Tecnologias digitais, aprendizagem e escola: práticas e percepções de crianças com menos de 8 anos e seus pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Rita
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dias, Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/33590
Resumo: Este artigo apresenta as práticas e percepções de um grupo de crianças com menos de oito anos e suas famílias sobre a utilização de tecnologias digitais na escola e o seu potencial para a aprendizagem, incidindo na articulação entre o ensino formal e as aprendizagens informais em contexto familiar. Os dados foram coletados por meio de atividades com as crianças e entrevistas com as famílias, e depois trabalhados a partir de uma análise de conteúdo qualitativa. Os resultados revelam que o uso das tecnologia sdigitais em contexto escolar tem mais incidência no 1º ciclo, sendo incipientes no pré-escolar. Além disso, o potencial pedagógico de dispositivos como o computador e o tablet são subaproveitados tanto em contexto de escola como pelas famílias, nos lares. Os pais consideram que os filhos ainda são muito jovens para utilizar tecnologias digitais em tarefas escolares e acreditam que ainda não estão preparados para o fazer (embora as crianças revelem competências digitais e práticas complexas).
id RCAP_b96214d43c931d440b6740869cd327db
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33590
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tecnologias digitais, aprendizagem e escola: práticas e percepções de crianças com menos de 8 anos e seus paisDigital technologies, learning and education: practices and perceptionsof children under eight years old and their parentsCrianças 0-8 anosEscolaTecnologias digitais0-8 childrenSchoolDigital technologiesEste artigo apresenta as práticas e percepções de um grupo de crianças com menos de oito anos e suas famílias sobre a utilização de tecnologias digitais na escola e o seu potencial para a aprendizagem, incidindo na articulação entre o ensino formal e as aprendizagens informais em contexto familiar. Os dados foram coletados por meio de atividades com as crianças e entrevistas com as famílias, e depois trabalhados a partir de uma análise de conteúdo qualitativa. Os resultados revelam que o uso das tecnologia sdigitais em contexto escolar tem mais incidência no 1º ciclo, sendo incipientes no pré-escolar. Além disso, o potencial pedagógico de dispositivos como o computador e o tablet são subaproveitados tanto em contexto de escola como pelas famílias, nos lares. Os pais consideram que os filhos ainda são muito jovens para utilizar tecnologias digitais em tarefas escolares e acreditam que ainda não estão preparados para o fazer (embora as crianças revelem competências digitais e práticas complexas).This article shows the practices and perceptions of a group of children under eight years old and their families regarding the use of digital technologies in schools and their potential for learning, focusing on the relationship between formal and informaleducation in the family context. Data were collected through activities with children and interviews with the families, and then worked through a qualitative content analysis. The results show that the use of digital technologies in schools has more incidence in primary school than in preschool. In addition, the pedagogical potential of devices like the computer and the tablet is underexplored both in school context and by families at home. Parents believe that their children are too young to use digital technologies in school work and consider that they are not yet prepared to do so (although children reveal enough digital skills and complex practices).Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaBrito, RitaDias, Patrícia2021-06-11T13:51:22Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/33590por2526-9542info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:39:16Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33590Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:27:18.994254Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias digitais, aprendizagem e escola: práticas e percepções de crianças com menos de 8 anos e seus pais
Digital technologies, learning and education: practices and perceptionsof children under eight years old and their parents
title Tecnologias digitais, aprendizagem e escola: práticas e percepções de crianças com menos de 8 anos e seus pais
spellingShingle Tecnologias digitais, aprendizagem e escola: práticas e percepções de crianças com menos de 8 anos e seus pais
Brito, Rita
Crianças 0-8 anos
Escola
Tecnologias digitais
0-8 children
School
Digital technologies
title_short Tecnologias digitais, aprendizagem e escola: práticas e percepções de crianças com menos de 8 anos e seus pais
title_full Tecnologias digitais, aprendizagem e escola: práticas e percepções de crianças com menos de 8 anos e seus pais
title_fullStr Tecnologias digitais, aprendizagem e escola: práticas e percepções de crianças com menos de 8 anos e seus pais
title_full_unstemmed Tecnologias digitais, aprendizagem e escola: práticas e percepções de crianças com menos de 8 anos e seus pais
title_sort Tecnologias digitais, aprendizagem e escola: práticas e percepções de crianças com menos de 8 anos e seus pais
author Brito, Rita
author_facet Brito, Rita
Dias, Patrícia
author_role author
author2 Dias, Patrícia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Rita
Dias, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças 0-8 anos
Escola
Tecnologias digitais
0-8 children
School
Digital technologies
topic Crianças 0-8 anos
Escola
Tecnologias digitais
0-8 children
School
Digital technologies
description Este artigo apresenta as práticas e percepções de um grupo de crianças com menos de oito anos e suas famílias sobre a utilização de tecnologias digitais na escola e o seu potencial para a aprendizagem, incidindo na articulação entre o ensino formal e as aprendizagens informais em contexto familiar. Os dados foram coletados por meio de atividades com as crianças e entrevistas com as famílias, e depois trabalhados a partir de uma análise de conteúdo qualitativa. Os resultados revelam que o uso das tecnologia sdigitais em contexto escolar tem mais incidência no 1º ciclo, sendo incipientes no pré-escolar. Além disso, o potencial pedagógico de dispositivos como o computador e o tablet são subaproveitados tanto em contexto de escola como pelas famílias, nos lares. Os pais consideram que os filhos ainda são muito jovens para utilizar tecnologias digitais em tarefas escolares e acreditam que ainda não estão preparados para o fazer (embora as crianças revelem competências digitais e práticas complexas).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2021-06-11T13:51:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/33590
url http://hdl.handle.net/10400.14/33590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2526-9542
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131990534914048