As representações sociais e éticas dos professores e a pertinência do surgimento de um código deontológico a partir dos profissionais da docência bem como a criação de uma ordem dos professores rumo a uma nova profissionalidade docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Renato Paulo de Freitas
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/7914
Resumo: O objeto deste estudo prende-se com as representações sociológicas e éticas dos professores relativamente à docência e com a necessidade do surgimento de um código deontológico proveniente do interior da classe enquadrado por um organismo autorregulador como instrumentos de melhoria e afirmação da sua profissionalidade docente, mas, ao mesmo tempo como instrumentos de melhoria da qualidade do ensino que é hoje ministrado nas nossas escolas. O estudo insere-se no âmbito da investigação sobre a profissionalidade e ética docente. Propõe-se, neste estudo, investigar as representações sociais da docência, nomeadamente aquelas que se prendem com a satisfação profissional a nível intrínseco e extrínseco de forma a identificar os fatores que mais contribuem para a satisfação/insatisfação dos docentes. Por outro lado, investiga-se as conceções éticas dos professores relativamente à docência e averigua-se o pensamento destes docentes quanto à necessidade do surgimento de um Código Deontológico. Aborda-se ainda a satisfação dos docentes com a prestação dos Sindicatos que os representam e a pertinência da criação de um órgão autorregulador, a ordem dos professores, como insígnia da sua profissionalidade. O estudo realiza-se em duas escolas do Concelho de Bragança, de forma a poder investigar-se o pensamento dos docentes de todos os graus de ensino das duas instituições. Tendo em conta as características do estudo, a investigação enquadrou-se no paradigma positivista, quantitativo, também muitas vezes chamado de empírico-analítico ou racionalista, partindo de enunciados de ordem qualitativa e produzindo juízos da mesma natureza. Na parte empírica, a recolha de dados realizou-se através da administração de um inquérito por questionário à população alvo do estudo, com posterior tratamento através da ferramenta de análise de dados SPSS (Statistical Package for Social Sciences). The aim of this study has to do with the sociological and ethical representations that teachers have towards teaching, as well as the need of the emergence of a deontological code from within the class, framed by a self regulating organism, as instruments of improvement and statement both of their teaching professionality and as instruments of improvement of the quality of the teaching performed in our schools. It is a study on the field of investigation of teachers‟ professionality and ethics. This study aims at investigating the sociological representations of teaching, namely the ones related to professional fulfillment, intrinsically and extrinsically, so that the reasons that most contribute to the satisfaction/ dissatisfaction of teachers can be identified. Besides, the ethical concepts of teachers as to teaching are investigated together with their thoughts as to the need of the emergence of a deontological code. Furthermore, teachers‟ satisfaction with the performance of their trade unions is also evaluated. Also, the urge to create a self regulating organism, the teachers‟ order, as insignia of their professionality, is analyzed too. The study takes place in two schools in Bragança, so that teachers from all levels could be heard. Due to the nature of this study, the investigation was framed by a positivist quantitative paradigm, also called empirical-analytical or rationalist, from data of a quality nature, upon which conclusions were drawn. Data collection was implemented with a survey through a questionnaire to the target group and later data analysis through the SPSS (Statistical Package for Social Sciences).
id RCAP_b85676e99707f3aaa92343bf72e9352b
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7914
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As representações sociais e éticas dos professores e a pertinência do surgimento de um código deontológico a partir dos profissionais da docência bem como a criação de uma ordem dos professores rumo a uma nova profissionalidade docenteProfissãoProfissionalidadeSatisfação/insatisfação profissionalÉticaDeontologiaCódigo DeontológicoSindicatosordem dos professoresO objeto deste estudo prende-se com as representações sociológicas e éticas dos professores relativamente à docência e com a necessidade do surgimento de um código deontológico proveniente do interior da classe enquadrado por um organismo autorregulador como instrumentos de melhoria e afirmação da sua profissionalidade docente, mas, ao mesmo tempo como instrumentos de melhoria da qualidade do ensino que é hoje ministrado nas nossas escolas. O estudo insere-se no âmbito da investigação sobre a profissionalidade e ética docente. Propõe-se, neste estudo, investigar as representações sociais da docência, nomeadamente aquelas que se prendem com a satisfação profissional a nível intrínseco e extrínseco de forma a identificar os fatores que mais contribuem para a satisfação/insatisfação dos docentes. Por outro lado, investiga-se as conceções éticas dos professores relativamente à docência e averigua-se o pensamento destes docentes quanto à necessidade do surgimento de um Código Deontológico. Aborda-se ainda a satisfação dos docentes com a prestação dos Sindicatos que os representam e a pertinência da criação de um órgão autorregulador, a ordem dos professores, como insígnia da sua profissionalidade. O estudo realiza-se em duas escolas do Concelho de Bragança, de forma a poder investigar-se o pensamento dos docentes de todos os graus de ensino das duas instituições. Tendo em conta as características do estudo, a investigação enquadrou-se no paradigma positivista, quantitativo, também muitas vezes chamado de empírico-analítico ou racionalista, partindo de enunciados de ordem qualitativa e produzindo juízos da mesma natureza. Na parte empírica, a recolha de dados realizou-se através da administração de um inquérito por questionário à população alvo do estudo, com posterior tratamento através da ferramenta de análise de dados SPSS (Statistical Package for Social Sciences). The aim of this study has to do with the sociological and ethical representations that teachers have towards teaching, as well as the need of the emergence of a deontological code from within the class, framed by a self regulating organism, as instruments of improvement and statement both of their teaching professionality and as instruments of improvement of the quality of the teaching performed in our schools. It is a study on the field of investigation of teachers‟ professionality and ethics. This study aims at investigating the sociological representations of teaching, namely the ones related to professional fulfillment, intrinsically and extrinsically, so that the reasons that most contribute to the satisfaction/ dissatisfaction of teachers can be identified. Besides, the ethical concepts of teachers as to teaching are investigated together with their thoughts as to the need of the emergence of a deontological code. Furthermore, teachers‟ satisfaction with the performance of their trade unions is also evaluated. Also, the urge to create a self regulating organism, the teachers‟ order, as insignia of their professionality, is analyzed too. The study takes place in two schools in Bragança, so that teachers from all levels could be heard. Due to the nature of this study, the investigation was framed by a positivist quantitative paradigm, also called empirical-analytical or rationalist, from data of a quality nature, upon which conclusions were drawn. Data collection was implemented with a survey through a questionnaire to the target group and later data analysis through the SPSS (Statistical Package for Social Sciences).Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoFerreira, Henrique da CostaBiblioteca Digital do IPBNeto, Renato Paulo de Freitas2013-01-15T10:34:49Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/7914porNeto, Renato Paulo de Freitas (2012). “As representações sociais e éticas dos professores e a pertinência do surgimento de um código deontológico a partir dos profissionais da docência bem como a criação de uma ordem dos professores rumo a uma nova profissionalidade docente.”. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Administração Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:19:37Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7914Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:37.334425Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As representações sociais e éticas dos professores e a pertinência do surgimento de um código deontológico a partir dos profissionais da docência bem como a criação de uma ordem dos professores rumo a uma nova profissionalidade docente
title As representações sociais e éticas dos professores e a pertinência do surgimento de um código deontológico a partir dos profissionais da docência bem como a criação de uma ordem dos professores rumo a uma nova profissionalidade docente
spellingShingle As representações sociais e éticas dos professores e a pertinência do surgimento de um código deontológico a partir dos profissionais da docência bem como a criação de uma ordem dos professores rumo a uma nova profissionalidade docente
Neto, Renato Paulo de Freitas
Profissão
Profissionalidade
Satisfação/insatisfação profissional
Ética
Deontologia
Código Deontológico
Sindicatos
ordem dos professores
title_short As representações sociais e éticas dos professores e a pertinência do surgimento de um código deontológico a partir dos profissionais da docência bem como a criação de uma ordem dos professores rumo a uma nova profissionalidade docente
title_full As representações sociais e éticas dos professores e a pertinência do surgimento de um código deontológico a partir dos profissionais da docência bem como a criação de uma ordem dos professores rumo a uma nova profissionalidade docente
title_fullStr As representações sociais e éticas dos professores e a pertinência do surgimento de um código deontológico a partir dos profissionais da docência bem como a criação de uma ordem dos professores rumo a uma nova profissionalidade docente
title_full_unstemmed As representações sociais e éticas dos professores e a pertinência do surgimento de um código deontológico a partir dos profissionais da docência bem como a criação de uma ordem dos professores rumo a uma nova profissionalidade docente
title_sort As representações sociais e éticas dos professores e a pertinência do surgimento de um código deontológico a partir dos profissionais da docência bem como a criação de uma ordem dos professores rumo a uma nova profissionalidade docente
author Neto, Renato Paulo de Freitas
author_facet Neto, Renato Paulo de Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Henrique da Costa
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Renato Paulo de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Profissão
Profissionalidade
Satisfação/insatisfação profissional
Ética
Deontologia
Código Deontológico
Sindicatos
ordem dos professores
topic Profissão
Profissionalidade
Satisfação/insatisfação profissional
Ética
Deontologia
Código Deontológico
Sindicatos
ordem dos professores
description O objeto deste estudo prende-se com as representações sociológicas e éticas dos professores relativamente à docência e com a necessidade do surgimento de um código deontológico proveniente do interior da classe enquadrado por um organismo autorregulador como instrumentos de melhoria e afirmação da sua profissionalidade docente, mas, ao mesmo tempo como instrumentos de melhoria da qualidade do ensino que é hoje ministrado nas nossas escolas. O estudo insere-se no âmbito da investigação sobre a profissionalidade e ética docente. Propõe-se, neste estudo, investigar as representações sociais da docência, nomeadamente aquelas que se prendem com a satisfação profissional a nível intrínseco e extrínseco de forma a identificar os fatores que mais contribuem para a satisfação/insatisfação dos docentes. Por outro lado, investiga-se as conceções éticas dos professores relativamente à docência e averigua-se o pensamento destes docentes quanto à necessidade do surgimento de um Código Deontológico. Aborda-se ainda a satisfação dos docentes com a prestação dos Sindicatos que os representam e a pertinência da criação de um órgão autorregulador, a ordem dos professores, como insígnia da sua profissionalidade. O estudo realiza-se em duas escolas do Concelho de Bragança, de forma a poder investigar-se o pensamento dos docentes de todos os graus de ensino das duas instituições. Tendo em conta as características do estudo, a investigação enquadrou-se no paradigma positivista, quantitativo, também muitas vezes chamado de empírico-analítico ou racionalista, partindo de enunciados de ordem qualitativa e produzindo juízos da mesma natureza. Na parte empírica, a recolha de dados realizou-se através da administração de um inquérito por questionário à população alvo do estudo, com posterior tratamento através da ferramenta de análise de dados SPSS (Statistical Package for Social Sciences). The aim of this study has to do with the sociological and ethical representations that teachers have towards teaching, as well as the need of the emergence of a deontological code from within the class, framed by a self regulating organism, as instruments of improvement and statement both of their teaching professionality and as instruments of improvement of the quality of the teaching performed in our schools. It is a study on the field of investigation of teachers‟ professionality and ethics. This study aims at investigating the sociological representations of teaching, namely the ones related to professional fulfillment, intrinsically and extrinsically, so that the reasons that most contribute to the satisfaction/ dissatisfaction of teachers can be identified. Besides, the ethical concepts of teachers as to teaching are investigated together with their thoughts as to the need of the emergence of a deontological code. Furthermore, teachers‟ satisfaction with the performance of their trade unions is also evaluated. Also, the urge to create a self regulating organism, the teachers‟ order, as insignia of their professionality, is analyzed too. The study takes place in two schools in Bragança, so that teachers from all levels could be heard. Due to the nature of this study, the investigation was framed by a positivist quantitative paradigm, also called empirical-analytical or rationalist, from data of a quality nature, upon which conclusions were drawn. Data collection was implemented with a survey through a questionnaire to the target group and later data analysis through the SPSS (Statistical Package for Social Sciences).
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-15T10:34:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/7914
url http://hdl.handle.net/10198/7914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Neto, Renato Paulo de Freitas (2012). “As representações sociais e éticas dos professores e a pertinência do surgimento de um código deontológico a partir dos profissionais da docência bem como a criação de uma ordem dos professores rumo a uma nova profissionalidade docente.”. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Administração Educacional
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135220900823040