Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessanha,Manuela
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Pinto,Ana Isabel, Barros,Sílvia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492009000200004
Resumo: O presente estudo analisou a influência da qualidade dos contextos educativos (casa e creche) no envolvimento da criança com adultos, pares e objectos, observado em contexto de creche, e no seu desenvolvimento cognitivo, social e de linguagem. Participaram 120 crianças do Distrito do Porto, respectivas famílias e educadores. Os resultados indicaram que características da criança, a qualidade da sala de creche e os comportamentos interactivos dos educadores influenciam o envolvimento da criança em diferentes níveis de sofisticação. Verificou-se a existência de efeitos de pequena magnitude da qualidade das salas de creche nos resultados desenvolvimentais. Evidenciou-se também a existência de efeitos, pequenos a moderados, da qualidade do ambiente familiar no desenvolvimento das crianças.
id RCAP_b9ca21b0c95605b06b041e3a84bf0483
oai_identifier_str oai:scielo:S0874-20492009000200004
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criançaenvolvimentodesenvolvimentoqualidade dos contextosinteracçõesO presente estudo analisou a influência da qualidade dos contextos educativos (casa e creche) no envolvimento da criança com adultos, pares e objectos, observado em contexto de creche, e no seu desenvolvimento cognitivo, social e de linguagem. Participaram 120 crianças do Distrito do Porto, respectivas famílias e educadores. Os resultados indicaram que características da criança, a qualidade da sala de creche e os comportamentos interactivos dos educadores influenciam o envolvimento da criança em diferentes níveis de sofisticação. Verificou-se a existência de efeitos de pequena magnitude da qualidade das salas de creche nos resultados desenvolvimentais. Evidenciou-se também a existência de efeitos, pequenos a moderados, da qualidade do ambiente familiar no desenvolvimento das crianças.Associação Portuguesa de Psicologia (APP)Edições Colibri2009-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492009000200004Psicologia v.23 n.2 2009reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492009000200004Pessanha,ManuelaPinto,Ana IsabelBarros,Sílviainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:13:41Zoai:scielo:S0874-20492009000200004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:54.558517Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança
title Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança
spellingShingle Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança
Pessanha,Manuela
envolvimento
desenvolvimento
qualidade dos contextos
interacções
title_short Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança
title_full Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança
title_fullStr Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança
title_full_unstemmed Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança
title_sort Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança
author Pessanha,Manuela
author_facet Pessanha,Manuela
Pinto,Ana Isabel
Barros,Sílvia
author_role author
author2 Pinto,Ana Isabel
Barros,Sílvia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessanha,Manuela
Pinto,Ana Isabel
Barros,Sílvia
dc.subject.por.fl_str_mv envolvimento
desenvolvimento
qualidade dos contextos
interacções
topic envolvimento
desenvolvimento
qualidade dos contextos
interacções
description O presente estudo analisou a influência da qualidade dos contextos educativos (casa e creche) no envolvimento da criança com adultos, pares e objectos, observado em contexto de creche, e no seu desenvolvimento cognitivo, social e de linguagem. Participaram 120 crianças do Distrito do Porto, respectivas famílias e educadores. Os resultados indicaram que características da criança, a qualidade da sala de creche e os comportamentos interactivos dos educadores influenciam o envolvimento da criança em diferentes níveis de sofisticação. Verificou-se a existência de efeitos de pequena magnitude da qualidade das salas de creche nos resultados desenvolvimentais. Evidenciou-se também a existência de efeitos, pequenos a moderados, da qualidade do ambiente familiar no desenvolvimento das crianças.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492009000200004
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492009000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492009000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia (APP)
Edições Colibri
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia (APP)
Edições Colibri
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia v.23 n.2 2009
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137317771804672