Desenvolvendo noções espaciais através da cartografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/31130 |
Resumo: | Constatou-se que as crianças manifestam algumas dificuldades em compreender o espaço e, consequentemente, em representá-lo. Verificou-se, também, que os mapas em sala de aula são desvalorizados para o desenvolvimento de aptidões espaciais. Desta forma, o presente Relatório Final aliou a necessidade em compreender como as crianças se apropriam do espaço com a vontade de conhecer como se ensina a leitura de mapas a crianças e, ainda, de que forma estes podem contribuir para o desenvolvimento de capacidades espaciais. Foram propostas atividades a uma turma de 3.º ano do 1.º CEB, composta por 25 crianças, pertencente a uma escola da cidade de Coimbra. Partindo deste trabalho, os/as alunos/as admitiram que aprenderam a trabalhar em grupo, desenvolvendo competências de partilha, cooperação e negociação. Os resultados obtidos indicaram que todas as crianças gostaram de realizar as atividades porque se sentiram motivadas e aprenderam de uma forma diferente da realidade do grupo. Quanto às aprendizagens ligadas ao tema da cartografia, as crianças destacaram o reconhecimento da importância dos mapas, o desenvolvimento de noções espaciais recorrendo a mapas e a compreensão da planta da sala. Com isto, reconhece-se um sentido positivo das aprendizagens alcançadas pelas crianças. Concluiu-se que contactar diretamente com mapas desde cedo sugere um olhar mais atento ao que nos rodeia, levando-nos a questionar e a refletir sobre o espaço. Proporciona, ainda, o reconhecimento da importância dos mapas e em saber lê-los. |
id |
RCAP_b9c6696610b69f7c76295404f385624b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31130 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvendo noções espaciais através da cartografiaDesenvolvimento EspacialRepresentação do EspaçoCartografiaAlfabetização CartográficaConstatou-se que as crianças manifestam algumas dificuldades em compreender o espaço e, consequentemente, em representá-lo. Verificou-se, também, que os mapas em sala de aula são desvalorizados para o desenvolvimento de aptidões espaciais. Desta forma, o presente Relatório Final aliou a necessidade em compreender como as crianças se apropriam do espaço com a vontade de conhecer como se ensina a leitura de mapas a crianças e, ainda, de que forma estes podem contribuir para o desenvolvimento de capacidades espaciais. Foram propostas atividades a uma turma de 3.º ano do 1.º CEB, composta por 25 crianças, pertencente a uma escola da cidade de Coimbra. Partindo deste trabalho, os/as alunos/as admitiram que aprenderam a trabalhar em grupo, desenvolvendo competências de partilha, cooperação e negociação. Os resultados obtidos indicaram que todas as crianças gostaram de realizar as atividades porque se sentiram motivadas e aprenderam de uma forma diferente da realidade do grupo. Quanto às aprendizagens ligadas ao tema da cartografia, as crianças destacaram o reconhecimento da importância dos mapas, o desenvolvimento de noções espaciais recorrendo a mapas e a compreensão da planta da sala. Com isto, reconhece-se um sentido positivo das aprendizagens alcançadas pelas crianças. Concluiu-se que contactar diretamente com mapas desde cedo sugere um olhar mais atento ao que nos rodeia, levando-nos a questionar e a refletir sobre o espaço. Proporciona, ainda, o reconhecimento da importância dos mapas e em saber lê-los.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumSubtil, Andreia Silvério2020-01-30T11:44:33Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31130202381838porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:51Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31130Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:40.726067Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvendo noções espaciais através da cartografia |
title |
Desenvolvendo noções espaciais através da cartografia |
spellingShingle |
Desenvolvendo noções espaciais através da cartografia Subtil, Andreia Silvério Desenvolvimento Espacial Representação do Espaço Cartografia Alfabetização Cartográfica |
title_short |
Desenvolvendo noções espaciais através da cartografia |
title_full |
Desenvolvendo noções espaciais através da cartografia |
title_fullStr |
Desenvolvendo noções espaciais através da cartografia |
title_full_unstemmed |
Desenvolvendo noções espaciais através da cartografia |
title_sort |
Desenvolvendo noções espaciais através da cartografia |
author |
Subtil, Andreia Silvério |
author_facet |
Subtil, Andreia Silvério |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Subtil, Andreia Silvério |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento Espacial Representação do Espaço Cartografia Alfabetização Cartográfica |
topic |
Desenvolvimento Espacial Representação do Espaço Cartografia Alfabetização Cartográfica |
description |
Constatou-se que as crianças manifestam algumas dificuldades em compreender o espaço e, consequentemente, em representá-lo. Verificou-se, também, que os mapas em sala de aula são desvalorizados para o desenvolvimento de aptidões espaciais. Desta forma, o presente Relatório Final aliou a necessidade em compreender como as crianças se apropriam do espaço com a vontade de conhecer como se ensina a leitura de mapas a crianças e, ainda, de que forma estes podem contribuir para o desenvolvimento de capacidades espaciais. Foram propostas atividades a uma turma de 3.º ano do 1.º CEB, composta por 25 crianças, pertencente a uma escola da cidade de Coimbra. Partindo deste trabalho, os/as alunos/as admitiram que aprenderam a trabalhar em grupo, desenvolvendo competências de partilha, cooperação e negociação. Os resultados obtidos indicaram que todas as crianças gostaram de realizar as atividades porque se sentiram motivadas e aprenderam de uma forma diferente da realidade do grupo. Quanto às aprendizagens ligadas ao tema da cartografia, as crianças destacaram o reconhecimento da importância dos mapas, o desenvolvimento de noções espaciais recorrendo a mapas e a compreensão da planta da sala. Com isto, reconhece-se um sentido positivo das aprendizagens alcançadas pelas crianças. Concluiu-se que contactar diretamente com mapas desde cedo sugere um olhar mais atento ao que nos rodeia, levando-nos a questionar e a refletir sobre o espaço. Proporciona, ainda, o reconhecimento da importância dos mapas e em saber lê-los. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01T00:00:00Z 2019-01-01T00:00:00Z 2020-01-30T11:44:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/31130 202381838 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/31130 |
identifier_str_mv |
202381838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130030199013376 |