A imagem do destino turístico Lisboa na perspetiva do turista que visita o património
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/644 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Marketing e Promoção Turística apresentada à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria |
id |
RCAP_b934e8759fe144781a70d2c2b298fa3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/644 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A imagem do destino turístico Lisboa na perspetiva do turista que visita o patrimónioDestinos turísticosImagem dos destinos turísticosPatrimónio turísticoMotivações turísticasTourist destinationsDestination imageTourist patrimonyTourist motivationsDissertação de Mestrado em Marketing e Promoção Turística apresentada à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de LeiriaA imagem de um destino turístico é uma temática cada vez mais importante para a investigação sobre turismo, uma vez que tem um papel muito relevante na segmentação de mercado e na consequente satisfação dos turistas. Para sabermos mais sobre esta temática realizamos uma ampla revisão de artigos, abordando temas como os destinos turísticos, a imagem dos destinos e as motivações turísticas, uma vez que são temas fulcrais para a realização deste trabalho de investigação. Um destino turístico deve ter em atenção as necessidades dos turistas atuais e o seu desenvolvimento depende em muito da capacidade que este tem de criar produtos diferenciadores de modo a tornar-se competitivo e a motivar o turista a visitá-lo. Podemos constatar, que a imagem de um destino passa por diversas fases que influenciam na seleção do mesmo por parte do turista e que tem um papel muito importante no que respeita às motivações dos turistas. A metodologia por nós adotada teve como base a aplicação de um questionário aos turistas que se encontravam na cidade de Lisboa, de modo a perceber a imagem do destino Lisboa pelos turistas que visitam o património da cidade. Após a recolha dos dados, estes foram tratados e analisados de modo a dar resposta aos objetivos da nossa investigação. Verificámos que a imagem do Lisboa pelo património visitado, apesar de positiva, deve ser trabalhada de modo a melhorar alguns aspetos que ainda continuam a marcar pela negativa a imagem do património da cidade. Através deste trabalho de investigação podemos perceber que a imagem de um destino é um fator de grande importância, pois gera motivação nos turistas e é através da experiência vivida no destino, que o turista irá manter ou não, a imagem inicial. O objetivo de qualquer destino é que o turista atinja um patamar de satisfação, de modo a que a imagem criada sobre o destino seja a melhor, para que este sinta vontade de voltar e de recomendar a amigos e familiares.IC-OnlineGomes, Daniela2012-11-05T12:56:33Z2012-032012-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/644porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:41:38Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/644Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:36.490167Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A imagem do destino turístico Lisboa na perspetiva do turista que visita o património |
title |
A imagem do destino turístico Lisboa na perspetiva do turista que visita o património |
spellingShingle |
A imagem do destino turístico Lisboa na perspetiva do turista que visita o património Gomes, Daniela Destinos turísticos Imagem dos destinos turísticos Património turístico Motivações turísticas Tourist destinations Destination image Tourist patrimony Tourist motivations |
title_short |
A imagem do destino turístico Lisboa na perspetiva do turista que visita o património |
title_full |
A imagem do destino turístico Lisboa na perspetiva do turista que visita o património |
title_fullStr |
A imagem do destino turístico Lisboa na perspetiva do turista que visita o património |
title_full_unstemmed |
A imagem do destino turístico Lisboa na perspetiva do turista que visita o património |
title_sort |
A imagem do destino turístico Lisboa na perspetiva do turista que visita o património |
author |
Gomes, Daniela |
author_facet |
Gomes, Daniela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Daniela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Destinos turísticos Imagem dos destinos turísticos Património turístico Motivações turísticas Tourist destinations Destination image Tourist patrimony Tourist motivations |
topic |
Destinos turísticos Imagem dos destinos turísticos Património turístico Motivações turísticas Tourist destinations Destination image Tourist patrimony Tourist motivations |
description |
Dissertação de Mestrado em Marketing e Promoção Turística apresentada à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-05T12:56:33Z 2012-03 2012-03-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/644 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136952122867712 |