Padrões evolutivos e perspetivas de desenvolvimento do governo electrónico (E-Government) em Portugal: uma análise empírica á perceção do agente governamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/17456 |
Resumo: | As tecnologias de informação e comunicação (TIC) são uma porta aberta para os governos poderem servir os cidadãos de um modo mais rápido, eficaz e eficiente. Mesmo considerando a resistência dos cidadãos, a adversidade cultural ou as mudanças no relacionamento dos agentes económicos, poucos contestam o facto de que a preocupação com a evolução do Governo Eletrónico (e- Government) tem aumentado ao longo dos anos. Esta preocupação tem sido responsável pelo surgimento de uma variadíssima gama de novas iniciativas dedicadas ao desenvolvimento da Sociedade da Informação e do Conhecimento. Neste estudo, pretendemos analisar os padrões evolutivos de e-Government em Portugal e, com base na aplicação da técnica Delphi, projetar perspetivas de desenvolvimento, considerando as perceções de um grupo de agentes administrativos. Apesar do baixo uso que se faz dos serviços de Governo Eletrónico, o nosso ensaio demonstra que o agente administrativo manifesta uma satisfação generalizada com a sua utilização. Além disso, o alto nível de modernização permite-nos prever um aumento do uso das tecnologias de informação e comunicação em termos de serviços prestados de Governo Eletrónico; ABSTRACT:Information and communication technologies (ICT) are an open door for governments to service citizens in a more timely, cost-efficient and effective manner. Even considering citizen resistance, cultural adversity or changes in the economic agents’ relationship, few would contest that concern over the state of electronic government (e-Government) has increased over the years. This concern has been responsible for the emergence of a wide range of new initiatives devoted to development of the Information and Knowledge Society. In this study, we aim to analyze the evolutionary patterns of e-Government in Portugal and, based on an application of the Delphi technique, provide development prospects considering the perceptions of a panel of administrative agents. Despite the low use of e-Government services, our essay demonstrates that the administrative agent expresses overall satisfaction with its use. Additionally, the high level of modernization allows us to forecast increased use of information and communication technologies in terms of e-Government services. |
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Padrões evolutivos e perspetivas de desenvolvimento do governo electrónico (E-Government) em Portugal: uma análise empírica á perceção do agente governamentalE-GovernmentPadrões evolutivosPerspetivas de desenvolvimentoE-GovernmentEvolutionary patternsDevelopment prospectsAs tecnologias de informação e comunicação (TIC) são uma porta aberta para os governos poderem servir os cidadãos de um modo mais rápido, eficaz e eficiente. Mesmo considerando a resistência dos cidadãos, a adversidade cultural ou as mudanças no relacionamento dos agentes económicos, poucos contestam o facto de que a preocupação com a evolução do Governo Eletrónico (e- Government) tem aumentado ao longo dos anos. Esta preocupação tem sido responsável pelo surgimento de uma variadíssima gama de novas iniciativas dedicadas ao desenvolvimento da Sociedade da Informação e do Conhecimento. Neste estudo, pretendemos analisar os padrões evolutivos de e-Government em Portugal e, com base na aplicação da técnica Delphi, projetar perspetivas de desenvolvimento, considerando as perceções de um grupo de agentes administrativos. Apesar do baixo uso que se faz dos serviços de Governo Eletrónico, o nosso ensaio demonstra que o agente administrativo manifesta uma satisfação generalizada com a sua utilização. Além disso, o alto nível de modernização permite-nos prever um aumento do uso das tecnologias de informação e comunicação em termos de serviços prestados de Governo Eletrónico; ABSTRACT:Information and communication technologies (ICT) are an open door for governments to service citizens in a more timely, cost-efficient and effective manner. Even considering citizen resistance, cultural adversity or changes in the economic agents’ relationship, few would contest that concern over the state of electronic government (e-Government) has increased over the years. This concern has been responsible for the emergence of a wide range of new initiatives devoted to development of the Information and Knowledge Society. In this study, we aim to analyze the evolutionary patterns of e-Government in Portugal and, based on an application of the Delphi technique, provide development prospects considering the perceptions of a panel of administrative agents. Despite the low use of e-Government services, our essay demonstrates that the administrative agent expresses overall satisfaction with its use. Additionally, the high level of modernization allows us to forecast increased use of information and communication technologies in terms of e-Government services.Universidade de Évora2016-02-22T11:08:28Z2016-02-222013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/17456http://hdl.handle.net/10174/17456porDepartamento de Gestãoteses@bib.uevora.pt663Reis, Mélanie Maricoto dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:05:01Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17456Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:37.876065Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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