Mediação de Comportamentos Desviantes em Meio Escolar: um Estudo de Caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Dulce Alexandra de Jesus
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/17158
Resumo: A presente investigação surge como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Ciências Polícias na área de especialização em Criminologia e Investigação Criminal pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, tendo como fio condutor a resposta à pergunta: Estão os professores preparados para a mediação de conflitos que lhes são colocados pelos comportamentos desviantes dos alunos? Para responder à questão de partida estruturou-se a dissertação em três capítulos, nomeadamente o enquadramento teórico, a metodologia, a apresentação e discussão dos dados e a conclusão. O comportamento desviante é um fenómeno com múltiplas causas e distintas manifestações, abrangendo uma panóplia de comportamentos mais ampla que o crime. Foi opção neste estudo delimitar ao contexto escolar, em que as manifestações também são múltiplas, onde se pode falar de violência escolar, indisciplina e bullying, comportamentos esses que é necessário sinalizar e mediar. Foram escolhidas duas escolas públicas de cidade de Lisboa, de onde foi retirada a amostra do corpo docente. No estudo recorre-se ao paradigma quantitativo e qualitativo, designadamente inquéritos (n=50) e entrevistas semi-diretivas (n=3).A análise de conteúdo a análise estatística feita através do SPSS foram as formas de tratamento dos dados utilizados. Os dados recolhidos indicam que existe uma escassez na formação em mediação de conflitos, que como principais causas da violência escolar e indisciplina encontramos a desestruturação familiar, uma crise de valores, o conhecimento da impunidade, a falta de reconhecimento da autoridade do professor. Os dados ainda nos indicam que a relação mantida entre as escolas e as forças de seguranças é boa, destacando-se a mais-valia que é o programa Escola Segura.
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