Estruturação e Criação de Indicadores Geodemográficos para Geomarketing em contexto internacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/47512 |
Resumo: | Geomarketing tem sido uma das áreas da geografia que mais tem crescido nos últimos anos, em grande parte, devido a junção de três disciplinas com um elevado grau de importância: a geografia, o marketing e a cartografia. A evolução do Geomarketing abriu novas portas para o tipo de analise que são feitas e revolucionou a maneira como se utilizam dados espaciais. O estudo ira incidir sobre três países europeus, Itália, França e Espanha. A escolha desta área de estudo passa não só pela proximidade do território nacional, mas também pela grande importância política, económica e social que estes países apresentam não só em contexto europeu, mas também em contexto mundial. Estes três países, em conjunto, representam o Arco Latino europeu, apresentado assim outro fator importante na escolha desta área de estudo. Este estudo tem dois grandes objetivos principais. O primeiro passa por aprimorar e expandir a plataforma do LOCALI. O LOCALI é uma plataforma de consulta de dados demográficos com base nos censos onde é possível consultar o número de pessoas (sendo possível distinguir entre homens e mulheres), o número de famílias e o número de casas. Esta informação aparece para um raio de 250 metros sobre um ponto específico do mapa, sendo que os dados, tal como os censos, são ao nível da subseção. O segundo objetivo passa por mostrar como é possível utilizar dados demográficos para criar variáveis com uma possível utilização empresarial. De modo a ser possível desenvolver novas variáveis, será também utilizado os dados do uso do solo pelo Corine Land Cover (CLC) para complementar e aprimorar a analise. Por fim, serão também apresentados três exemplos práticos que representam um grande leque de possibilidade de possíveis utilizações das variáveis criadas. Devido a pouca disponibilidade de dados demográficos a nível da subseção, ao contrário do LOCALI que tem os dados de 1991, 2001 e 2011, o estudo será feito apenas para o ano de 2011, utilizando os dados do CLC mais recentes, que corresponde a 2018. |
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Estruturação e Criação de Indicadores Geodemográficos para Geomarketing em contexto internacionalInfraestruturas de dados espaciaisWebSIGEuropaÍndicesGeografiaOrdenamento do TerritórioSIGModelação EspacialGeomarketing tem sido uma das áreas da geografia que mais tem crescido nos últimos anos, em grande parte, devido a junção de três disciplinas com um elevado grau de importância: a geografia, o marketing e a cartografia. A evolução do Geomarketing abriu novas portas para o tipo de analise que são feitas e revolucionou a maneira como se utilizam dados espaciais. O estudo ira incidir sobre três países europeus, Itália, França e Espanha. A escolha desta área de estudo passa não só pela proximidade do território nacional, mas também pela grande importância política, económica e social que estes países apresentam não só em contexto europeu, mas também em contexto mundial. Estes três países, em conjunto, representam o Arco Latino europeu, apresentado assim outro fator importante na escolha desta área de estudo. Este estudo tem dois grandes objetivos principais. O primeiro passa por aprimorar e expandir a plataforma do LOCALI. O LOCALI é uma plataforma de consulta de dados demográficos com base nos censos onde é possível consultar o número de pessoas (sendo possível distinguir entre homens e mulheres), o número de famílias e o número de casas. Esta informação aparece para um raio de 250 metros sobre um ponto específico do mapa, sendo que os dados, tal como os censos, são ao nível da subseção. O segundo objetivo passa por mostrar como é possível utilizar dados demográficos para criar variáveis com uma possível utilização empresarial. De modo a ser possível desenvolver novas variáveis, será também utilizado os dados do uso do solo pelo Corine Land Cover (CLC) para complementar e aprimorar a analise. Por fim, serão também apresentados três exemplos práticos que representam um grande leque de possibilidade de possíveis utilizações das variáveis criadas. Devido a pouca disponibilidade de dados demográficos a nível da subseção, ao contrário do LOCALI que tem os dados de 1991, 2001 e 2011, o estudo será feito apenas para o ano de 2011, utilizando os dados do CLC mais recentes, que corresponde a 2018.Geomarketing has been one of the fastest growing areas of geography in recent years, largely due to the combination of three disciplines with a high degree of importance: geography, marketing and cartography. The evolution of geomarketing has opened new doors for the kind of analysis that is made, and has revolutionised the way spatial data is used. The study will focus on three European countries, Italy, France and Spain. The choice of this area of study is not only because of their proximity to Portugal, but also because of the great political, economic and social importance that these countries have not only in a European context, but also in a global context. These three countries together represent the European Latin Arc, thus presenting another important factor in the choice of this area of study. This study has two main objectives. The first one is to improve and expand the LOCALI platform. LOCALI is a census-based demographic data consultation platform where it is possible to consult the number of people (being possible to distinguish between men and women), the number of families and the number of houses. This information appears for a radius of 250 meters over a specific point on the map, and the data, like the censuses, are at subsection level. The second objective is to show how it is possible to use demographic data to create variables with possible business use. In order to be able to develop new variables, the land use data represented by Corine Land Cover (CLC) will also be used to complement and improve the analysis of the data. Finally, three practical examples representing a wide range of possible uses of the variables created will also be presented. Due to the limited availability of demographic data at the subsection level, unlike LOCALI which has the data for 1991, 2001 and 2011, the study will only be conducted for the year of 2011 using the most recent CLC data, which corresponds to 2018.Rocha, JorgeRepositório da Universidade de LisboaSilva, Sávio Accioly2021-04-22T08:55:53Z2021-03-312021-03-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47512TID:202705218porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:50:30Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47512Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:32.526305Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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