Emocionalmente Ativos: Um percurso de estágio com pessoas seniores do Centro Social de Lourosa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/84278 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
id |
RCAP_b96924a5864d09ec07c4c8abb67aecd3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/84278 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Emocionalmente Ativos: Um percurso de estágio com pessoas seniores do Centro Social de LourosaEmotionally Active: A traineeship course with seniors from the Lourosa Social Centerenvelhecimento ativoeducação emocionalinteligência emocionalsenioresactive agingemotional educationemotional intelligence,seniorsRelatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoA população sénior tem vindo a aumentar exponencialmente, daí a necessidade de se promover a sua longevidade com qualidade, levando o indivíduo a encarar as suas fragilidades com otimismo e a utilizar a sua sabedoria para vivenciar novas experiências da fase sénior da sua vida. A promoção do envelhecimento ativo através da educação emocional é uma mais valia, porque contribui para o desenvolvimento da inteligência emocional do sénior, para que o mesmo com destreza consiga compreender as suas fragilidades e desenvolva a sua autonomia para o alcance de bem-estar. O estágio curricular no Centro de Dia de Lourosa permitiu-nos implementar o projeto de intervenção “emocionalmente ativos”, onde o foco de estudo foi a educação emocional. As nossas atividades e a nossa intervenção tinham como objetivos integrar a equipa multidisciplinar, desenvolver novas competências de intervenção e promover o envelhecimento ativo através da educação emocional. As atividades que desenvolvemos e nas quais participámos tinham como intuito o alcance dos objetivos anteriores, onde os seniores eram o nosso foco de trabalho. Os benefícios e a pertinência destas atividades foram avaliadas constantemente através de vários métodos de autoavaliação e de heteroavaliação. Com os diferentes instrumentos avaliativos, conseguimos compreender que a educação emocional nos seniores foi uma mais valia, porque trabalhámos de forma mais homogénea com o grupo todo, mesmo existindo demências e problemas de saúde que os diferenciavam. Para o nosso futuro profissional este estágio permitiu ganhar experiência e perceber as nossas dificuldades, quando estamos a trabalhar com este público-alvo. Com a cooperação da equipa técnica do Centro de Dia evoluímos constantemente e melhorámos a nossa forma de intervir. Este relatório descreve todos os desafios do nosso percurso de estágio, expondo as diferentes etapas que fomos realizando para o desenvolvimento do projeto por nós concebido.The senior population has been increasing exponentially, and because of that there is a need to promote their longevity with quality, leading the individual to face their weaknesses with optimism and to use their wisdom to experience new opportunities of the senior phase of their life. The promotion of active aging through emotional education is an added value because it contributes to the development of the senior's emotional intelligence, so that they can understand with optimism their weaknesses and develop their autonomy for the achievement of well-being. The curricular internship at the Lourosa Day Center allowed us to implement the "emotionally active" intervention project, where the focus our activities was emotional education. Our activities and our intervention were aimed at integrating the multidisciplinary team, developing new intervention skills and promoting active aging through emotional education. The activities we developed and participated in were aimed at reaching the previous goals, where the seniors were our focus. The benefits and relevance of these activities were constantly assessed through various self-assessment and hetero-evaluation methods. With the different evaluation tools, we were able to understand that emotional education in the elderly is an added value, because we worked homogeneously with the whole group, even though there were dementias and health problems that differentiated them. For our professional future this stage has allowed us to gain experience and realize our difficulties when working with senior population. With the cooperation of the technical team of the Day Center we have constantly evolved and improved the way we intervene. This report describes all challenges of our internship, exposing the different stages that we have been carrying out for the development of the project that we have conceived.2017-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84278http://hdl.handle.net/10316/84278TID:202144836porCristino, Sara Gabriela Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-01-21T12:27:27Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84278Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:53.025369Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Emocionalmente Ativos: Um percurso de estágio com pessoas seniores do Centro Social de Lourosa Emotionally Active: A traineeship course with seniors from the Lourosa Social Center |
title |
Emocionalmente Ativos: Um percurso de estágio com pessoas seniores do Centro Social de Lourosa |
spellingShingle |
Emocionalmente Ativos: Um percurso de estágio com pessoas seniores do Centro Social de Lourosa Cristino, Sara Gabriela Coelho envelhecimento ativo educação emocional inteligência emocional seniores active aging emotional education emotional intelligence, seniors |
title_short |
Emocionalmente Ativos: Um percurso de estágio com pessoas seniores do Centro Social de Lourosa |
title_full |
Emocionalmente Ativos: Um percurso de estágio com pessoas seniores do Centro Social de Lourosa |
title_fullStr |
Emocionalmente Ativos: Um percurso de estágio com pessoas seniores do Centro Social de Lourosa |
title_full_unstemmed |
Emocionalmente Ativos: Um percurso de estágio com pessoas seniores do Centro Social de Lourosa |
title_sort |
Emocionalmente Ativos: Um percurso de estágio com pessoas seniores do Centro Social de Lourosa |
author |
Cristino, Sara Gabriela Coelho |
author_facet |
Cristino, Sara Gabriela Coelho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristino, Sara Gabriela Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
envelhecimento ativo educação emocional inteligência emocional seniores active aging emotional education emotional intelligence, seniors |
topic |
envelhecimento ativo educação emocional inteligência emocional seniores active aging emotional education emotional intelligence, seniors |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/84278 http://hdl.handle.net/10316/84278 TID:202144836 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/84278 |
identifier_str_mv |
TID:202144836 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133949924999168 |