O contexto escolar em crianças com síndrome nefrótico e com doença celíaca: percepções dos professores em áreas específicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Salomé Vieira
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862000000100010
Resumo: No âmbito de um estudo mais vasto dirigido para o impacto do Síndrome Nefrótico e da Doença Celíaca na infância, pretende-se avaliar as percepções dos professores face às crianças em áreas específicas do contexto escolar. Para tal utilizam-se dois questionários: o primeiro, construído para o efeito, contempla conteúdos como a adaptação da criança à escola, a reacção dos professores perante a doença, e a eventual interferência desta, quer na relação dos colegas e dos professores com a criança, quer no próprio rendimento escolar; o segundo visa o comportamento da criança na escola. Participam no estudo inicial 81 indivíduos, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, distribuídos por três grupos: G1 - Síndrome Nefrótico, G2 - Doença Celíaca, G3 - Grupo de Controlo, sendo cada grupo constituído por 27 crianças. Contudo, nos grupos com doença o número de crianças relativamente às quais se vem a obter informação via professores é mais reduzido: G1 - n=21; G2 - n=18. Os resultados denotam que os grupos com doença se diferenciam significativamente em alguns dos conteúdos avaliados, nomeadamente no que diz respeito à adaptação à escola e à integração na classe/turma, à interferência da doença no rendimento escolar, e mesmo em aspectos da relação do professor com a criança. As características distintas das duas doenças, designadamente em termos de gravidade e de exigências associadas ao seu controlo, poderão contribuir para as percepções diferenciais dos professores nas áreas mencionadas.
id RCAP_b9b8f9703962a2b3f95fc08a3988332f
oai_identifier_str oai:scielo:S1645-00862000000100010
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contexto escolar em crianças com síndrome nefrótico e com doença celíaca: percepções dos professores em áreas específicasPsicologia pediátricaSíndrome nefróticoDoença celíacaCriançasProfessoresNo âmbito de um estudo mais vasto dirigido para o impacto do Síndrome Nefrótico e da Doença Celíaca na infância, pretende-se avaliar as percepções dos professores face às crianças em áreas específicas do contexto escolar. Para tal utilizam-se dois questionários: o primeiro, construído para o efeito, contempla conteúdos como a adaptação da criança à escola, a reacção dos professores perante a doença, e a eventual interferência desta, quer na relação dos colegas e dos professores com a criança, quer no próprio rendimento escolar; o segundo visa o comportamento da criança na escola. Participam no estudo inicial 81 indivíduos, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, distribuídos por três grupos: G1 - Síndrome Nefrótico, G2 - Doença Celíaca, G3 - Grupo de Controlo, sendo cada grupo constituído por 27 crianças. Contudo, nos grupos com doença o número de crianças relativamente às quais se vem a obter informação via professores é mais reduzido: G1 - n=21; G2 - n=18. Os resultados denotam que os grupos com doença se diferenciam significativamente em alguns dos conteúdos avaliados, nomeadamente no que diz respeito à adaptação à escola e à integração na classe/turma, à interferência da doença no rendimento escolar, e mesmo em aspectos da relação do professor com a criança. As características distintas das duas doenças, designadamente em termos de gravidade e de exigências associadas ao seu controlo, poderão contribuir para as percepções diferenciais dos professores nas áreas mencionadas.Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde2000-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862000000100010Psicologia, Saúde & Doenças v.1 n.1 2000reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862000000100010Santos,Salomé Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:15:14Zoai:scielo:S1645-00862000000100010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:24:42.452376Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contexto escolar em crianças com síndrome nefrótico e com doença celíaca: percepções dos professores em áreas específicas
title O contexto escolar em crianças com síndrome nefrótico e com doença celíaca: percepções dos professores em áreas específicas
spellingShingle O contexto escolar em crianças com síndrome nefrótico e com doença celíaca: percepções dos professores em áreas específicas
Santos,Salomé Vieira
Psicologia pediátrica
Síndrome nefrótico
Doença celíaca
Crianças
Professores
title_short O contexto escolar em crianças com síndrome nefrótico e com doença celíaca: percepções dos professores em áreas específicas
title_full O contexto escolar em crianças com síndrome nefrótico e com doença celíaca: percepções dos professores em áreas específicas
title_fullStr O contexto escolar em crianças com síndrome nefrótico e com doença celíaca: percepções dos professores em áreas específicas
title_full_unstemmed O contexto escolar em crianças com síndrome nefrótico e com doença celíaca: percepções dos professores em áreas específicas
title_sort O contexto escolar em crianças com síndrome nefrótico e com doença celíaca: percepções dos professores em áreas específicas
author Santos,Salomé Vieira
author_facet Santos,Salomé Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Salomé Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia pediátrica
Síndrome nefrótico
Doença celíaca
Crianças
Professores
topic Psicologia pediátrica
Síndrome nefrótico
Doença celíaca
Crianças
Professores
description No âmbito de um estudo mais vasto dirigido para o impacto do Síndrome Nefrótico e da Doença Celíaca na infância, pretende-se avaliar as percepções dos professores face às crianças em áreas específicas do contexto escolar. Para tal utilizam-se dois questionários: o primeiro, construído para o efeito, contempla conteúdos como a adaptação da criança à escola, a reacção dos professores perante a doença, e a eventual interferência desta, quer na relação dos colegas e dos professores com a criança, quer no próprio rendimento escolar; o segundo visa o comportamento da criança na escola. Participam no estudo inicial 81 indivíduos, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, distribuídos por três grupos: G1 - Síndrome Nefrótico, G2 - Doença Celíaca, G3 - Grupo de Controlo, sendo cada grupo constituído por 27 crianças. Contudo, nos grupos com doença o número de crianças relativamente às quais se vem a obter informação via professores é mais reduzido: G1 - n=21; G2 - n=18. Os resultados denotam que os grupos com doença se diferenciam significativamente em alguns dos conteúdos avaliados, nomeadamente no que diz respeito à adaptação à escola e à integração na classe/turma, à interferência da doença no rendimento escolar, e mesmo em aspectos da relação do professor com a criança. As características distintas das duas doenças, designadamente em termos de gravidade e de exigências associadas ao seu controlo, poderão contribuir para as percepções diferenciais dos professores nas áreas mencionadas.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-11-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862000000100010
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862000000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862000000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia, Saúde & Doenças v.1 n.1 2000
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137325220888576