Medicina geral e familiar e atitudes relativas a problemas ligados ao álcool: a importância da formação no âmbito da Escola de Medicina Geral e Familiar (Primavera 2016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Vânia Maria Novais de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rosário, Frederico, Ribeiro, Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36750
https://doi.org/10.32385/rpmgf.v36i6.12758
Resumo: Objetivos: Os cuidados de saúde primários (CSP) são o terreno ideal para rastreio e tratamento de doentes com Problemas Ligados ao Álcool (PLA). Este estudo pretendeu avaliar as atitudes dos participantes da Escola de Medicina Geral e Familiar (Primavera 2016) relativas a PLA e comparar as atitudes dos participantes do curso de Alcoologia com os dos restantes cursos. Métodos: Foram avaliadas as atitudes dos participantes através do Short Alcohol and Alcohol Problems Perception Questionnaire (SAAPPQ). Foram investigadas as associações entre sexo, idade e local de trabalho e ainda com os resultados do SAAPPQ. Resultados: Obtiveram-se 250 questionários elegíveis. A idade média foi de 28,1 ± 2,2 anos; 86,2% eram do sexo feminino. A Administração Regional de Saúde (ARS) mais representada foi a de Lisboa e Vale do Tejo. Pré-curso, as atitudes dos participantes dos dois grupos foram semelhantes, exceto na Adequação e Segurança. Os participantes do curso de Alcoologia sentem-se seguros ao trabalharem com estes doentes. Contudo, apenas 65% destes pontuaram acima do ponto médio no Compromisso Terapêutico. Pós-curso objetivaram-se valores significativamente superiores em todas as subescalas para os participantes do curso de Alcoologia, tendo a totalidade pontuado acima do ponto médio na Segurança e Compromisso Terapêutico. Conclusões: As atitudes dos participantes do curso de Alcoologia perante doentes com PLA melhoraram significativamente após a formação em todas as subescalas. Cursos que tenham em conta não só conhecimento e capacidade técnica, como outras atitudes, poderão melhorar o rastreio e tratamento de doentes com PLA. Poderá ser necessária uma atenção curricular específica nos domínios da Autoestima e Satisfação para melhorar resultados futuros.
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