Tecnologias digitais, aprendizagem e escola: práticas e percepções de crianças com menos de 8 anos e seus pais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/33590 |
Resumo: | Este artigo apresenta as práticas e percepções de um grupo de crianças com menos de oito anos e suas famílias sobre a utilização de tecnologias digitais na escola e o seu potencial para a aprendizagem, incidindo na articulação entre o ensino formal e as aprendizagens informais em contexto familiar. Os dados foram coletados por meio de atividades com as crianças e entrevistas com as famílias, e depois trabalhados a partir de uma análise de conteúdo qualitativa. Os resultados revelam que o uso das tecnologia sdigitais em contexto escolar tem mais incidência no 1º ciclo, sendo incipientes no pré-escolar. Além disso, o potencial pedagógico de dispositivos como o computador e o tablet são subaproveitados tanto em contexto de escola como pelas famílias, nos lares. Os pais consideram que os filhos ainda são muito jovens para utilizar tecnologias digitais em tarefas escolares e acreditam que ainda não estão preparados para o fazer (embora as crianças revelem competências digitais e práticas complexas). |
id |
RCAP_b96214d43c931d440b6740869cd327db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33590 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Tecnologias digitais, aprendizagem e escola: práticas e percepções de crianças com menos de 8 anos e seus paisDigital technologies, learning and education: practices and perceptionsof children under eight years old and their parentsCrianças 0-8 anosEscolaTecnologias digitais0-8 childrenSchoolDigital technologiesEste artigo apresenta as práticas e percepções de um grupo de crianças com menos de oito anos e suas famílias sobre a utilização de tecnologias digitais na escola e o seu potencial para a aprendizagem, incidindo na articulação entre o ensino formal e as aprendizagens informais em contexto familiar. Os dados foram coletados por meio de atividades com as crianças e entrevistas com as famílias, e depois trabalhados a partir de uma análise de conteúdo qualitativa. Os resultados revelam que o uso das tecnologia sdigitais em contexto escolar tem mais incidência no 1º ciclo, sendo incipientes no pré-escolar. Além disso, o potencial pedagógico de dispositivos como o computador e o tablet são subaproveitados tanto em contexto de escola como pelas famílias, nos lares. Os pais consideram que os filhos ainda são muito jovens para utilizar tecnologias digitais em tarefas escolares e acreditam que ainda não estão preparados para o fazer (embora as crianças revelem competências digitais e práticas complexas).This article shows the practices and perceptions of a group of children under eight years old and their families regarding the use of digital technologies in schools and their potential for learning, focusing on the relationship between formal and informaleducation in the family context. Data were collected through activities with children and interviews with the families, and then worked through a qualitative content analysis. The results show that the use of digital technologies in schools has more incidence in primary school than in preschool. In addition, the pedagogical potential of devices like the computer and the tablet is underexplored both in school context and by families at home. Parents believe that their children are too young to use digital technologies in school work and consider that they are not yet prepared to do so (although children reveal enough digital skills and complex practices).Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaBrito, RitaDias, Patrícia2021-06-11T13:51:22Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/33590por2526-9542info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:39:16Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33590Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:27:18.994254Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias digitais, aprendizagem e escola: práticas e percepções de crianças com menos de 8 anos e seus pais Digital technologies, learning and education: practices and perceptionsof children under eight years old and their parents |
title |
Tecnologias digitais, aprendizagem e escola: práticas e percepções de crianças com menos de 8 anos e seus pais |
spellingShingle |
Tecnologias digitais, aprendizagem e escola: práticas e percepções de crianças com menos de 8 anos e seus pais Brito, Rita Crianças 0-8 anos Escola Tecnologias digitais 0-8 children School Digital technologies |
title_short |
Tecnologias digitais, aprendizagem e escola: práticas e percepções de crianças com menos de 8 anos e seus pais |
title_full |
Tecnologias digitais, aprendizagem e escola: práticas e percepções de crianças com menos de 8 anos e seus pais |
title_fullStr |
Tecnologias digitais, aprendizagem e escola: práticas e percepções de crianças com menos de 8 anos e seus pais |
title_full_unstemmed |
Tecnologias digitais, aprendizagem e escola: práticas e percepções de crianças com menos de 8 anos e seus pais |
title_sort |
Tecnologias digitais, aprendizagem e escola: práticas e percepções de crianças com menos de 8 anos e seus pais |
author |
Brito, Rita |
author_facet |
Brito, Rita Dias, Patrícia |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Patrícia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Rita Dias, Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças 0-8 anos Escola Tecnologias digitais 0-8 children School Digital technologies |
topic |
Crianças 0-8 anos Escola Tecnologias digitais 0-8 children School Digital technologies |
description |
Este artigo apresenta as práticas e percepções de um grupo de crianças com menos de oito anos e suas famílias sobre a utilização de tecnologias digitais na escola e o seu potencial para a aprendizagem, incidindo na articulação entre o ensino formal e as aprendizagens informais em contexto familiar. Os dados foram coletados por meio de atividades com as crianças e entrevistas com as famílias, e depois trabalhados a partir de uma análise de conteúdo qualitativa. Os resultados revelam que o uso das tecnologia sdigitais em contexto escolar tem mais incidência no 1º ciclo, sendo incipientes no pré-escolar. Além disso, o potencial pedagógico de dispositivos como o computador e o tablet são subaproveitados tanto em contexto de escola como pelas famílias, nos lares. Os pais consideram que os filhos ainda são muito jovens para utilizar tecnologias digitais em tarefas escolares e acreditam que ainda não estão preparados para o fazer (embora as crianças revelem competências digitais e práticas complexas). |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2021-06-11T13:51:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/33590 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/33590 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2526-9542 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131990534914048 |