Expectativas profissionais dos estudantes de enfermagem de nível superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fronteira, I
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Seca, Aida, Meneses, Anastácio, Lapão, L, Ferrinho, P
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/116803
Resumo: Saúde Global e Doenças Tropicais
id RCAP_b9b438c1bdf7ef40b7ad96015140e9d0
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/116803
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Expectativas profissionais dos estudantes de enfermagem de nível superiorProfessional expectations of middle level and superior level nursing studentsevidence from two sub-saharan african countriesevidência de dois países da África SubsarianaFormaçãoEnfermeirosNível médioNível superiorAfrica sub-SaharianaTrainingNursesMiddle levelUniversity levelSub-Saharan AfricaSDG 3 - Good Health and Well-beingSaúde Global e Doenças TropicaisResumo Introdução Na última década, em alguns dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, foi criado o grau de licenciado em enfermagem (4 anos de formação de nível superior) que passou a co-existir com a formação de nível médio (3 anos). Não existe evidência sobre as expectativas profissionais dos alunos de nível superior e se estas diferem das dos de nível médio. Contudo, quando as expectativas profissionais não são atingidas, os profissionais podem ficar insatisfeitos e desmotivados o que, em última análise, condiciona a qualidade dos cuidados prestados. Objetivos Identificar e comparar as expectativas profissionais futuras dos alunos de enfermagem de nível médio e de nível superior. Material e métodos Estudo observacional, transversal, multicêntrico, realizado em duas escolas de Enfermagem da Guiné Bissau e uma de SãoTomé e Príncipe, no ano letivo de 2010/2011.A população do estudo incluiu todos os alunos do último ano das escolas selecionadas. Foi aplicado um questionário de perguntas de resposta fechada utilizado anteriormente em estudos semelhantes. De modo a identificar grupos de alunos que partilhavam caraterísticas sociodemográficas e expectativas profissionais comuns, foi usada a análise de correspondência múltipla da Escola de Leiden do software SPSS v.20. Resultados Os alunos de enfermagem de nível médio não diferiam dos de nível universitário em termos de caraterísticas sociodemográficas, independentemente do país de origem. Os estudantes de enfermagem de nível universitário esperavam trabalhar no setor privado e no público (duplo emprego), na administração central do sistema de saúde e ter um salário de mais de 200 euros esperavam trabalhar no setor público, num hospital e ganhar menos de 200 euros mensais. Discussão: O aumento do número de anos de formação dos enfermeiros não pode ser dissociado das expectativas profissionais dos recém-formados e da capacidade dos sistemas de saúde para dar resposta a estas expectativas. Se o aumento do número de anos de formação de enfermeiros for dissociado de uma política de recursos humanos da saúde mais abrangente, pode dar lugar à insatisfação e desmotivação dos enfermeiros cujo desempenho pode ser inferior, podendo mesmo abandonar a profissão ou emigrar. Abstract Background In the last decade, in some of the Portuguese Speaking African Countries, a nursing degree with four years of training (graduate/university- -level) has been created along with the pre-existing middle level /diploma training (3 years). There is no evidence on what university level students course expect of their professional life and if their expectations differ from middle-level nursing students. Nevertheless, when professional expectations are not met, professionals might get dissatisfied and unmotivated which, ultimately, will influence the quality of care they provide. Aims To identify and compare the expectations of middle level and university level nursing students towards professional life. Material and methods Multicentric cross sectional study, conducted in two nursing schools in Guinea Bissau and one nursing school in Sao Tome and Principe in 2010/2011 school year. The population of the study comprised all last year students from selected schools. We used a close ended questionnaire previously used in similar studies to collect data. We used SPSS v.20 Leiden’s School optimal scaling multiple correspondence analysis to identify groups of students that shared common socio-demographic characteristics and expectations towards professional life Results Middle level nursing students did not differ significantly from university level nursing students in terms of socio-demographic characteristics, despite the country of origin. University level nursing students expected to work in both the private and the public setor (dual practice), in the central administration of the health system and to earn more than 200 euros per month. Middle level students from SaoTome and Principe and from Guinea Bissau, expected to work in the public setor, at the hospital level and to earn 200 or less euros. Discussion The skilling up of the training of nurses cannot be dissociated from the expectations of newly graduate and the capacity of the health system to address those expectations. If not part of a broader human resources for health policy, the isolated skilling-up of nursing training can lead to unsatisfied and demotivated nurses who ultimately will deliver poor quality services, leave their job and/or migrate.Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT)Population health, policies and services (PPS)Global Health and Tropical Medicine (GHTM)RUNFronteira, ISeca, AidaMeneses, AnastácioLapão, LFerrinho, P2021-05-03T22:29:33Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article8application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/116803porPURE: 1835117https://doi.org/10.25761/anaisihmt.172info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:59:34Zoai:run.unl.pt:10362/116803Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:43:17.521556Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Expectativas profissionais dos estudantes de enfermagem de nível superior
Professional expectations of middle level and superior level nursing studentsevidence from two sub-saharan african countries
evidência de dois países da África Subsariana
title Expectativas profissionais dos estudantes de enfermagem de nível superior
spellingShingle Expectativas profissionais dos estudantes de enfermagem de nível superior
Fronteira, I
Formação
Enfermeiros
Nível médio
Nível superior
Africa sub-Sahariana
Training
Nurses
Middle level
University level
Sub-Saharan Africa
SDG 3 - Good Health and Well-being
title_short Expectativas profissionais dos estudantes de enfermagem de nível superior
title_full Expectativas profissionais dos estudantes de enfermagem de nível superior
title_fullStr Expectativas profissionais dos estudantes de enfermagem de nível superior
title_full_unstemmed Expectativas profissionais dos estudantes de enfermagem de nível superior
title_sort Expectativas profissionais dos estudantes de enfermagem de nível superior
author Fronteira, I
author_facet Fronteira, I
Seca, Aida
Meneses, Anastácio
Lapão, L
Ferrinho, P
author_role author
author2 Seca, Aida
Meneses, Anastácio
Lapão, L
Ferrinho, P
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT)
Population health, policies and services (PPS)
Global Health and Tropical Medicine (GHTM)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Fronteira, I
Seca, Aida
Meneses, Anastácio
Lapão, L
Ferrinho, P
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Enfermeiros
Nível médio
Nível superior
Africa sub-Sahariana
Training
Nurses
Middle level
University level
Sub-Saharan Africa
SDG 3 - Good Health and Well-being
topic Formação
Enfermeiros
Nível médio
Nível superior
Africa sub-Sahariana
Training
Nurses
Middle level
University level
Sub-Saharan Africa
SDG 3 - Good Health and Well-being
description Saúde Global e Doenças Tropicais
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2021-05-03T22:29:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/116803
url http://hdl.handle.net/10362/116803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv PURE: 1835117
https://doi.org/10.25761/anaisihmt.172
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 8
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138042664976384