Social media analytics : optimizing Facebook campaign’s performance using text mining

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Lia Isabel Morais
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/80210
Resumo: Project Work presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Information Management, specialization in Knowledge Management and Business Intelligence
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spelling Social media analytics : optimizing Facebook campaign’s performance using text miningDigital MarketingFacebookText MiningSentiment AnalysisTopic DetectionCampaign AnalysisProject Work presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Information Management, specialization in Knowledge Management and Business IntelligenceNos dias correntes, é visível uma crescente utilização das redes sociais, onde as pessoas podem expressar a sua opinião sobre o que sentem relativamente às empresas, aos seus produtos e/ou serviços. Tal facto apresenta uma oportunidade para as empresas entenderem o que+ se fala sobre elas e se tal é positivo ou negativo (Santos & Ramos, 2009). A crescente utilização das redes sociais levou ao aparecimento do Marketing Digital, onde se tenta captar a atenção das pessoas no meio digital. As redes sociais têm um papel essencial neste mesmo, sendo um dos principais canais utilizados para a marca interagir com o público, onde, por exemplo, em campanhas de maior dimensão podem ser realizadas publicações por forma a captar a atenção das pessoas, havendo a necessidade de haver uma análise da performance destas campanhas no meio digital. Como tal, neste projeto, tendo em conta a importância do digital no Marketing, foram extraídos e analisados os dados da empresa JUMIA (empresa de e-commerce) da Nigéria no Facebook, sendo realizadas uma análise de sentimentos e deteção de tópico às duas campanhas de maior dimensão, tendo como objetivo entender qual o sentimento e temática associados a estes mesmos comentários, por forma a analisar a performance das campanhas e a dar recomendações.There is a growing use of social media in everyday life, where people can express their opinion about what they feel about companies and their products and/or services. This is an opportunity for companies to understand what is said about them and whether this is positive or negative (Santos & Ramos, 2009). The growing use of social media has led to the emergence of Digital Marketing, where companies try to capture people's attention in the digital environment, with social networks being one of the main channels used for the brand to interact with the public. Posts can be carried out in order to capture people’s attention and because of that there should be an analysis of the performance of these campaigns in the digital environment. As such, this project was carried out taking into account the importance of the digital in Marketing. The data of all the posts and comments in JUMIA (e-commerce company) in Nigeria on Facebook were extracted and analyzed, and a sentiment analysis and topic detection were performed at the two campaigns of larger dimension, aiming to understand the feeling and thematic associated to these comments, in order to analyze the performance of the campaigns and to give recommendations.Henriques, Roberto André PereiraRUNGouveia, Lia Isabel Morais2019-09-05T11:03:46Z2019-09-032019-09-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/80210TID:202279693porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:35:31Zoai:run.unl.pt:10362/80210Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:35:51.947882Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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