Património e gestão: o desaparecimento da primeira rede ferroviária de Sevilha (Espanha)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourencetti, Fernanda de Lima
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14568/cp2020022
Resumo: Implantadas na rede de duas empresas no final do século XIX, as primeiras linhas ferroviárias de Sevilha constituíram uma rede de grande dimensão e variedade de técnicas e tipologias de construção que foi totalmente desativada em 1992. Apesar do carácter de “complexo” estar fundamentalmente relacionado com os planos de instalação e uso dos sistemas ferroviários, os métodos aplicados na preservação dos seus edifícios foram e continuam a ser fragmentados, ou seja, fundamentados em estratégias pontuais de conservação e reabilitação. Este artigo, baseado num estudo de campo após uma contextualização histórica, apresentará os remanescentes ferroviários sevilhanos e a sua atual condição, com o objetivo de discutir uma problemática no campo da preservação ferroviária, estimulada por planeamentos urbanos que acabaram por induzir a aplicação de estratégias pontuais de preservação, contribuindo para a reflexão sobre um desafio ainda presente nos modos de salvaguarda do património ferroviário.
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