As Teorias Que as T?cnicas Auxiliares de uma Cl?nica de Internamento em Sa?de Mental Constroem Sobre os Doentes e as suas Viv?ncias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, F?tima Andreia da Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Vicente, Henrique (Orientador)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/505
Resumo: O presente estudo visa analisar as teorias/perspetivas que as t?cnicas auxiliares de uma cl?nica de internamento em sa?de mental constroem acerca dos doentes e das suas viv?ncias num contexto de internamento residencial. Para a realiza??o do presente estudo foram realizadas entrevistas a 4 t?cnicas auxiliares, com idades compreendidas entre os 30 e os 54 anos, seguindo um gui?o especificamente elaborado para o efeito, adaptado de Bicker (2014). Ap?s a realiza??o das entrevistas e transcri??o do material narrativo, os dados foram analisados seguindo uma metodologia Grounded. Foram identificadas 16 categorias, distribu?das por 4 grupos: ?Dimens?o Relacional?, ?Motiva??es para o Tratamento?, ?Dimens?o Sintom?tica? e ?Passado?. O ?ltimo grupo foi considerado a ?core category?, ou grupo central, em rela??o ao qual os restantes grupos se conectam. Os resultados indiciam que as teorias que as t?cnicas auxiliares constroem acerca dos doentes, ou seja, a compreens?o que fazem do seu comportamento actual, se centram na valoriza??o das experi?ncias precoces, na exist?ncia de eventos potencialmente traum?ticos e de padr?es relacionais disfuncionais dentro da fam?lia, particularmente na rela??o com os pais. Verificaram-se igualmente concord?ncias entre as perspectivas das entrevistadas e os modelos psicodin?micos sobre as patologias do foro psic?tico e borderline. Para a discuss?o dos resultados obtidos procedeu-se ainda ? sua compara??o com os resultados das investiga??es de Anglin (2002) e Bicker (2014) sobre o bom funcionamento de institui??es de acolhimento para crian?as e jovens. / The aim of this study was to analyze the theories / perspectives that auxiliary personnel of a mental health clinic develop about patients and their experiences in a residential treatment facility. To carry out this study we interviewed 4 workers, aged 30 to 54, using a semi-structured interview guide specifically designed for this purpose, adapted from Bicker (2014). After the interviewing process and the transcription of the narrative material, the data was analyzed using a Grounded methodology. Data analysis procedures allowed the identification of 16 categories, subdivided into 4 groups: ?Relational Dimension?, ?Motivations for the Treatment?, ?Symptomatic Dimension? and ?Past Experiences?. This last group was considered the ?core category?, to which the other groups connect. The results indicated that the theories that auxiliary personnel develop about patients, their understanding of current behavioral patterns, mainly focus on early past experiences, the existence of potentially traumatic events and dysfunctional relational patterns within their families, particularly with parents. We also verified that the interviewees? perspectives matches some elements of the psychodynamic models of psychotic and borderline disorders. Finally, we made comparisons between our results and those of Anglin?s (2002) and Bicker?s (2014) studies about the necessary factors for a good functioning in a welfare group home.
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