Os “nativos digitais” brasileiros e suas práticas de consumo e de relacionamento com as empresas: perspectivas, tendências e oportunidades às Relações Públicas
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1883 |
Resumo: | A Geração Z engloba os nascidos nos anos 1990, indivíduos que, em geral, possuem desenvoltura com as novas tecnologias, por estarem em contato direto com o “mundo digital”. Nesse contexto, este estudo objetiva compreender as características de consumo da Geração Z e apontar tendências e oportunidades às Relações Públicas. Busca-se, nessa linha, indicar pontos de atenção na elaboração de estratégias de Relações Públicas direcionadas aos públicos formados por membros dessa geração. Para tanto, apresenta-se uma pesquisa qualitativa e quantitativa desenvolvida junto a sujeitos de diferentes classes de renda no Brasil. Com os resultados, observa-se que o comportamento dessa geração é influenciado pelo uso das tecnologias infocomunicacionais, mas as disparidades entre classes econômicas implicam diferentes comportamentos sociais e de consumo. Assim, deve-se ressaltar a necessidade de adaptação dos esforços de Relações Públicas a esse público heterogêneo, com o uso de ferramentas on-line e off-line.Palavras-chave: Consumo. Geração Z. Relações Públicas. Tecnologias de Informação e Comunicação. |
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Os “nativos digitais” brasileiros e suas práticas de consumo e de relacionamento com as empresas: perspectivas, tendências e oportunidades às Relações PúblicasA Geração Z engloba os nascidos nos anos 1990, indivíduos que, em geral, possuem desenvoltura com as novas tecnologias, por estarem em contato direto com o “mundo digital”. Nesse contexto, este estudo objetiva compreender as características de consumo da Geração Z e apontar tendências e oportunidades às Relações Públicas. Busca-se, nessa linha, indicar pontos de atenção na elaboração de estratégias de Relações Públicas direcionadas aos públicos formados por membros dessa geração. Para tanto, apresenta-se uma pesquisa qualitativa e quantitativa desenvolvida junto a sujeitos de diferentes classes de renda no Brasil. Com os resultados, observa-se que o comportamento dessa geração é influenciado pelo uso das tecnologias infocomunicacionais, mas as disparidades entre classes econômicas implicam diferentes comportamentos sociais e de consumo. Assim, deve-se ressaltar a necessidade de adaptação dos esforços de Relações Públicas a esse público heterogêneo, com o uso de ferramentas on-line e off-line.Palavras-chave: Consumo. Geração Z. Relações Públicas. Tecnologias de Informação e Comunicação. PRISMA.COM2014-03-28T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1883oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1883PRISMA.COM; N.º 24 (2014); 139-1611646-3153reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1883https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1883/1714Direitos de Autor (c) 2014 Revista PRISMA.COMinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Wandressa Puga dosLisboa, Wellington Teixeira2022-09-06T09:23:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1883Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:24.764794Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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