Património e gestão: o desaparecimento da primeira rede ferroviária de Sevilha (Espanha)
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14568/cp2020022 |
Resumo: | Implantadas na rede de duas empresas no final do século XIX, as primeiras linhas ferroviárias de Sevilha constituíram uma rede de grande dimensão e variedade de técnicas e tipologias de construção que foi totalmente desativada em 1992. Apesar do carácter de “complexo” estar fundamentalmente relacionado com os planos de instalação e uso dos sistemas ferroviários, os métodos aplicados na preservação dos seus edifícios foram e continuam a ser fragmentados, ou seja, fundamentados em estratégias pontuais de conservação e reabilitação. Este artigo, baseado num estudo de campo após uma contextualização histórica, apresentará os remanescentes ferroviários sevilhanos e a sua atual condição, com o objetivo de discutir uma problemática no campo da preservação ferroviária, estimulada por planeamentos urbanos que acabaram por induzir a aplicação de estratégias pontuais de preservação, contribuindo para a reflexão sobre um desafio ainda presente nos modos de salvaguarda do património ferroviário. |
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Património e gestão: o desaparecimento da primeira rede ferroviária de Sevilha (Espanha)Património e gestão: o desaparecimento da primeira rede ferroviária de Sevilha (Espanha)ArticlesImplantadas na rede de duas empresas no final do século XIX, as primeiras linhas ferroviárias de Sevilha constituíram uma rede de grande dimensão e variedade de técnicas e tipologias de construção que foi totalmente desativada em 1992. Apesar do carácter de “complexo” estar fundamentalmente relacionado com os planos de instalação e uso dos sistemas ferroviários, os métodos aplicados na preservação dos seus edifícios foram e continuam a ser fragmentados, ou seja, fundamentados em estratégias pontuais de conservação e reabilitação. Este artigo, baseado num estudo de campo após uma contextualização histórica, apresentará os remanescentes ferroviários sevilhanos e a sua atual condição, com o objetivo de discutir uma problemática no campo da preservação ferroviária, estimulada por planeamentos urbanos que acabaram por induzir a aplicação de estratégias pontuais de preservação, contribuindo para a reflexão sobre um desafio ainda presente nos modos de salvaguarda do património ferroviário.Implemented in the network of two companies at the end of the 19th century, Seville's first railway lines constituted a large network, and a variety of construction techniques and architectural typologies that were completely deactivated in 1992. Although the plans for installation and use of railway systems are fundamentally linked to the idea of an operational complex, the methods applied in the preservation of their buildings were and continue to be fragmented, meaning, based on specific strategies conservation and rehabilitation. After a historical contextualization and, based on a field study, this article will present Seville’s railway remnants and their current condition. The aim is to discuss the railway preservation issue, encouraged by urban planning which has eventually led to the application of one-off preservation strategies, contributing to the reflection on a challenge still present in the ways of safeguarding railway heritage.ARP - Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal2021-05-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.14568/cp2020022por2182-99421646-043XLourencetti, Fernanda de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-20T11:11:15Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21400Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:49:07.424256Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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