VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elisabete Mendes (Ed.)
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mesquita, Cristina (Ed.), Pires, Manuel Vara (Ed.), Lopes, Rui Pedro (Ed.)
Tipo de documento: Livro
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/25096
Resumo: É indiscutível que a situação pandémica, numa inusitada cobertura mundial, condicionou, condiciona e condicionará múltiplas dimensões das nossas vidas nos tempos (mais ou menos) próximos. Esta situação tem exigido esforços redobrados a todos os setores da sociedade para enfrentar circunstâncias ainda mais incertas, complexas e, certamente, desafiantes. O INCTE, Encontro Internacional de Formação na Docência, tem vindo a mobilizar a comunidade científica e profissional para dar respostas adequadas aos sucessivos desafios a ultrapassar. Por isso, cá estamos de novo (de forma presencial ou de forma virtual) para retomar as nossas partilhas, discussões e reflexões, seguramente necessárias e importantes nestes momentos tão exigentes. O INCTE’22, já na sua 6.ª edição, como Encontro com afirmação nacional e internacional, está empenhado, mais uma vez, na prossecução dos seus principais objetivos: • Problematizar, no quadro do processo de Bolonha, as estruturas curriculares da formação de educadores e professores; • Debater propostas didáticas inovadoras no âmbito da formação para a docência; • Refletir sobre as práticas formativas nos diversos contextos; • Analisar o contributo da formação na dinamização das instituições; • Aprofundar a comunicação entre os diferentes intervenientes na formação numa perspetiva de educação para o desenvolvimento; • Debater práticas de formação no ensino superior. Além disso, o INCTE continua a centrar a edição deste ano na temática da investigação em educação, no sentido de realçar o papel do educador ou professor investigador nas suas vertentes praxiológica e epistemológica. Reafirmamos, assim, que o INCTE’22, subordinado ao tema Incertezas e desafios na investigação em educação, incorpora uma visão de investigação em educação multidimensional, multimetódica e plurivocal, numa perspetiva de compromisso e responsabilidade compartilhada de todos, investigadores educacionais, educadores e professores. Sintam-se muito bem-vindos em Bragança, presencial ou virtualmente.
id RCAP_b9c17ecf5c6b7290148f6394749f6972
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/25096
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumosProcesso de BolonhaDidáticas inovadorasÉ indiscutível que a situação pandémica, numa inusitada cobertura mundial, condicionou, condiciona e condicionará múltiplas dimensões das nossas vidas nos tempos (mais ou menos) próximos. Esta situação tem exigido esforços redobrados a todos os setores da sociedade para enfrentar circunstâncias ainda mais incertas, complexas e, certamente, desafiantes. O INCTE, Encontro Internacional de Formação na Docência, tem vindo a mobilizar a comunidade científica e profissional para dar respostas adequadas aos sucessivos desafios a ultrapassar. Por isso, cá estamos de novo (de forma presencial ou de forma virtual) para retomar as nossas partilhas, discussões e reflexões, seguramente necessárias e importantes nestes momentos tão exigentes. O INCTE’22, já na sua 6.ª edição, como Encontro com afirmação nacional e internacional, está empenhado, mais uma vez, na prossecução dos seus principais objetivos: • Problematizar, no quadro do processo de Bolonha, as estruturas curriculares da formação de educadores e professores; • Debater propostas didáticas inovadoras no âmbito da formação para a docência; • Refletir sobre as práticas formativas nos diversos contextos; • Analisar o contributo da formação na dinamização das instituições; • Aprofundar a comunicação entre os diferentes intervenientes na formação numa perspetiva de educação para o desenvolvimento; • Debater práticas de formação no ensino superior. Além disso, o INCTE continua a centrar a edição deste ano na temática da investigação em educação, no sentido de realçar o papel do educador ou professor investigador nas suas vertentes praxiológica e epistemológica. Reafirmamos, assim, que o INCTE’22, subordinado ao tema Incertezas e desafios na investigação em educação, incorpora uma visão de investigação em educação multidimensional, multimetódica e plurivocal, numa perspetiva de compromisso e responsabilidade compartilhada de todos, investigadores educacionais, educadores e professores. Sintam-se muito bem-vindos em Bragança, presencial ou virtualmente.It is unquestionable that the pandemic situation, in an unusual worldwide coverage, has conditioned, conditions and will condition multiple dimensions of our lives in the (more or less) near future. This situation has demanded redoubled efforts from all sectors of society to face even more uncertain, complex and, certainly, challenging circumstances. INCTE, International Conference on Teacher Education, has been mobilising the scientific and professional community to give adequate answers to the succeeding challenges to be overcome. So, here we are again (in person or virtually) to recommence our shares, discussions and reflections, surely necessary and important in these demanding times. INCTE'22, already in its 6th edition, as an already renowned Conference, is committed, once again, in the pursuit of its main objectives: • To problematise, in the framework of the Bologna process, the curricular structures of the training of educators and teachers; • To debate innovative didactic proposals in the context of training for teaching; • Reflect on training practices in different contexts; • Analyse the contribution of training in invigorating institutions; • To deepen the communication between the different actors in training in a perspective of education for development; • Discuss training practices in higher education. Moreover, INCTE continues to focus this year's edition on the theme of research in education, to highlight the role of the educator or teacherresearcher in its praxeological and epistemological aspects. Thus, we reiterate that INCTE'22, under the theme “Uncertainties and challenges in educational research”, incorporates a multidimensional, multimethodological and plurivocal vision of educational research, under the banner of commitment and shared responsibility of all, educational researchers, educators and teachers.You are very welcome in Bragança, in person or virtually.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBSilva, Elisabete Mendes (Ed.)Mesquita, Cristina (Ed.)Pires, Manuel Vara (Ed.)Lopes, Rui Pedro (Ed.)2022-02-21T16:31:19Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/25096engSilva, Elisabete Mendes; Mesquita, Cristina; Pires, Manuel Vara; Lopes, Rui Pedro (Eds.) (2022). VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos. Bragança: Instituto Politécnico. ISBN 978-972-745-300-9978-972-745-300-9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:56:09Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/25096Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:15:48.981437Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos
title VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos
spellingShingle VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos
Silva, Elisabete Mendes (Ed.)
Processo de Bolonha
Didáticas inovadoras
title_short VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos
title_full VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos
title_fullStr VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos
title_full_unstemmed VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos
title_sort VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos
author Silva, Elisabete Mendes (Ed.)
author_facet Silva, Elisabete Mendes (Ed.)
Mesquita, Cristina (Ed.)
Pires, Manuel Vara (Ed.)
Lopes, Rui Pedro (Ed.)
author_role author
author2 Mesquita, Cristina (Ed.)
Pires, Manuel Vara (Ed.)
Lopes, Rui Pedro (Ed.)
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Elisabete Mendes (Ed.)
Mesquita, Cristina (Ed.)
Pires, Manuel Vara (Ed.)
Lopes, Rui Pedro (Ed.)
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de Bolonha
Didáticas inovadoras
topic Processo de Bolonha
Didáticas inovadoras
description É indiscutível que a situação pandémica, numa inusitada cobertura mundial, condicionou, condiciona e condicionará múltiplas dimensões das nossas vidas nos tempos (mais ou menos) próximos. Esta situação tem exigido esforços redobrados a todos os setores da sociedade para enfrentar circunstâncias ainda mais incertas, complexas e, certamente, desafiantes. O INCTE, Encontro Internacional de Formação na Docência, tem vindo a mobilizar a comunidade científica e profissional para dar respostas adequadas aos sucessivos desafios a ultrapassar. Por isso, cá estamos de novo (de forma presencial ou de forma virtual) para retomar as nossas partilhas, discussões e reflexões, seguramente necessárias e importantes nestes momentos tão exigentes. O INCTE’22, já na sua 6.ª edição, como Encontro com afirmação nacional e internacional, está empenhado, mais uma vez, na prossecução dos seus principais objetivos: • Problematizar, no quadro do processo de Bolonha, as estruturas curriculares da formação de educadores e professores; • Debater propostas didáticas inovadoras no âmbito da formação para a docência; • Refletir sobre as práticas formativas nos diversos contextos; • Analisar o contributo da formação na dinamização das instituições; • Aprofundar a comunicação entre os diferentes intervenientes na formação numa perspetiva de educação para o desenvolvimento; • Debater práticas de formação no ensino superior. Além disso, o INCTE continua a centrar a edição deste ano na temática da investigação em educação, no sentido de realçar o papel do educador ou professor investigador nas suas vertentes praxiológica e epistemológica. Reafirmamos, assim, que o INCTE’22, subordinado ao tema Incertezas e desafios na investigação em educação, incorpora uma visão de investigação em educação multidimensional, multimetódica e plurivocal, numa perspetiva de compromisso e responsabilidade compartilhada de todos, investigadores educacionais, educadores e professores. Sintam-se muito bem-vindos em Bragança, presencial ou virtualmente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-21T16:31:19Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/25096
url http://hdl.handle.net/10198/25096
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, Elisabete Mendes; Mesquita, Cristina; Pires, Manuel Vara; Lopes, Rui Pedro (Eds.) (2022). VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos. Bragança: Instituto Politécnico. ISBN 978-972-745-300-9
978-972-745-300-9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135441726734336