Estudo e desenvolvimento de um sistema de gestão de aprendizagem com suporte para tecnologias móveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capela, António Fernando
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8052
Resumo: A necessidade da utilização de tecnologias no ensino tradicional (presencial) é cada vez mais recorrente na nossa sociedade. A proliferação da Internet e dos dispositivos móveis permitem apresentar soluções, não só para as limitações do ensino presencial, como também uma possível evolução nos modelos, métodos e metodologias de ensino. Estas tecnologias podem ser utilizadas por variadíssimas faixas etárias e estados sócio-económicos, devido à facilidade da sua aquisição e utilização. A possibilidade de análises detalhadas de dados em tempo real, da inexistência da limitação espaço-temporal, da facilidade no acesso à informação e da sua capacidade de interatividade, permite-nos afirmar que as tecnologias de informação e comunicação (TIC) constituem uma presença essencial no ensino. O e-learning, ou ensino eletrónico, é um dos métodos de ensino com base na utilização das TIC, apresentando diversas vantagens e algumas desvantagens, como a necessidade de adaptação de todos os seus intervenientes. O b-learning ou aprendizagem mista, permite a combinação de elementos de ensino presencial com os do e-learning, permitindo uma menor “curva de aprendizagem”. O m-learning ou mobile learning oferece a possibilidade de o aluno poder aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, recorrendo a dispositivos computacionais móveis (telefones, tablets, etc.). Estes modelos e metodologias de ensino, que recorrem à utilização sistemática destas tecnologias, são geralmente suportados por um LMS (Learning Manegement System). Estes sistemas permitem diversos modos de utilização, enquadrados com os métodos apresentados anteriormente. Estes permitem uma maior eficácia no ensino, pois o Docente ou Formador tem acesso a todo um histórico de informação de um aluno ou formando de uma forma simplificada, permitindo assim verificar e avaliar a eficácia dos seus métodos de ensino. Os conteúdos, exercícios, testes, etc., estão permanentemente disponíveis na Internet, eliminando por completo as limitações presentes, neste caso, no ensino tradicional/presencial. Estas tecnologias permitem igualmente um maior dinamismo e interação com os conteúdos, atraindo e retendo muito mais facilmente a atenção dos seus utilizadores. Todas estas vantagens podem aumentar a eficiência do ensino e da aprendizagem. Estes sistemas devem ser de fácil utilização e interação, possuindo interfaces intuitivas, procurando, simultaneamente, diminuir a um valor mínimo a necessidade de formação específica para a sua utilização. Para tal, o mercado apresenta um vasto leque de possibilidades e soluções, podendo estas serem gratuitas ou comerciais. Estas duas opções apresentam por si só desvantagens. A primeira, apesar de não necessitar de licenciamento, tal como o Moodle (LMS mais utilizado em Portugal), necessita de conhecimentos técnicos para a sua adaptação, quando conjugado com a falta de suporte, poderá levar a custos adicionais para as Instituições. A segunda opção, comercial, tal como o BlackBoard (LMS predileto de Universidades em território nacional) necessita da compra de licenças, apresentando de imediato custos na sua implementação. Apesar das diversas soluções tecnológicas existentes conseguirem colmatar grande parte das limitações do ensino tradicional, estas não permitem, na maior parte dos casos, uma utilização intuitiva, eficaz e mais próxima da realidade do ensino em Portugal. Neste contexto, neste trabalho é apresentado um protótipo de uma plataforma, de nome PLATINA, disponível em http://platina.utad.pt, com as seguintes funcionalidades e potencialidades: • gestão de uma escola e do seu respetivo agrupamento; • gestão interna da escola (turmas, disciplinas, etc.); • gestão do corpo docente, administrativo e discente, com os seus respetivos registos e credenciais; • gestão e disponibilização de exercícios e jogos educativos, bem como informações essenciais sobre a resolução dos mesmos (tempo de resolução, número de tentativas, etc.); • gestão do histórico das atividades dos utilizadores do sistema; • utilização do sistema em diversas plataformas; • com suporte para tecnologias móveis. A plataforma aqui apresentada assegura a disponibilização de todos os recursos, etapas e métodos, para que a distribuição de exercícios seja realizada de uma forma organizada, eficiente lógica e segura. Os testes efetuados à plataforma, embora meramente teóricos/laboratoriais, permitem-nos concluir que esta reage de acordo com o previsto.
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O e-learning, ou ensino eletrónico, é um dos métodos de ensino com base na utilização das TIC, apresentando diversas vantagens e algumas desvantagens, como a necessidade de adaptação de todos os seus intervenientes. O b-learning ou aprendizagem mista, permite a combinação de elementos de ensino presencial com os do e-learning, permitindo uma menor “curva de aprendizagem”. O m-learning ou mobile learning oferece a possibilidade de o aluno poder aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, recorrendo a dispositivos computacionais móveis (telefones, tablets, etc.). Estes modelos e metodologias de ensino, que recorrem à utilização sistemática destas tecnologias, são geralmente suportados por um LMS (Learning Manegement System). Estes sistemas permitem diversos modos de utilização, enquadrados com os métodos apresentados anteriormente. Estes permitem uma maior eficácia no ensino, pois o Docente ou Formador tem acesso a todo um histórico de informação de um aluno ou formando de uma forma simplificada, permitindo assim verificar e avaliar a eficácia dos seus métodos de ensino. Os conteúdos, exercícios, testes, etc., estão permanentemente disponíveis na Internet, eliminando por completo as limitações presentes, neste caso, no ensino tradicional/presencial. Estas tecnologias permitem igualmente um maior dinamismo e interação com os conteúdos, atraindo e retendo muito mais facilmente a atenção dos seus utilizadores. Todas estas vantagens podem aumentar a eficiência do ensino e da aprendizagem. Estes sistemas devem ser de fácil utilização e interação, possuindo interfaces intuitivas, procurando, simultaneamente, diminuir a um valor mínimo a necessidade de formação específica para a sua utilização. Para tal, o mercado apresenta um vasto leque de possibilidades e soluções, podendo estas serem gratuitas ou comerciais. Estas duas opções apresentam por si só desvantagens. A primeira, apesar de não necessitar de licenciamento, tal como o Moodle (LMS mais utilizado em Portugal), necessita de conhecimentos técnicos para a sua adaptação, quando conjugado com a falta de suporte, poderá levar a custos adicionais para as Instituições. A segunda opção, comercial, tal como o BlackBoard (LMS predileto de Universidades em território nacional) necessita da compra de licenças, apresentando de imediato custos na sua implementação. Apesar das diversas soluções tecnológicas existentes conseguirem colmatar grande parte das limitações do ensino tradicional, estas não permitem, na maior parte dos casos, uma utilização intuitiva, eficaz e mais próxima da realidade do ensino em Portugal. Neste contexto, neste trabalho é apresentado um protótipo de uma plataforma, de nome PLATINA, disponível em http://platina.utad.pt, com as seguintes funcionalidades e potencialidades: • gestão de uma escola e do seu respetivo agrupamento; • gestão interna da escola (turmas, disciplinas, etc.); • gestão do corpo docente, administrativo e discente, com os seus respetivos registos e credenciais; • gestão e disponibilização de exercícios e jogos educativos, bem como informações essenciais sobre a resolução dos mesmos (tempo de resolução, número de tentativas, etc.); • gestão do histórico das atividades dos utilizadores do sistema; • utilização do sistema em diversas plataformas; • com suporte para tecnologias móveis. A plataforma aqui apresentada assegura a disponibilização de todos os recursos, etapas e métodos, para que a distribuição de exercícios seja realizada de uma forma organizada, eficiente lógica e segura. Os testes efetuados à plataforma, embora meramente teóricos/laboratoriais, permitem-nos concluir que esta reage de acordo com o previsto.The need to use technology in the traditional teaching method (classroom teaching) is recurrent in our society. The proliferation of the Internet and mobile devices allow us to present solutions, not only for the classroom teaching, but also as a possible evolution in the models, methods and methodologies of teaching. These technologies can be used by a wide range of age groups and socioeconomic status, due to the ease of purchase and use. The possibility of detailed data analysis in real time, the non-existence of space-time limitations, the ease of access to information and is interactive capability, allow us to state that the Information Technologies (IT) are an essential presence in teaching. E-learning, is one of the teaching methods based on IT, presenting several advantages and some disadvantages, such as the need for adaptation of its users. B-learning or mixed learning, allows the combination of classroom teaching methods elements with those of e-learning, allowing for a smaller “learning curve”. M-learning or mobile learning offers the possibility to the student to learn anytime and anywhere, with the help of mobile devices (cell phones, tablets, etc.). A Learning Management System (LMS) generally supports these models and teaching methods, which depend on technologies. These systems allow various utilization modes, in accordance with the methods presented above. These allow greater efficiency in teaching, since the teacher has access to a whole history of the student data in a simple way, allowing verifying and evaluating the effectiveness of their teaching methods. The contents, exercises, tests, etc., are always available on the Internet, nullifying the classroom teaching limitations. These technologies also allow greater dynamism and content interaction, attracting and retaining more easily the user attention. All these advantages can increase the learning and teaching efficiency. These systems should be easy to use and interact with, having an intuitive interface, and reducing to a minimum the need for specific training. For such, the market has a wide range of possibilities and solutions, which may be freeware or commercial. These two options have both advantages and disadvantages. The first one (freeware), although it does not require licensing, such as Moodle (the most used LMS in Portugal), needs technical knowledge to know it, when coupled with lack of support, can lead to additional costs for the institutions. The second option, commercial, such as Blackboard (Portuguese universities’ favorite LMS) requires the purchase of licenses, giving immediate costs for implementation. In spite of the fact that several technological solutions exits to overcomer most of the limitations of classroom teaching, they do not allow, in most cases, an intuitive, effective and close to the reality of teaching in Portugal. In this context, this work presents a prototype of a platform, named PLATINA, available at http://platina.utad.pt, with the following functionalities and potentialities: • management of a school and its respective grouping; • internal school management (classes, disciplines, etc.); • management of teachers, administration and students, with their respective records and credentials; • management and availability of exercises and educational games, as well as essential information about their solution (solution time, number of attempts, etc.); • activity history management of users of the system; • use of the system in different platforms; • support for mobile technologies. The system presented here ensures the availability of all resources, stages and methods, so that the distribution of exercises is carried out in an organized, efficient and safe way. The tests carried out on the system, although merely theoretical/laboratorial, allow us to conclude that the platform reacts as planned.2017-09-14T10:02:50Z2017-09-14T00:00:00Z2017-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8052TID:202031055porCapela, António Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:55:01Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8052Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:04.255229Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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