Imersividade e Diferença no Cinema e nas Artes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14591/aniki.v10n1.950 |
Resumo: | Este artigo aborda a relação tensional entre dois conceitos frequentemente usados nas discussões teóricas sobre a experiência estética e as artes: a diferença e a imersividade. O conceito de diferença pode ser entendido na perspetiva da novidade que caracteriza as vanguardas, pode ser reconhecido no movimento de desconstrução dos significados e das aparências por via do desvio e do diferimento, ou no contexto da subversão, do dissenso político e do espírito revolucionário do artista, ou ainda no estranhamento e no “efeito de distanciamento”, que potencialmente convocam o espectador para a participação e coautoria. De um modo geral, a diferença tende a opor-se à passividade e ao caráter alienante da imersão. No contexto de uma fenomenologia da receção, esta tensão entre diferença e imersividade desenha uma matriz teórica que poderá ajudar-nos a interpretar outras dualidades recorrentes, como a distinção entre discurso informativo e discurso performativo, ou mesmo entre arte e entretenimento. |
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Imersividade e Diferença no Cinema e nas ArtesImmersiveness and Difference in Cinema and the ArtsImmersivenessdifferencealienationdistancingperformativityco-authorshipImersividadediferençaalienaçãodistanciamentoperformatividadecoautoriaEste artigo aborda a relação tensional entre dois conceitos frequentemente usados nas discussões teóricas sobre a experiência estética e as artes: a diferença e a imersividade. O conceito de diferença pode ser entendido na perspetiva da novidade que caracteriza as vanguardas, pode ser reconhecido no movimento de desconstrução dos significados e das aparências por via do desvio e do diferimento, ou no contexto da subversão, do dissenso político e do espírito revolucionário do artista, ou ainda no estranhamento e no “efeito de distanciamento”, que potencialmente convocam o espectador para a participação e coautoria. De um modo geral, a diferença tende a opor-se à passividade e ao caráter alienante da imersão. No contexto de uma fenomenologia da receção, esta tensão entre diferença e imersividade desenha uma matriz teórica que poderá ajudar-nos a interpretar outras dualidades recorrentes, como a distinção entre discurso informativo e discurso performativo, ou mesmo entre arte e entretenimento.This article addresses the tensional relationship between two concepts frequently used in theoretical discussions about aesthetic experience and the arts: difference and immersiveness. The concept of difference can be understood from the perspective of the novelty that characterizes the avant-gardes, or it can be recognized in the movement of deconstruction of meanings and appearances through deviation and deferral, or in the context of the artist’s subversion, political dissent and revolutionary spirit, or even in the estrangement and the “distancing effect” that potentially summon the spectator to be a participant or co-author. In general, the difference tends to oppose the passivity and the alienating character of immersion. From the perspective of a phenomenology of reception, this tension between difference and immersiveness founds a theoretical framework that can help us interpret other recurring dualities, such as the distinction between informative discourse and performative discourse or even between art and entertainment.AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento2023-01-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14591/aniki.v10n1.950https://doi.org/10.14591/aniki.v10n1.950Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 10 No 1 (2023): Immersion and Expanded Spectatorships; 205-222Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 10 n. 1 (2023): Imersão e Experiências de Recepção Expandidas ; 205-2222183-175010.14591/aniki.v10n1reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/950http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/950/509Direitos de Autor (c) 2023 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Filipe2024-01-26T02:03:33Zoai:aim.org.pt/ojs/:article/950Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:25.234715Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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