Intervenção e estudo comparativo de obras de Joaquim Rodrigo - C 4, Vau 2, Quintais e 6H (1952 a 1964)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/5899 |
Resumo: | O relatório aqui apresentado pretende descrever o processo de intervenção de conservação e restauro de três pinturas contemporâneas, designadas de Vau 2, 6H e Quintais, com autoria de Joaquim Rodrigo, no âmbito do Mestrado em Conservação e Restauro realizado, no Instituto Politécnico de Tomar – Laboratório de Conservação e Restauro de Pintura e Escultura. A pintura C4, também de Joaquim Rodrigo, já foi intervencionada no passado ano letivo 2011/2012, contudo achou-se por bem também incluir esta obra, como termo de comparação com as outras três dado que a nível histórico fica-se com um período de tempo mais abrangente. Uma vez que estas três peças pertencem a um único proprietário particular, elas serão consideradas como um conjunto. Estas peças serão abordadas de um ponto de vista teórico sobre as suas características artísticas e históricas. Além disso, este relatório levanta questões sobre a problemática de uma intervenção de conservação e restauro em arte contemporânea. Com o auxílio de métodos de exame e análise pretende-se compreender a materialidade e técnicas de execução das obras, bem como o seu estado de conservação, com vista à elaboração da metodologia de intervenção. No fim analisam-se os resultados de todo o processo. |
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Intervenção e estudo comparativo de obras de Joaquim Rodrigo - C 4, Vau 2, Quintais e 6H (1952 a 1964)PinturaPintura contemporâneaJoaquim RodrigoNova figuraçãoAbstraçãoO relatório aqui apresentado pretende descrever o processo de intervenção de conservação e restauro de três pinturas contemporâneas, designadas de Vau 2, 6H e Quintais, com autoria de Joaquim Rodrigo, no âmbito do Mestrado em Conservação e Restauro realizado, no Instituto Politécnico de Tomar – Laboratório de Conservação e Restauro de Pintura e Escultura. A pintura C4, também de Joaquim Rodrigo, já foi intervencionada no passado ano letivo 2011/2012, contudo achou-se por bem também incluir esta obra, como termo de comparação com as outras três dado que a nível histórico fica-se com um período de tempo mais abrangente. Uma vez que estas três peças pertencem a um único proprietário particular, elas serão consideradas como um conjunto. Estas peças serão abordadas de um ponto de vista teórico sobre as suas características artísticas e históricas. Além disso, este relatório levanta questões sobre a problemática de uma intervenção de conservação e restauro em arte contemporânea. Com o auxílio de métodos de exame e análise pretende-se compreender a materialidade e técnicas de execução das obras, bem como o seu estado de conservação, com vista à elaboração da metodologia de intervenção. No fim analisam-se os resultados de todo o processo.Instituto Politécnico de TomarDesterro, TeresaRêgo, CarlaRepositório ComumAzevedo, Ana Sofia Moreira Tavares2014-03-05T16:13:14Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/5899TID:201827654porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-20T10:51:37Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/5899Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:36:35.702845Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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