Estudo material e técnico da policromia de dois ataúdes egípcios de coleções portuguesas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/118346 |
Resumo: | Apesar de desde o século XIX se realizarem estudos sobre policromia egípcia produzida entre a Época Dinástica Antiga e a Época Greco-Romana (3000 a.C.-323 d.C.), permanecem ainda muitas questões e um longo caminho a explorar. Tradicionalmente com abundante decoração pictórica, os ataúdes são uma fonte documental de grande valor pela diversidade que apresentam no que respeita materiais e técnicas, por terem sido produzidos em todas as épocas, por apresentarem inscrições e por muitos deles ainda conterem no seu interior tanto as múmias como espólio de menor dimensão. Dada a inexistência de estudos analíticos de caraterização de policromia egípcia em Portugal pretendeu-se com esta dissertação inaugurá-los no nosso país através do estudo comparativo de dois ataúdes policromados, um pertencente ao Museu da Farmácia e outro ao Museu Arqueológico do Carmo. Com recurso a técnicas de exame e análise complementares, foram identificados os materiais e as técnicas empregues na produção da sua policromia. A interpretação desses resultados foi efetuada à luz de uma extensa revisão crítica de literatura sobre materiais e técnicas. Esta metodologia permitiu caraterizar a policromia destes dois ataúdes e assim contribuir para o melhor conhecimento destes objetos. Os resultados revelaram a utilização de pigmentos de uso tradicional nomeadamente a calcite, os ocres amarelo e vermelho, o azul egípcio e o negro de carbono. No entanto, no ataúde do Museu da Farmácia foi identificada uma grande variedade de técnicas e de materiais que parecem indicar um maior investimento neste objeto, exemplos disso são a utilização de pigmentos diferentes para a produção de vários tons de uma mesma cor, a utilização de pigmentos raros (realgar e ouropigmento), a utilização de dois ligantes distintos e ainda a utilização de misturas de pigmentos. Com a presente dissertação foi possível aumentar o conhecimento existente sobre estes dois artefactos, bem como sobre policromia egípcia. Este estudo é também importante para futuras intervenções de conservação e restauro nestes objetos. |
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Estudo material e técnico da policromia de dois ataúdes egípcios de coleções portuguesasataúdespolicromia egípciaMOµ-EDXRFµ-RamanFTIR-ATRDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasApesar de desde o século XIX se realizarem estudos sobre policromia egípcia produzida entre a Época Dinástica Antiga e a Época Greco-Romana (3000 a.C.-323 d.C.), permanecem ainda muitas questões e um longo caminho a explorar. Tradicionalmente com abundante decoração pictórica, os ataúdes são uma fonte documental de grande valor pela diversidade que apresentam no que respeita materiais e técnicas, por terem sido produzidos em todas as épocas, por apresentarem inscrições e por muitos deles ainda conterem no seu interior tanto as múmias como espólio de menor dimensão. Dada a inexistência de estudos analíticos de caraterização de policromia egípcia em Portugal pretendeu-se com esta dissertação inaugurá-los no nosso país através do estudo comparativo de dois ataúdes policromados, um pertencente ao Museu da Farmácia e outro ao Museu Arqueológico do Carmo. Com recurso a técnicas de exame e análise complementares, foram identificados os materiais e as técnicas empregues na produção da sua policromia. A interpretação desses resultados foi efetuada à luz de uma extensa revisão crítica de literatura sobre materiais e técnicas. Esta metodologia permitiu caraterizar a policromia destes dois ataúdes e assim contribuir para o melhor conhecimento destes objetos. Os resultados revelaram a utilização de pigmentos de uso tradicional nomeadamente a calcite, os ocres amarelo e vermelho, o azul egípcio e o negro de carbono. No entanto, no ataúde do Museu da Farmácia foi identificada uma grande variedade de técnicas e de materiais que parecem indicar um maior investimento neste objeto, exemplos disso são a utilização de pigmentos diferentes para a produção de vários tons de uma mesma cor, a utilização de pigmentos raros (realgar e ouropigmento), a utilização de dois ligantes distintos e ainda a utilização de misturas de pigmentos. Com a presente dissertação foi possível aumentar o conhecimento existente sobre estes dois artefactos, bem como sobre policromia egípcia. Este estudo é também importante para futuras intervenções de conservação e restauro nestes objetos.Although studies on Egyptian polychromy from the Early Dynastic Period to the Graeco Roman Period (3000 BC-AD 323) have been carried out since the 19th century, there are still many questions to answer and a long path to explore. Traditionally with abundant pictorial decoration, coffins are a documentary source of great value due to diversity present in terms of materials and techniques. They are objects who were produced throughout all periods, displaying hieroglyphic inscriptions and, in some cases, containing inside both mummies and small objects. Considering that there are no analytical studies in Portugal on the characterization of Egyptian polychromy, this dissertation aims to be pioneering in this thematic through the comparative study of two polychrome coffins, one from Pharmacy Museum and the other from Carmo Archaeological Museum. Complementary examination and analytical techniques using in the enabled the identification of the materials and techniques used in the production of their polychrome. The interpretation of these results was backed by an extensive critical review of the technical literature. This methodology allowed the characterization of the polychrome and contributing consequently to a better knowledge and understanding of these two coffins. The main results revealed the application of traditionally used pigments, including such as calcite, yellow and red ocher, Egyptian blue and carbon black. However, in the coffin of the Pharmacy Museum, a wide variety of techniques and materials were identified indicating a greater investment in this object, examples of which are: the use of different pigments for the production of several same color tones; the use of rare pigments (realgar and orpiment); the use of two distinct binders; and also the use of pigment mixtures. With this dissertation, it was possible to increase the current knowledge concerning these two artefacts, as well as Egyptian polychromy. This is also an important study for future conservation and restoration interventions on these objects.Cardoso, IsabelSá, SaraSousa, RogérioRUNMartins, Vera Lúcia Monteiro2021-05-26T14:45:59Z2021-022021-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/118346porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:01:17Zoai:run.unl.pt:10362/118346Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:43:52.922418Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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