, já que, apesar do crescimento das plataformas de marcações online, a maioria dos consumidores prefere o aconselhamento de um agente de viagens qualificado e valorizam um relacionamento próximo.Tourism has proved to be a key sector in the development of Portugal, capable of generating more revenue, more employment, and spreading more and more activity throughout the year and throughout the territory. However, the diversity of face-to face service situations that tour operators and travel agencies have to respond to can bring many difficulties and challenges, aggravated by the growing popularity of online goods and services. This study aims to address the communication between the provider and the consumer in tourism services, more specifically the face-to-face interpersonal communication between travel agencies and their private consumers. We used participant observation in travel agencies with different market positioning and interviews with their leaders, in order to identify their service practices. Subsequently, interviews were conducted with travel agencies’ private consumers to determine which aspects of interpersonal communication were most valued by them. The results suggest that interpersonal communication is the most effective in creating greater proximity and better relationship with the consumer (being privileged by both travel agencies and consumers), while nonverbal communication validates the trust that consumers can place in the agent and in the travel agency. However, it should be noted that while agencies are aware of some procedures they can take to make their service more personalized and in accordance with their positioning (and consumer demand), they have not yet put them into practice. Based on these results, suggestions were made to travel agencies regarding interpersonal communication procedures to improve their relationship with private consumers, as despite the growth of online bookmarking platforms, most consumers prefer the advice of a qualified travel agent and value a close relationship.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasRibeiro, Raquel Alexandra BarbosaRepositório da Universidade de LisboaFilipe, Laura Ribeiro Ferreira dos Santos2020-01-28T15:48:25Z2019-12-022019-12-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19485TID:202351670porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:57Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19485Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:22.113754Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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