Os Conteúdos Gerados pelos Utilizadores enquanto método para a melhoria da oferta turística em territórios de baixa densidade: Os casos de Lousã e Miranda do Corvo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Sofia Carvalho Pêla Cinta
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/96953
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Turismo, Território e Patrimónios apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_b90be8bfa07cd678e45fcec94b41d887
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/96953
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os Conteúdos Gerados pelos Utilizadores enquanto método para a melhoria da oferta turística em territórios de baixa densidade: Os casos de Lousã e Miranda do CorvoUser-Generated Content as a method to improve tourism offer in low-density territories: The examples of Lousã and Miranda do CorvoProcura TurísticaSatisfação do TuristaConteúdos Gerados pelo UtilizadorLousãMiranda do CorvoTourism DemandTourist’s SatisfactionUser-Generated ContentLousãMiranda do CorvoRelatório de Estágio do Mestrado em Turismo, Território e Patrimónios apresentado à Faculdade de LetrasAtualmente são reconhecidas as capacidades da atividade turística como forma de valorização e desenvolvimento territorial através de uma via sustentável. Uma das estratégias que contribui para esta via é analisar e ter em consideração os dados que a procura turística partilha. Combinadas com estes dados, as necessidades das comunidades locais permitem efetuar uma estratégia ponderada para os respetivos destinos turísticos. Para conhecer a procura turística existem várias formas, sendo que este trabalho se irá debruçar sobre uma delas: o acompanhamento e análise de conteúdos gerados pelos utilizadores (CGU). As informações extraídas das fontes digitais permitem definir os aspetos que possibilitam a capacitação da oferta turística e, consequentemente, a competitividade do destino. Por outro lado, estes CGU são considerados como uma ferramenta de marketing, devido à sua capacidade de influência junto de outros visitantes aquando da preparação da sua viagem. Valorizando estas novas fontes de dados, propõe-se, neste trabalho, uma análise à oferta turística de dois territórios do destino turístico Serra da Lousã (Lousã e Miranda do Corvo) através da visão da procura turística que partilha as suas experiências no digital. A análise será qualitativa e irá recorrer aos CGU disponíveis em plataformas turísticas de partilha e reserva. O método de estudo aplicado neste relatório utilizará como ferramenta de auxílio de análise de conteúdo o software NVivo. Esta análise servirá também para definir os níveis de satisfação dos visitantes que procuram estes dois territórios enquanto destinos turísticos. Além disso, serão identificadas as dimensões principais da experiência turística (as que superam as expectativas e as que carecem de melhoria). Pretende-se com este trabalho identificar os campos de intervenção futura dos gestores turísticos dos dois territórios e que essa intervenção seja orientada por uma estratégia de desenvolvimento sustentável.Nowadays, tourism is recognized as a form of territorial development and valorization through a sustainable path. One of the strategies that contributes to this path is to analyze and consider the data shared by tourism demand. Combined with this data, the needs of local communities allow for a balanced strategy for their respective tourist destinations. There are several ways to understand the tourism demand, and this dissertation will focus on one of them: the monitoring and analysis of user-generated content (UGC). The information extracted from digital sources allows defining the aspects that enable the qualification of the tourism offer and, consequently, the competitiveness of the destination. On the other hand, these UGCs are considered a marketing tool, due to their ability to influence other visitors when planning their trip. Valuing these new data sources, this work proposes an analysis of the tourism offer of two territories in the destination of Serra da Lousã (Lousã and Miranda do Corvo) through the perspective of tourism demand that shares their experiences in digital platforms. The analysis will be qualitative and will make use of the UGC available on tourist sharing and booking platforms. The method applied in this report will use the NVivo software as a tool to aid the content analysis. This analysis will also serve to define the satisfaction levels of visitors seeking these two territories as tourism destinations. In addition, the main dimensions of the tourism experience will be identified (those that exceed expectations and those that need improvement). The aim of this work is to identify the fields of future intervention of tourism managers in both territories and that this intervention is guided by a sustainable development strategy.2021-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96953http://hdl.handle.net/10316/96953TID:202843904porLopes, Sofia Carvalho Pêla Cintainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T06:35:56Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96953Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:06.496902Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os Conteúdos Gerados pelos Utilizadores enquanto método para a melhoria da oferta turística em territórios de baixa densidade: Os casos de Lousã e Miranda do Corvo
User-Generated Content as a method to improve tourism offer in low-density territories: The examples of Lousã and Miranda do Corvo
title Os Conteúdos Gerados pelos Utilizadores enquanto método para a melhoria da oferta turística em territórios de baixa densidade: Os casos de Lousã e Miranda do Corvo
spellingShingle Os Conteúdos Gerados pelos Utilizadores enquanto método para a melhoria da oferta turística em territórios de baixa densidade: Os casos de Lousã e Miranda do Corvo
Lopes, Sofia Carvalho Pêla Cinta
Procura Turística
Satisfação do Turista
Conteúdos Gerados pelo Utilizador
Lousã
Miranda do Corvo
Tourism Demand
Tourist’s Satisfaction
User-Generated Content
Lousã
Miranda do Corvo
title_short Os Conteúdos Gerados pelos Utilizadores enquanto método para a melhoria da oferta turística em territórios de baixa densidade: Os casos de Lousã e Miranda do Corvo
title_full Os Conteúdos Gerados pelos Utilizadores enquanto método para a melhoria da oferta turística em territórios de baixa densidade: Os casos de Lousã e Miranda do Corvo
title_fullStr Os Conteúdos Gerados pelos Utilizadores enquanto método para a melhoria da oferta turística em territórios de baixa densidade: Os casos de Lousã e Miranda do Corvo
title_full_unstemmed Os Conteúdos Gerados pelos Utilizadores enquanto método para a melhoria da oferta turística em territórios de baixa densidade: Os casos de Lousã e Miranda do Corvo
title_sort Os Conteúdos Gerados pelos Utilizadores enquanto método para a melhoria da oferta turística em territórios de baixa densidade: Os casos de Lousã e Miranda do Corvo
author Lopes, Sofia Carvalho Pêla Cinta
author_facet Lopes, Sofia Carvalho Pêla Cinta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Sofia Carvalho Pêla Cinta
dc.subject.por.fl_str_mv Procura Turística
Satisfação do Turista
Conteúdos Gerados pelo Utilizador
Lousã
Miranda do Corvo
Tourism Demand
Tourist’s Satisfaction
User-Generated Content
Lousã
Miranda do Corvo
topic Procura Turística
Satisfação do Turista
Conteúdos Gerados pelo Utilizador
Lousã
Miranda do Corvo
Tourism Demand
Tourist’s Satisfaction
User-Generated Content
Lousã
Miranda do Corvo
description Relatório de Estágio do Mestrado em Turismo, Território e Patrimónios apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/96953
http://hdl.handle.net/10316/96953
TID:202843904
url http://hdl.handle.net/10316/96953
identifier_str_mv TID:202843904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134048693518336