Imersividade e Diferença no Cinema e nas Artes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Filipe
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14591/aniki.v10n1.950
Resumo: Este artigo aborda a relação tensional entre dois conceitos frequentemente usados nas discussões teóricas sobre a experiência estética e as artes: a diferença e a imersividade. O conceito de diferença pode ser entendido na perspetiva da novidade que caracteriza as vanguardas, pode ser reconhecido no movimento de desconstrução dos significados e das aparências por via do desvio e do diferimento, ou no contexto da subversão, do dissenso político e do espírito revolucionário do artista, ou ainda no estranhamento e no “efeito de distanciamento”, que potencialmente convocam o espectador para a participação e coautoria. De um modo geral, a diferença tende a opor-se à passividade e ao caráter alienante da imersão. No contexto de uma fenomenologia da receção, esta tensão entre diferença e imersividade desenha uma matriz teórica que poderá ajudar-nos a interpretar outras dualidades recorrentes, como a distinção entre discurso informativo e discurso performativo, ou mesmo entre arte e entretenimento.
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