Guia norteador para condução de grupo focal na identificação de competências gerenciais: Relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laura Andrian Leal
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silvia Helena Henriques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.890-897
Resumo: Introdução: A utilização da técnica de Grupos Focais na enfermagem estão presentes na literatura, entretanto, ressaltam-se lacunas com relação a guias ou roteiros que podem nortear sua condução. Objetivos: Apresentar a experiência dos pesquisadores na elaboração de um guia para nortear a condução de grupos focais relacionados a identificação de competências gerenciais prioritárias ao desenvolvimento de discentes de enfermagem. Métodos: Relato de experiência realizado em uma universidade brasileira. O guia foi construído tendo por base artigos disponíveis da literatura, referencial proposto e a experiência das autoras em um curso da Espanha. Este guia foi validado e testado por quatro especialistas de gestão em enfermagem, nível doutorado. Após construção e validação, foram realizados três grupos focais com docentes da área de gerenciamento da IES selecionada. A coleta ocorreu no período de março a abril de 2020 e foi realizada análise temática indutiva. Resultados: A construção de um guia norteador demonstrou ser estratégia capaz de identificar aspectos relevantes para a formação do enfermeiro no que diz respeito a identificação das competências gerenciais. Essa construção pôde servir de base para condução de demais grupos. Ademais, a partir do guia construído e sua implementação identificou-se competências gerenciais prioritárias, tais como: liderança, comunicação, relacionamento interpessoal e tomada de decisão gerencial. Conclusões: A estratégia de grupos focais com docentes de enfermagem acompanhadas por um guia norteador demonstrou ser positiva na identificação de competências gerenciais prioritárias ao ensino de enfermagem, favorecendo a elaboração de estratégias para o desenvolvimento destas competências e consequentemente contribuir para a inserção deste profissional no mercado de trabalho.
id RCAP_b8b6fe7d25b075a6fa59b90c6a8a8599
oai_identifier_str oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/493
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Guia norteador para condução de grupo focal na identificação de competências gerenciais: Relato de experiênciaGuiding Guide for Conducting a Focus Group in Identifying Managerial Skills: Experience ReportFocus GroupsProfessional CompetenceQualitative ResearchNursingGrupos FocaisCompetência ProfissionalPesquisa QualitativaEnfermagemIntrodução: A utilização da técnica de Grupos Focais na enfermagem estão presentes na literatura, entretanto, ressaltam-se lacunas com relação a guias ou roteiros que podem nortear sua condução. Objetivos: Apresentar a experiência dos pesquisadores na elaboração de um guia para nortear a condução de grupos focais relacionados a identificação de competências gerenciais prioritárias ao desenvolvimento de discentes de enfermagem. Métodos: Relato de experiência realizado em uma universidade brasileira. O guia foi construído tendo por base artigos disponíveis da literatura, referencial proposto e a experiência das autoras em um curso da Espanha. Este guia foi validado e testado por quatro especialistas de gestão em enfermagem, nível doutorado. Após construção e validação, foram realizados três grupos focais com docentes da área de gerenciamento da IES selecionada. A coleta ocorreu no período de março a abril de 2020 e foi realizada análise temática indutiva. Resultados: A construção de um guia norteador demonstrou ser estratégia capaz de identificar aspectos relevantes para a formação do enfermeiro no que diz respeito a identificação das competências gerenciais. Essa construção pôde servir de base para condução de demais grupos. Ademais, a partir do guia construído e sua implementação identificou-se competências gerenciais prioritárias, tais como: liderança, comunicação, relacionamento interpessoal e tomada de decisão gerencial. Conclusões: A estratégia de grupos focais com docentes de enfermagem acompanhadas por um guia norteador demonstrou ser positiva na identificação de competências gerenciais prioritárias ao ensino de enfermagem, favorecendo a elaboração de estratégias para o desenvolvimento destas competências e consequentemente contribuir para a inserção deste profissional no mercado de trabalho.Introduction: The use of the Focus Groups technique in nursing is present in the literature, however, gaps are highlighted in relation to guides or scripts that can guide their conduct in the area of ??identifying managerial competences. Objectives: To present the researchers' experience with the elaboration of a guide to guide the conduct of FG related to the identification of management skills that are priority to the development of nursing students. Methods: Experience report carried out in a Brazilian Public Higher Education Institution. The guide was built based on articles available in the literature, reference proposed and the experience of the authors in a course offered by Spain. This guide has been validated and tested by four PhD specialists. After construction and validation, three focus groups were held with professors from the management area of ??the selected institution, who had worked for more than two years in the function. The collection took place from March to April 2020. The groups were had an average duration of 55 minutes. An inductive thematic analysis was performed. Results: The construction of a guiding guide for driving must follow rigorous steps evidenced by the referential, and proved to be a strategy capable of identifying relevant aspects for the training of nurses with regard to the identification of managerial skills. Also can serve as a basis for conducting other groups. In addition, from the guide built and its implementation, priority managerial competencies were identified: leadership, communication, interpersonal relationships and managerial decision making. Conclusions: The strategy of focus groups with nursing professors accompanied by a guiding guide proved to be positive in identifying managerial competencies that are a priority in nursing education, enabling the formation of a better prepared professional to face the job market.Ludomedia2021-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.890-897https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.890-897New Trends in Qualitative Research; Vol. 8 (2021): Qualitative Research in Health: Advances and Challenges; 890-897New Trends in Qualitative Research; Vol. 8 (2021): Investigación Cualitativa en Salud: avances y desafíos; 890-897New Trends in Qualitative Research; Vol. 8 (2021): Investigação Qualitativa em Saúde: avanços e desafios; 890-8972184-777010.36367/ntqr.8.2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/493https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/493/495Laura Andrian LealSilvia Helena Henriquesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:13:28Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:48:21.195998Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Guia norteador para condução de grupo focal na identificação de competências gerenciais: Relato de experiência
Guiding Guide for Conducting a Focus Group in Identifying Managerial Skills: Experience Report
title Guia norteador para condução de grupo focal na identificação de competências gerenciais: Relato de experiência
spellingShingle Guia norteador para condução de grupo focal na identificação de competências gerenciais: Relato de experiência
Laura Andrian Leal
Focus Groups
Professional Competence
Qualitative Research
Nursing
Grupos Focais
Competência Profissional
Pesquisa Qualitativa
Enfermagem
title_short Guia norteador para condução de grupo focal na identificação de competências gerenciais: Relato de experiência
title_full Guia norteador para condução de grupo focal na identificação de competências gerenciais: Relato de experiência
title_fullStr Guia norteador para condução de grupo focal na identificação de competências gerenciais: Relato de experiência
title_full_unstemmed Guia norteador para condução de grupo focal na identificação de competências gerenciais: Relato de experiência
title_sort Guia norteador para condução de grupo focal na identificação de competências gerenciais: Relato de experiência
author Laura Andrian Leal
author_facet Laura Andrian Leal
Silvia Helena Henriques
author_role author
author2 Silvia Helena Henriques
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Laura Andrian Leal
Silvia Helena Henriques
dc.subject.por.fl_str_mv Focus Groups
Professional Competence
Qualitative Research
Nursing
Grupos Focais
Competência Profissional
Pesquisa Qualitativa
Enfermagem
topic Focus Groups
Professional Competence
Qualitative Research
Nursing
Grupos Focais
Competência Profissional
Pesquisa Qualitativa
Enfermagem
description Introdução: A utilização da técnica de Grupos Focais na enfermagem estão presentes na literatura, entretanto, ressaltam-se lacunas com relação a guias ou roteiros que podem nortear sua condução. Objetivos: Apresentar a experiência dos pesquisadores na elaboração de um guia para nortear a condução de grupos focais relacionados a identificação de competências gerenciais prioritárias ao desenvolvimento de discentes de enfermagem. Métodos: Relato de experiência realizado em uma universidade brasileira. O guia foi construído tendo por base artigos disponíveis da literatura, referencial proposto e a experiência das autoras em um curso da Espanha. Este guia foi validado e testado por quatro especialistas de gestão em enfermagem, nível doutorado. Após construção e validação, foram realizados três grupos focais com docentes da área de gerenciamento da IES selecionada. A coleta ocorreu no período de março a abril de 2020 e foi realizada análise temática indutiva. Resultados: A construção de um guia norteador demonstrou ser estratégia capaz de identificar aspectos relevantes para a formação do enfermeiro no que diz respeito a identificação das competências gerenciais. Essa construção pôde servir de base para condução de demais grupos. Ademais, a partir do guia construído e sua implementação identificou-se competências gerenciais prioritárias, tais como: liderança, comunicação, relacionamento interpessoal e tomada de decisão gerencial. Conclusões: A estratégia de grupos focais com docentes de enfermagem acompanhadas por um guia norteador demonstrou ser positiva na identificação de competências gerenciais prioritárias ao ensino de enfermagem, favorecendo a elaboração de estratégias para o desenvolvimento destas competências e consequentemente contribuir para a inserção deste profissional no mercado de trabalho.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.890-897
https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.890-897
url https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.890-897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/493
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/493/495
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research; Vol. 8 (2021): Qualitative Research in Health: Advances and Challenges; 890-897
New Trends in Qualitative Research; Vol. 8 (2021): Investigación Cualitativa en Salud: avances y desafíos; 890-897
New Trends in Qualitative Research; Vol. 8 (2021): Investigação Qualitativa em Saúde: avanços e desafios; 890-897
2184-7770
10.36367/ntqr.8.2021
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130349790298112