As estratégias de comunicação na promoção do consumo de bens culturais em Braga: o caso do Museu D. Diogo de Sousa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/44674 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
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As estratégias de comunicação na promoção do consumo de bens culturais em Braga: o caso do Museu D. Diogo de SousaThe communication strategies in the promotion of cultural habits in BragaCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)Depois da experiência de estágio do MDDS, decidimos estudar a relação do museu com o seu público. Para o MDDS, enquanto instituição pública que dependente do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) e ao Ministério da Cultura, tentámos encontrar soluções, propostas que levariam o museu a facilitar a sua divulgação e posterior atracção de públicos. O primeiro passo foi fazer o levantamento das preferências culturais dos Bracarenses. Para tal recorremos a estudos realizados a nível nacional sobre preferências culturais entre as quais a visita aos museus. De seguida, foi altura de estudar as motivações subjacentes a tal preferências. Tentar perceber o que faz com que uma pessoa escolhe um determinado evento em comparação a outro, foi o nosso propósito. Depois de verificadas as preferências culturais e suas motivações, segue-se a enunciação dos critérios subjacentes a determinadas escolhas culturais. Finalizado o estudo do panorama geral dos museus inicia-se o estudo do caso do MDDS. Tentamos perceber as estratégias de comunicação utilizadas na promoção e divulgação de bens culturais. Este estudo resume-se na procura da resposta à pergunta de partida: De que modo os meios de comunicação/divulgação social se articulam com as estratégias de comunicação, na promoção dos bens culturais, junto dos Bracarenses?After the experience of the probation in MDDS, we decide to studie the relationship between the museum and the public, the way that the divulgation is done. Like the most parte of national museums, also MDDS belongs to the State. With this study we try to find solutions and propose forms that could help the museum with his self promotion and attraction of new public. The first step was making the research of cultural preferences of Braga citizens, for this we search national studies of this case. Our primarily interest is the preference of museum. The motivation for this preferences is other important concept, try to know why someone prefer some event and not other, this is our purpose. After finding de cultural preferences and their motivations it is turn to find de criterion subjacent to some cultural choice. Following the global study of museum’s panorama we start to concentrate our purpose in the particular case of MDDS, and enounce the communication strategies of this organization, in the promotion and their own divulgation. The purpose of this study is try to find the answer to our question of departure that is: In which way the mass media influence the communication strategies, in the promotion of culture habits of Braga citizens?Pires, HelenaUniversidade do MinhoAntunes, Ana Carina Ramalho20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/44674porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44674Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:49:55.953707Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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