VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/25096 |
Resumo: | É indiscutível que a situação pandémica, numa inusitada cobertura mundial, condicionou, condiciona e condicionará múltiplas dimensões das nossas vidas nos tempos (mais ou menos) próximos. Esta situação tem exigido esforços redobrados a todos os setores da sociedade para enfrentar circunstâncias ainda mais incertas, complexas e, certamente, desafiantes. O INCTE, Encontro Internacional de Formação na Docência, tem vindo a mobilizar a comunidade científica e profissional para dar respostas adequadas aos sucessivos desafios a ultrapassar. Por isso, cá estamos de novo (de forma presencial ou de forma virtual) para retomar as nossas partilhas, discussões e reflexões, seguramente necessárias e importantes nestes momentos tão exigentes. O INCTE’22, já na sua 6.ª edição, como Encontro com afirmação nacional e internacional, está empenhado, mais uma vez, na prossecução dos seus principais objetivos: • Problematizar, no quadro do processo de Bolonha, as estruturas curriculares da formação de educadores e professores; • Debater propostas didáticas inovadoras no âmbito da formação para a docência; • Refletir sobre as práticas formativas nos diversos contextos; • Analisar o contributo da formação na dinamização das instituições; • Aprofundar a comunicação entre os diferentes intervenientes na formação numa perspetiva de educação para o desenvolvimento; • Debater práticas de formação no ensino superior. Além disso, o INCTE continua a centrar a edição deste ano na temática da investigação em educação, no sentido de realçar o papel do educador ou professor investigador nas suas vertentes praxiológica e epistemológica. Reafirmamos, assim, que o INCTE’22, subordinado ao tema Incertezas e desafios na investigação em educação, incorpora uma visão de investigação em educação multidimensional, multimetódica e plurivocal, numa perspetiva de compromisso e responsabilidade compartilhada de todos, investigadores educacionais, educadores e professores. Sintam-se muito bem-vindos em Bragança, presencial ou virtualmente. |
id |
RCAP_b9c17ecf5c6b7290148f6394749f6972 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/25096 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumosProcesso de BolonhaDidáticas inovadorasÉ indiscutível que a situação pandémica, numa inusitada cobertura mundial, condicionou, condiciona e condicionará múltiplas dimensões das nossas vidas nos tempos (mais ou menos) próximos. Esta situação tem exigido esforços redobrados a todos os setores da sociedade para enfrentar circunstâncias ainda mais incertas, complexas e, certamente, desafiantes. O INCTE, Encontro Internacional de Formação na Docência, tem vindo a mobilizar a comunidade científica e profissional para dar respostas adequadas aos sucessivos desafios a ultrapassar. Por isso, cá estamos de novo (de forma presencial ou de forma virtual) para retomar as nossas partilhas, discussões e reflexões, seguramente necessárias e importantes nestes momentos tão exigentes. O INCTE’22, já na sua 6.ª edição, como Encontro com afirmação nacional e internacional, está empenhado, mais uma vez, na prossecução dos seus principais objetivos: • Problematizar, no quadro do processo de Bolonha, as estruturas curriculares da formação de educadores e professores; • Debater propostas didáticas inovadoras no âmbito da formação para a docência; • Refletir sobre as práticas formativas nos diversos contextos; • Analisar o contributo da formação na dinamização das instituições; • Aprofundar a comunicação entre os diferentes intervenientes na formação numa perspetiva de educação para o desenvolvimento; • Debater práticas de formação no ensino superior. Além disso, o INCTE continua a centrar a edição deste ano na temática da investigação em educação, no sentido de realçar o papel do educador ou professor investigador nas suas vertentes praxiológica e epistemológica. Reafirmamos, assim, que o INCTE’22, subordinado ao tema Incertezas e desafios na investigação em educação, incorpora uma visão de investigação em educação multidimensional, multimetódica e plurivocal, numa perspetiva de compromisso e responsabilidade compartilhada de todos, investigadores educacionais, educadores e professores. Sintam-se muito bem-vindos em Bragança, presencial ou virtualmente.It is unquestionable that the pandemic situation, in an unusual worldwide coverage, has conditioned, conditions and will condition multiple dimensions of our lives in the (more or less) near future. This situation has demanded redoubled efforts from all sectors of society to face even more uncertain, complex and, certainly, challenging circumstances. INCTE, International Conference on Teacher Education, has been mobilising the scientific and professional community to give adequate answers to the succeeding challenges to be overcome. So, here we are again (in person or virtually) to recommence our shares, discussions and reflections, surely necessary and important in these demanding times. INCTE'22, already in its 6th edition, as an already renowned Conference, is committed, once again, in the pursuit of its main objectives: • To problematise, in the framework of the Bologna process, the curricular structures of the training of educators and teachers; • To debate innovative didactic proposals in the context of training for teaching; • Reflect on training practices in different contexts; • Analyse the contribution of training in invigorating institutions; • To deepen the communication between the different actors in training in a perspective of education for development; • Discuss training practices in higher education. Moreover, INCTE continues to focus this year's edition on the theme of research in education, to highlight the role of the educator or teacherresearcher in its praxeological and epistemological aspects. Thus, we reiterate that INCTE'22, under the theme “Uncertainties and challenges in educational research”, incorporates a multidimensional, multimethodological and plurivocal vision of educational research, under the banner of commitment and shared responsibility of all, educational researchers, educators and teachers.You are very welcome in Bragança, in person or virtually.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBSilva, Elisabete Mendes (Ed.)Mesquita, Cristina (Ed.)Pires, Manuel Vara (Ed.)Lopes, Rui Pedro (Ed.)2022-02-21T16:31:19Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/25096engSilva, Elisabete Mendes; Mesquita, Cristina; Pires, Manuel Vara; Lopes, Rui Pedro (Eds.) (2022). VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos. Bragança: Instituto Politécnico. ISBN 978-972-745-300-9978-972-745-300-9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:56:09Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/25096Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:15:48.981437Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos |
title |
VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos |
spellingShingle |
VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos Silva, Elisabete Mendes (Ed.) Processo de Bolonha Didáticas inovadoras |
title_short |
VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos |
title_full |
VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos |
title_fullStr |
VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos |
title_full_unstemmed |
VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos |
title_sort |
VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos |
author |
Silva, Elisabete Mendes (Ed.) |
author_facet |
Silva, Elisabete Mendes (Ed.) Mesquita, Cristina (Ed.) Pires, Manuel Vara (Ed.) Lopes, Rui Pedro (Ed.) |
author_role |
author |
author2 |
Mesquita, Cristina (Ed.) Pires, Manuel Vara (Ed.) Lopes, Rui Pedro (Ed.) |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Elisabete Mendes (Ed.) Mesquita, Cristina (Ed.) Pires, Manuel Vara (Ed.) Lopes, Rui Pedro (Ed.) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo de Bolonha Didáticas inovadoras |
topic |
Processo de Bolonha Didáticas inovadoras |
description |
É indiscutível que a situação pandémica, numa inusitada cobertura mundial, condicionou, condiciona e condicionará múltiplas dimensões das nossas vidas nos tempos (mais ou menos) próximos. Esta situação tem exigido esforços redobrados a todos os setores da sociedade para enfrentar circunstâncias ainda mais incertas, complexas e, certamente, desafiantes. O INCTE, Encontro Internacional de Formação na Docência, tem vindo a mobilizar a comunidade científica e profissional para dar respostas adequadas aos sucessivos desafios a ultrapassar. Por isso, cá estamos de novo (de forma presencial ou de forma virtual) para retomar as nossas partilhas, discussões e reflexões, seguramente necessárias e importantes nestes momentos tão exigentes. O INCTE’22, já na sua 6.ª edição, como Encontro com afirmação nacional e internacional, está empenhado, mais uma vez, na prossecução dos seus principais objetivos: • Problematizar, no quadro do processo de Bolonha, as estruturas curriculares da formação de educadores e professores; • Debater propostas didáticas inovadoras no âmbito da formação para a docência; • Refletir sobre as práticas formativas nos diversos contextos; • Analisar o contributo da formação na dinamização das instituições; • Aprofundar a comunicação entre os diferentes intervenientes na formação numa perspetiva de educação para o desenvolvimento; • Debater práticas de formação no ensino superior. Além disso, o INCTE continua a centrar a edição deste ano na temática da investigação em educação, no sentido de realçar o papel do educador ou professor investigador nas suas vertentes praxiológica e epistemológica. Reafirmamos, assim, que o INCTE’22, subordinado ao tema Incertezas e desafios na investigação em educação, incorpora uma visão de investigação em educação multidimensional, multimetódica e plurivocal, numa perspetiva de compromisso e responsabilidade compartilhada de todos, investigadores educacionais, educadores e professores. Sintam-se muito bem-vindos em Bragança, presencial ou virtualmente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-21T16:31:19Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/25096 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/25096 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, Elisabete Mendes; Mesquita, Cristina; Pires, Manuel Vara; Lopes, Rui Pedro (Eds.) (2022). VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos. Bragança: Instituto Politécnico. ISBN 978-972-745-300-9 978-972-745-300-9 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135441726734336 |