Comunidades de prática - contributo das ferramentas online para o desenvolvimento e promoção da cooperação e colaboração entre educadores de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Helena Patrícia Salazar
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2951
Resumo: Ao longo dos anos, temos vindo a assistir a um grande desenvolvimento ao nível tecnológico de ferramentas de suporte ao ensino, nomeadamente as ferramentas da Web 2.0. Essas ferramentas vieram favorecer o aparecimento de Comunidades de prática e a consequente cooperação e colaboração através da interação online entre educadores de infância. É neste panorama que se criou a Comunidade de prática J@rdim do Girassol, oferecendo-se condições para os educadores de infância cooperarem e colaborarem nesta comunidade. Tendo em conta a questão deste estudo “Em que medida as ferramentas da Web 2.0 favorecem a criação de CoP e a consequente cooperação e colaboração através da interação online entre educadores de infância?” optou-se por uma metodologia de índole qualitativa e do tipo estudo de caso. Os dados foram recolhidos através de vários instrumentos: focus group, observação participante e entrevistas. A recolha de dados incidiu também na análise qualitativa das interações feitas na comunidade de prática, para tal usamos o modelo de Miranda Pinto (2009). Os resultados obtidos demonstraram que a CoP analisada não se constituiu uma efetiva CoP, contudo, os participantes reconheceram que, independentemente da ferramenta de comunicação que usaram, este espaço online proporcionou condições únicas que facilitaram a cooperação, a partilha de ideias, a interação, a troca de materiais e a criação de soluções para problemas comuns das práticas profissionais em contexto presencial.
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