Kiko, a lesson planner system to enhance classes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Tiago Miguel Alves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/80272
Resumo: Dissertação de mestrado em Computer Science
id RCAP_b98a5f92eca7aae97d712c5c329232df
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80272
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Kiko, a lesson planner system to enhance classesLesson PlansTeacher support toolsTechnology-enhanced learningPedagogical tools integrationDomain-specific languagesPlanos de AulaFerramentas de suporte ao ProfessorAprendizagem assistida por tecnologiasIntegração de ferramentas pedagógicasLinguagens de domínio específicoEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaDissertação de mestrado em Computer ScienceThis document presents and discusses the outcomes of a project in the area of Pedagogical tools to support teaching. This project is part of the work in the second year of the Master degree in Software Engineering and was accomplished at Universidade do Minho in Braga, Portugal. The main outcome of this Master project is an application that allows a teacher to plan his classes by describing in a text file the topics and subtopics of the school program that he has to teach in a lesson, linking to each concept the multimedia support materials and questions that he intends to do (orally, on paper, or on the computer). This application is based on a domain specific language (DSL) specially tailored to described easily lesson plans no matter the course or the teaching topic. The application contains all user-entered lesson plans, which are automatically processed to create a classroom presentation for each subject, supporting and guiding a given class. Whenever intended by the user, the appli cation also processes all external resources, introducing hyperlinks to them in the various fields of the lesson plan. The application is publicly available at the Language-Processing Research group server.Este documento apresenta e discute os resultados de um projeto na área de ferramentas pedagógicas para apoiar o ensino. Este projeto faz parte do trabalho do segundo ano do Mestrado em Engenharia de Software e foi realizado na Universidade do Minho em Braga, Portugal. O principal resultado deste projeto de Mestrado é uma aplicação o que permite ao professor planear as suas aulas descrevendo num ficheiro de texto os tópicos e subtópicos do programa escolar que ele deve ensinar numa aula, interligando a cada conceito os materiais de suporte multimédia e perguntas que ele pretende fazer (oralmente, no papel ou no computador). Esta aplicação é baseada numa linguagem específica de domíınio (DSL), especialmente adaptada para descrever facilmente planos de aula, independentemente do curso ou do tópico de ensino. A aplicação contém em todos os planos de aula inseridos pelo utilizador, que são processados automaticamente para criar uma apresentação na sala de aula para cada disciplina, dando suporte e servindo de guião para uma determinada aula. Sempre que pretendido pelo utilizador, a aplicação também processa todos os recursos externos, introduzindo links para eles nos vários campos do plano de aula. A aplicação está disponível publicamente no servidor do grupo de Pesquisa de Processamento de Linguagens.Henriques, Pedro RangelAraújo, CristianaUniversidade do MinhoCruz, Tiago Miguel Alves2020-01-092020-01-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/80272eng203024915info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80272Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:06:22.791132Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Kiko, a lesson planner system to enhance classes
title Kiko, a lesson planner system to enhance classes
spellingShingle Kiko, a lesson planner system to enhance classes
Cruz, Tiago Miguel Alves
Lesson Plans
Teacher support tools
Technology-enhanced learning
Pedagogical tools integration
Domain-specific languages
Planos de Aula
Ferramentas de suporte ao Professor
Aprendizagem assistida por tecnologias
Integração de ferramentas pedagógicas
Linguagens de domínio específico
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
title_short Kiko, a lesson planner system to enhance classes
title_full Kiko, a lesson planner system to enhance classes
title_fullStr Kiko, a lesson planner system to enhance classes
title_full_unstemmed Kiko, a lesson planner system to enhance classes
title_sort Kiko, a lesson planner system to enhance classes
author Cruz, Tiago Miguel Alves
author_facet Cruz, Tiago Miguel Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Pedro Rangel
Araújo, Cristiana
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Tiago Miguel Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Lesson Plans
Teacher support tools
Technology-enhanced learning
Pedagogical tools integration
Domain-specific languages
Planos de Aula
Ferramentas de suporte ao Professor
Aprendizagem assistida por tecnologias
Integração de ferramentas pedagógicas
Linguagens de domínio específico
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
topic Lesson Plans
Teacher support tools
Technology-enhanced learning
Pedagogical tools integration
Domain-specific languages
Planos de Aula
Ferramentas de suporte ao Professor
Aprendizagem assistida por tecnologias
Integração de ferramentas pedagógicas
Linguagens de domínio específico
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
description Dissertação de mestrado em Computer Science
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-09
2020-01-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/80272
url https://hdl.handle.net/1822/80272
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 203024915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132479022432256