As representações sociais e éticas dos professores e a pertinência do surgimento de um código deontológico a partir dos profissionais da docência bem como a criação de uma ordem dos professores rumo a uma nova profissionalidade docente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/7914 |
Resumo: | O objeto deste estudo prende-se com as representações sociológicas e éticas dos professores relativamente à docência e com a necessidade do surgimento de um código deontológico proveniente do interior da classe enquadrado por um organismo autorregulador como instrumentos de melhoria e afirmação da sua profissionalidade docente, mas, ao mesmo tempo como instrumentos de melhoria da qualidade do ensino que é hoje ministrado nas nossas escolas. O estudo insere-se no âmbito da investigação sobre a profissionalidade e ética docente. Propõe-se, neste estudo, investigar as representações sociais da docência, nomeadamente aquelas que se prendem com a satisfação profissional a nível intrínseco e extrínseco de forma a identificar os fatores que mais contribuem para a satisfação/insatisfação dos docentes. Por outro lado, investiga-se as conceções éticas dos professores relativamente à docência e averigua-se o pensamento destes docentes quanto à necessidade do surgimento de um Código Deontológico. Aborda-se ainda a satisfação dos docentes com a prestação dos Sindicatos que os representam e a pertinência da criação de um órgão autorregulador, a ordem dos professores, como insígnia da sua profissionalidade. O estudo realiza-se em duas escolas do Concelho de Bragança, de forma a poder investigar-se o pensamento dos docentes de todos os graus de ensino das duas instituições. Tendo em conta as características do estudo, a investigação enquadrou-se no paradigma positivista, quantitativo, também muitas vezes chamado de empírico-analítico ou racionalista, partindo de enunciados de ordem qualitativa e produzindo juízos da mesma natureza. Na parte empírica, a recolha de dados realizou-se através da administração de um inquérito por questionário à população alvo do estudo, com posterior tratamento através da ferramenta de análise de dados SPSS (Statistical Package for Social Sciences). The aim of this study has to do with the sociological and ethical representations that teachers have towards teaching, as well as the need of the emergence of a deontological code from within the class, framed by a self regulating organism, as instruments of improvement and statement both of their teaching professionality and as instruments of improvement of the quality of the teaching performed in our schools. It is a study on the field of investigation of teachers‟ professionality and ethics. This study aims at investigating the sociological representations of teaching, namely the ones related to professional fulfillment, intrinsically and extrinsically, so that the reasons that most contribute to the satisfaction/ dissatisfaction of teachers can be identified. Besides, the ethical concepts of teachers as to teaching are investigated together with their thoughts as to the need of the emergence of a deontological code. Furthermore, teachers‟ satisfaction with the performance of their trade unions is also evaluated. Also, the urge to create a self regulating organism, the teachers‟ order, as insignia of their professionality, is analyzed too. The study takes place in two schools in Bragança, so that teachers from all levels could be heard. Due to the nature of this study, the investigation was framed by a positivist quantitative paradigm, also called empirical-analytical or rationalist, from data of a quality nature, upon which conclusions were drawn. Data collection was implemented with a survey through a questionnaire to the target group and later data analysis through the SPSS (Statistical Package for Social Sciences). |
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Propõe-se, neste estudo, investigar as representações sociais da docência, nomeadamente aquelas que se prendem com a satisfação profissional a nível intrínseco e extrínseco de forma a identificar os fatores que mais contribuem para a satisfação/insatisfação dos docentes. Por outro lado, investiga-se as conceções éticas dos professores relativamente à docência e averigua-se o pensamento destes docentes quanto à necessidade do surgimento de um Código Deontológico. Aborda-se ainda a satisfação dos docentes com a prestação dos Sindicatos que os representam e a pertinência da criação de um órgão autorregulador, a ordem dos professores, como insígnia da sua profissionalidade. O estudo realiza-se em duas escolas do Concelho de Bragança, de forma a poder investigar-se o pensamento dos docentes de todos os graus de ensino das duas instituições. Tendo em conta as características do estudo, a investigação enquadrou-se no paradigma positivista, quantitativo, também muitas vezes chamado de empírico-analítico ou racionalista, partindo de enunciados de ordem qualitativa e produzindo juízos da mesma natureza. Na parte empírica, a recolha de dados realizou-se através da administração de um inquérito por questionário à população alvo do estudo, com posterior tratamento através da ferramenta de análise de dados SPSS (Statistical Package for Social Sciences). The aim of this study has to do with the sociological and ethical representations that teachers have towards teaching, as well as the need of the emergence of a deontological code from within the class, framed by a self regulating organism, as instruments of improvement and statement both of their teaching professionality and as instruments of improvement of the quality of the teaching performed in our schools. It is a study on the field of investigation of teachers‟ professionality and ethics. This study aims at investigating the sociological representations of teaching, namely the ones related to professional fulfillment, intrinsically and extrinsically, so that the reasons that most contribute to the satisfaction/ dissatisfaction of teachers can be identified. Besides, the ethical concepts of teachers as to teaching are investigated together with their thoughts as to the need of the emergence of a deontological code. Furthermore, teachers‟ satisfaction with the performance of their trade unions is also evaluated. Also, the urge to create a self regulating organism, the teachers‟ order, as insignia of their professionality, is analyzed too. The study takes place in two schools in Bragança, so that teachers from all levels could be heard. Due to the nature of this study, the investigation was framed by a positivist quantitative paradigm, also called empirical-analytical or rationalist, from data of a quality nature, upon which conclusions were drawn. Data collection was implemented with a survey through a questionnaire to the target group and later data analysis through the SPSS (Statistical Package for Social Sciences).Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoFerreira, Henrique da CostaBiblioteca Digital do IPBNeto, Renato Paulo de Freitas2013-01-15T10:34:49Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/7914porNeto, Renato Paulo de Freitas (2012). “As representações sociais e éticas dos professores e a pertinência do surgimento de um código deontológico a partir dos profissionais da docência bem como a criação de uma ordem dos professores rumo a uma nova profissionalidade docente.”. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Administração Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:19:37Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7914Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:37.334425Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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