Perceção dos estudantes de gestão sobre o Ensino a Distância no Ensino Superior: um estudo exploratório em contexto pandémico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Carolina Filipa Nunes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/38517
Resumo: O Ensino a Distância tornou-se uma realidade cada vez mais presente no Ensino Superior. O contexto pandémico (Covid-19) que assolou o país e o mundo veio comprovar esta realidade e apresentar uma proposta diferente no ensino e até no modo de vida das pessoas. O presente estudo visa o levantamento de perceções e expetativas de estudantes de cursos de Gestão do Ensino Superior. Para dar cumprimento ao objetivo traçado, foi utilizada uma metodologia quantitativa de investigação. Num primeiro momento, de forma a valorizar a Revisão da Literatura, foi realizada uma análise bibliométrica que visou identificar palavras, autores, publicações e países mais proeminentes. A bibliometria surge também de forma a dar algum destaque à presente investigação. Além disso, desenvolveu-se e aplicou-se um inquérito por questionário, obtendo- se 179 respostas para aferir sobre a perceção de estudantes de instituições de ensino superior relativamente à temática em estudo. Os resultados obtidos através da análise quantitativa permitiram concluir que os estudantes consideram que no ensino a distância a interação é muito mais fraca com o professor e com os colegas da turma do que no ensino presencial. Além disso, foi possível inferir que o problema não está na resistência organizacional ou no preconceito em relação à modalidade. É provável que grande parte do problema assente na adaptação do sistema em si, ou se quisermos, na questão social.
id RCAP_b8b0bcd79146efd64ed06c14b927f207
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38517
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceção dos estudantes de gestão sobre o Ensino a Distância no Ensino Superior: um estudo exploratório em contexto pandémicoEnsino a DistânciaCursos de GestãoInstituições de Ensino SuperiorCovid- 19Distance EducationManagement CoursesHigher EducationO Ensino a Distância tornou-se uma realidade cada vez mais presente no Ensino Superior. O contexto pandémico (Covid-19) que assolou o país e o mundo veio comprovar esta realidade e apresentar uma proposta diferente no ensino e até no modo de vida das pessoas. O presente estudo visa o levantamento de perceções e expetativas de estudantes de cursos de Gestão do Ensino Superior. Para dar cumprimento ao objetivo traçado, foi utilizada uma metodologia quantitativa de investigação. Num primeiro momento, de forma a valorizar a Revisão da Literatura, foi realizada uma análise bibliométrica que visou identificar palavras, autores, publicações e países mais proeminentes. A bibliometria surge também de forma a dar algum destaque à presente investigação. Além disso, desenvolveu-se e aplicou-se um inquérito por questionário, obtendo- se 179 respostas para aferir sobre a perceção de estudantes de instituições de ensino superior relativamente à temática em estudo. Os resultados obtidos através da análise quantitativa permitiram concluir que os estudantes consideram que no ensino a distância a interação é muito mais fraca com o professor e com os colegas da turma do que no ensino presencial. Além disso, foi possível inferir que o problema não está na resistência organizacional ou no preconceito em relação à modalidade. É provável que grande parte do problema assente na adaptação do sistema em si, ou se quisermos, na questão social.Distance Education became a reality increasingly based on Higher Education. The pandemic context (Covid-19), that devastated the country and the whole world, proved this reality, and presented a different proposal in education and even in people's life. The present study aims to survey the perceptions and expectations of students from higher education attending management courses. For this, a quantitative research method was used. Firstly, in order to enhance the literature review, a bibliometric analysis was carried out, aiming to identify the most prominent keywords, authors, sources, and countries. Bibliometry was also used to give some prominence to the present investigation. Furthermore, the questionnaire survey was used, obtaining 179 responses to assess the perspective of higher education students on the subject under study. The obtained results through the quantitative analysis allowed us to conclude that students consider that in distance education the interaction is much weaker with the teachers and classmates than it is in traditional education. Moreover, it was possible to conclude that the problem is not about organizational resistance or preconception about the modality. It is likely that a huge part of the problem is based on the adaptation of the system itself, that is, on the social issue.Carvalho, Luísa CagicaMoreira, SandrinaRepositório ComumCastro, Carolina Filipa Nunes2022-01-03T11:47:45Z2021-112021-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38517TID:202889858porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:27Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38517Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:58.130876Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceção dos estudantes de gestão sobre o Ensino a Distância no Ensino Superior: um estudo exploratório em contexto pandémico
title Perceção dos estudantes de gestão sobre o Ensino a Distância no Ensino Superior: um estudo exploratório em contexto pandémico
spellingShingle Perceção dos estudantes de gestão sobre o Ensino a Distância no Ensino Superior: um estudo exploratório em contexto pandémico
Castro, Carolina Filipa Nunes
Ensino a Distância
Cursos de Gestão
Instituições de Ensino Superior
Covid- 19
Distance Education
Management Courses
Higher Education
title_short Perceção dos estudantes de gestão sobre o Ensino a Distância no Ensino Superior: um estudo exploratório em contexto pandémico
title_full Perceção dos estudantes de gestão sobre o Ensino a Distância no Ensino Superior: um estudo exploratório em contexto pandémico
title_fullStr Perceção dos estudantes de gestão sobre o Ensino a Distância no Ensino Superior: um estudo exploratório em contexto pandémico
title_full_unstemmed Perceção dos estudantes de gestão sobre o Ensino a Distância no Ensino Superior: um estudo exploratório em contexto pandémico
title_sort Perceção dos estudantes de gestão sobre o Ensino a Distância no Ensino Superior: um estudo exploratório em contexto pandémico
author Castro, Carolina Filipa Nunes
author_facet Castro, Carolina Filipa Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Luísa Cagica
Moreira, Sandrina
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Carolina Filipa Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a Distância
Cursos de Gestão
Instituições de Ensino Superior
Covid- 19
Distance Education
Management Courses
Higher Education
topic Ensino a Distância
Cursos de Gestão
Instituições de Ensino Superior
Covid- 19
Distance Education
Management Courses
Higher Education
description O Ensino a Distância tornou-se uma realidade cada vez mais presente no Ensino Superior. O contexto pandémico (Covid-19) que assolou o país e o mundo veio comprovar esta realidade e apresentar uma proposta diferente no ensino e até no modo de vida das pessoas. O presente estudo visa o levantamento de perceções e expetativas de estudantes de cursos de Gestão do Ensino Superior. Para dar cumprimento ao objetivo traçado, foi utilizada uma metodologia quantitativa de investigação. Num primeiro momento, de forma a valorizar a Revisão da Literatura, foi realizada uma análise bibliométrica que visou identificar palavras, autores, publicações e países mais proeminentes. A bibliometria surge também de forma a dar algum destaque à presente investigação. Além disso, desenvolveu-se e aplicou-se um inquérito por questionário, obtendo- se 179 respostas para aferir sobre a perceção de estudantes de instituições de ensino superior relativamente à temática em estudo. Os resultados obtidos através da análise quantitativa permitiram concluir que os estudantes consideram que no ensino a distância a interação é muito mais fraca com o professor e com os colegas da turma do que no ensino presencial. Além disso, foi possível inferir que o problema não está na resistência organizacional ou no preconceito em relação à modalidade. É provável que grande parte do problema assente na adaptação do sistema em si, ou se quisermos, na questão social.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11
2021-11-01T00:00:00Z
2022-01-03T11:47:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/38517
TID:202889858
url http://hdl.handle.net/10400.26/38517
identifier_str_mv TID:202889858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135390607605760