A importância dos recursos audiovisuais no ensino do Espanhol como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Cheila Cristina de Almeida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7486
Resumo: A busca do sucesso escolar é, cada vez mais, um desafio pedagógico. No ensino do Espanhol como língua estrangeira, esta é também uma preocupação real. Para combater o insucesso escolar, o papel do professor será o de lecionar matéria de acordo com o programa curricular. Mas o seu papel vai muito mais além. Perante a realidade da sala de aula, o professor não se deve esquecer de que cada aluno é único e diferente, pelo que as suas estratégias de ensino devem ser diversificadas. Para que o ensino do Espanhol como Língua Estrangeira abranja os diferentes estilos de aprendizagem e tipos de inteligência, há que repensar nos recursos didáticos a utilizar. A planificação das atividades deve ser realizada com rigor pedagógico, didático e científico, devendo-se procurar adequar as atividades à faixa etária dos alunos, às suas motivações, interesses e às suas dificuldades. Para trabalhar as quatro competências linguísticas (ler, ouvir, falar, escrever), o uso de audiovisuais pode manifestar-se muito eficaz. Estes recursos possibilitam o desenvolvimento da compreensão auditiva e da expressão oral, podendo posteriormente ser trabalhadas as competências de escrita e de leitura. Além do mais, a utilização deste tipo de recursos, adequados aos interesses e faixa etária dos alunos, torna a aula mais dinâmica e interessante. O contributo dos audiovisuais para o ensino/aprendizagem da língua estrangeira, apoiado por uma metodologia qualitativa concebida para uma sequência de tarefas comunicativas, pode-se mostrar bastante eficaz e versátil pela sua ligação à realidade do aluno, preparando-o para desenvolver a sua competência comunicativa na sociedade atual. Os recursos audiovisuais revelam-se assim os melhores aliados do professor como instrumentos de auxílio na aquisição de uma língua estrangeira, inseridos num contexto de sala de aula, fazendo a ligação ao mundo exterior.
id RCAP_b8fc7f82298c5ccde725e86107059393
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7486
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância dos recursos audiovisuais no ensino do Espanhol como língua estrangeiraLíngua espanholaEnsino/aprendizagemLínguas estrangeirasCompetência linguísticaCompetência comunicativaEnsinoMetodologiasRecursos audiovisuaisA busca do sucesso escolar é, cada vez mais, um desafio pedagógico. No ensino do Espanhol como língua estrangeira, esta é também uma preocupação real. Para combater o insucesso escolar, o papel do professor será o de lecionar matéria de acordo com o programa curricular. Mas o seu papel vai muito mais além. Perante a realidade da sala de aula, o professor não se deve esquecer de que cada aluno é único e diferente, pelo que as suas estratégias de ensino devem ser diversificadas. Para que o ensino do Espanhol como Língua Estrangeira abranja os diferentes estilos de aprendizagem e tipos de inteligência, há que repensar nos recursos didáticos a utilizar. A planificação das atividades deve ser realizada com rigor pedagógico, didático e científico, devendo-se procurar adequar as atividades à faixa etária dos alunos, às suas motivações, interesses e às suas dificuldades. Para trabalhar as quatro competências linguísticas (ler, ouvir, falar, escrever), o uso de audiovisuais pode manifestar-se muito eficaz. Estes recursos possibilitam o desenvolvimento da compreensão auditiva e da expressão oral, podendo posteriormente ser trabalhadas as competências de escrita e de leitura. Além do mais, a utilização deste tipo de recursos, adequados aos interesses e faixa etária dos alunos, torna a aula mais dinâmica e interessante. O contributo dos audiovisuais para o ensino/aprendizagem da língua estrangeira, apoiado por uma metodologia qualitativa concebida para uma sequência de tarefas comunicativas, pode-se mostrar bastante eficaz e versátil pela sua ligação à realidade do aluno, preparando-o para desenvolver a sua competência comunicativa na sociedade atual. Os recursos audiovisuais revelam-se assim os melhores aliados do professor como instrumentos de auxílio na aquisição de uma língua estrangeira, inseridos num contexto de sala de aula, fazendo a ligação ao mundo exterior.The pursuit of academic success is, increasingly, an educational challenge. And, in the teaching of Spanish as a foreign language, this is also a real concern. To counter failure at school, the teacher's role, will be the one of teaching subjects according to the curricular programme. However, his/her role goes more beyond, and that why their teaching strategies should be several. For the teaching of Spanish as a Foreign Language to cover the different learning styles and kinds of intelligence, it is necessary to rethink the teaching resources to be used. The planning of activities should be carried out with pedagogical, didactic and scientific rigor and should be sought to adapt the activities to the age of the students, their motivations, interests and their difficulties. To work the four language skills (reading, listening, speaking and writing), the use of audio-visual materials can manifest itself as very effective. This feature enables the development of listening comprehension and oral expression and may subsequently be applied on the writing and reading skills. Moreover, the use of this resource, adequate to the interests and ages of students, makes the class more dynamic and interesting. The contribution of audio-visual materials for teaching / learning foreign language inserted in a qualitative methodology designed for a sequence of communicative tasks can be shown quite effective and versatile for linking to the reality of students, preparing them for the communicative skill in today's society. This way the audio-visual resources reveal themselves the best allies of the teacher as support instruments in acquiring a foreign language, inserted in a classroom setting, making the connection to the outside world.2017-04-03T10:47:49Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7486porRodrigues, Cheila Cristina de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:39:30Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7486Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:21.371876Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância dos recursos audiovisuais no ensino do Espanhol como língua estrangeira
title A importância dos recursos audiovisuais no ensino do Espanhol como língua estrangeira
spellingShingle A importância dos recursos audiovisuais no ensino do Espanhol como língua estrangeira
Rodrigues, Cheila Cristina de Almeida
Língua espanhola
Ensino/aprendizagem
Línguas estrangeiras
Competência linguística
Competência comunicativa
Ensino
Metodologias
Recursos audiovisuais
title_short A importância dos recursos audiovisuais no ensino do Espanhol como língua estrangeira
title_full A importância dos recursos audiovisuais no ensino do Espanhol como língua estrangeira
title_fullStr A importância dos recursos audiovisuais no ensino do Espanhol como língua estrangeira
title_full_unstemmed A importância dos recursos audiovisuais no ensino do Espanhol como língua estrangeira
title_sort A importância dos recursos audiovisuais no ensino do Espanhol como língua estrangeira
author Rodrigues, Cheila Cristina de Almeida
author_facet Rodrigues, Cheila Cristina de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Cheila Cristina de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Língua espanhola
Ensino/aprendizagem
Línguas estrangeiras
Competência linguística
Competência comunicativa
Ensino
Metodologias
Recursos audiovisuais
topic Língua espanhola
Ensino/aprendizagem
Línguas estrangeiras
Competência linguística
Competência comunicativa
Ensino
Metodologias
Recursos audiovisuais
description A busca do sucesso escolar é, cada vez mais, um desafio pedagógico. No ensino do Espanhol como língua estrangeira, esta é também uma preocupação real. Para combater o insucesso escolar, o papel do professor será o de lecionar matéria de acordo com o programa curricular. Mas o seu papel vai muito mais além. Perante a realidade da sala de aula, o professor não se deve esquecer de que cada aluno é único e diferente, pelo que as suas estratégias de ensino devem ser diversificadas. Para que o ensino do Espanhol como Língua Estrangeira abranja os diferentes estilos de aprendizagem e tipos de inteligência, há que repensar nos recursos didáticos a utilizar. A planificação das atividades deve ser realizada com rigor pedagógico, didático e científico, devendo-se procurar adequar as atividades à faixa etária dos alunos, às suas motivações, interesses e às suas dificuldades. Para trabalhar as quatro competências linguísticas (ler, ouvir, falar, escrever), o uso de audiovisuais pode manifestar-se muito eficaz. Estes recursos possibilitam o desenvolvimento da compreensão auditiva e da expressão oral, podendo posteriormente ser trabalhadas as competências de escrita e de leitura. Além do mais, a utilização deste tipo de recursos, adequados aos interesses e faixa etária dos alunos, torna a aula mais dinâmica e interessante. O contributo dos audiovisuais para o ensino/aprendizagem da língua estrangeira, apoiado por uma metodologia qualitativa concebida para uma sequência de tarefas comunicativas, pode-se mostrar bastante eficaz e versátil pela sua ligação à realidade do aluno, preparando-o para desenvolver a sua competência comunicativa na sociedade atual. Os recursos audiovisuais revelam-se assim os melhores aliados do professor como instrumentos de auxílio na aquisição de uma língua estrangeira, inseridos num contexto de sala de aula, fazendo a ligação ao mundo exterior.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-04-03T10:47:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7486
url http://hdl.handle.net/10348/7486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137108161462272