Contributo para a discussão sobre um novo conceito de museu através da análise de diversos casos de estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Daniel
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Alvelos, Heitor, Duarte Martins, Nuno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/369
Resumo: Neste mundo interconectado em que vivemos, em que os media digitais são cada vez mais universais, sociais, omnipresentes e baratos; em que cada indivíduo já não depende das organizações para estruturar a sua participação nem para comunicar com os demais; em que os consumidores se tornaram produtores e a notoriedade dos amadores se sobrepõe, em muitos casos, à reputação dos profissionais, qual será o papel a desempenhar pelas instituições? Como é que estas poderão tirar partido do fluxo de comunicação que ocorre directamente entre os membros da rede? Partindo da análise de diversos casos de referência, no presente artigo, pretendemos lançar e contribuir para a discussão sobre um novo conceito de museu, construído colectivamente, que emerge da proliferação das novas ferramentas de produção e partilha de conteúdos e do enraizamento dos meios de comunicação em rede que muitos utilizam para documentar fragmentos dos seus quotidianos.
id RCAP_b9239f08d0e88cd530c3d966cd5a2102
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/369
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributo para a discussão sobre um novo conceito de museu através da análise de diversos casos de estudoMedia participativosGrupos sem líderesAcção colectivaCasos de estudoMuseu abertoNeste mundo interconectado em que vivemos, em que os media digitais são cada vez mais universais, sociais, omnipresentes e baratos; em que cada indivíduo já não depende das organizações para estruturar a sua participação nem para comunicar com os demais; em que os consumidores se tornaram produtores e a notoriedade dos amadores se sobrepõe, em muitos casos, à reputação dos profissionais, qual será o papel a desempenhar pelas instituições? Como é que estas poderão tirar partido do fluxo de comunicação que ocorre directamente entre os membros da rede? Partindo da análise de diversos casos de referência, no presente artigo, pretendemos lançar e contribuir para a discussão sobre um novo conceito de museu, construído colectivamente, que emerge da proliferação das novas ferramentas de produção e partilha de conteúdos e do enraizamento dos meios de comunicação em rede que muitos utilizam para documentar fragmentos dos seus quotidianos.Revista Comunicação e Sociedade2013-12-09T12:28:40Z2013-12-09T12:28:40Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/11110/369oai:ciencipca.ipca.pt:11110/369por1645-2089http://hdl.handle.net/11110/369Brandão, DanielAlvelos, HeitorDuarte Martins, Nunoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:51:57Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/369Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:00:47.859198Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributo para a discussão sobre um novo conceito de museu através da análise de diversos casos de estudo
title Contributo para a discussão sobre um novo conceito de museu através da análise de diversos casos de estudo
spellingShingle Contributo para a discussão sobre um novo conceito de museu através da análise de diversos casos de estudo
Brandão, Daniel
Media participativos
Grupos sem líderes
Acção colectiva
Casos de estudo
Museu aberto
title_short Contributo para a discussão sobre um novo conceito de museu através da análise de diversos casos de estudo
title_full Contributo para a discussão sobre um novo conceito de museu através da análise de diversos casos de estudo
title_fullStr Contributo para a discussão sobre um novo conceito de museu através da análise de diversos casos de estudo
title_full_unstemmed Contributo para a discussão sobre um novo conceito de museu através da análise de diversos casos de estudo
title_sort Contributo para a discussão sobre um novo conceito de museu através da análise de diversos casos de estudo
author Brandão, Daniel
author_facet Brandão, Daniel
Alvelos, Heitor
Duarte Martins, Nuno
author_role author
author2 Alvelos, Heitor
Duarte Martins, Nuno
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Daniel
Alvelos, Heitor
Duarte Martins, Nuno
dc.subject.por.fl_str_mv Media participativos
Grupos sem líderes
Acção colectiva
Casos de estudo
Museu aberto
topic Media participativos
Grupos sem líderes
Acção colectiva
Casos de estudo
Museu aberto
description Neste mundo interconectado em que vivemos, em que os media digitais são cada vez mais universais, sociais, omnipresentes e baratos; em que cada indivíduo já não depende das organizações para estruturar a sua participação nem para comunicar com os demais; em que os consumidores se tornaram produtores e a notoriedade dos amadores se sobrepõe, em muitos casos, à reputação dos profissionais, qual será o papel a desempenhar pelas instituições? Como é que estas poderão tirar partido do fluxo de comunicação que ocorre directamente entre os membros da rede? Partindo da análise de diversos casos de referência, no presente artigo, pretendemos lançar e contribuir para a discussão sobre um novo conceito de museu, construído colectivamente, que emerge da proliferação das novas ferramentas de produção e partilha de conteúdos e do enraizamento dos meios de comunicação em rede que muitos utilizam para documentar fragmentos dos seus quotidianos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2013-12-09T12:28:40Z
2013-12-09T12:28:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/369
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/369
url http://hdl.handle.net/11110/369
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-2089
http://hdl.handle.net/11110/369
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Comunicação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv Revista Comunicação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129878047490048