Contributos da teoria da vinculação para a prática clínica desenvolvimental
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/6047 |
Resumo: | Resumo: As diferenças individuais da qualidade da vinculação representam condições iniciais que, em contexto de interação entre factores biológicos e ambientais, desempenham um papel dinâmico no funcionamento bio-psico-social do indivíduo. Este artigo apresenta uma breve revisão de literatura da teoria e investigação da vinculação na infância e pretende contribuir para uma perspectiva desenvolvimental na prática clínica. A investigação na vinculação tem-nos esclarecido, sobre os efeitos nas crianças de experiências precoces associadas a: (a) rotinas de cuidados fora de casa; (b) separações; (c) disfunções significativas de prestação de cuidados; (d) características das crianças com necessidades especiais. Apresentamos ainda orientações para a prática clínica dada a centralidade dos aspectos relacionais no desenvolvimento saudável das crianças. |
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Contributos da teoria da vinculação para a prática clínica desenvolvimentalVinculaçãoPerturbações de vinculaçãoNecessidades especiaisAttachmentAttachment disruptionSpecial needsResumo: As diferenças individuais da qualidade da vinculação representam condições iniciais que, em contexto de interação entre factores biológicos e ambientais, desempenham um papel dinâmico no funcionamento bio-psico-social do indivíduo. Este artigo apresenta uma breve revisão de literatura da teoria e investigação da vinculação na infância e pretende contribuir para uma perspectiva desenvolvimental na prática clínica. A investigação na vinculação tem-nos esclarecido, sobre os efeitos nas crianças de experiências precoces associadas a: (a) rotinas de cuidados fora de casa; (b) separações; (c) disfunções significativas de prestação de cuidados; (d) características das crianças com necessidades especiais. Apresentamos ainda orientações para a prática clínica dada a centralidade dos aspectos relacionais no desenvolvimento saudável das crianças.Abstract: Attachment individual differences are early conditions that, in the context of the interaction between biologic and environmental factors, play a dynamic role in the individuals’ bio-psycho-social functioning. This paper presents a brief literature review on attachment theory and research and aims to contribute to a developmental clinical perspective. Attachment research shows us the effects on infants, and children, of early experiences that are associated with: (a) out of home care systems; (b) separations; (c) significant caregiving dysfunctions; (d) the characteristics of children with special needs. We also present guidelines to clinical intervention since relational issues are central to infants’ healthy development.Edições ISPARepositório do ISPATereno, SusanaMatos, Inês2017-12-28T12:52:33Z2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/6047porTereno, S., & Matos, I. (2017). Contributos da teoria da vinculação para a prática clínica desenvolvimental. Análise Psicológica, 35(4), 409-423. https://doi.org/10.14417/ap.11150870-823110.14417/ap.1115info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-17T02:16:54Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6047Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:53.316575Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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