Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492009000200004 |
Resumo: | O presente estudo analisou a influência da qualidade dos contextos educativos (casa e creche) no envolvimento da criança com adultos, pares e objectos, observado em contexto de creche, e no seu desenvolvimento cognitivo, social e de linguagem. Participaram 120 crianças do Distrito do Porto, respectivas famílias e educadores. Os resultados indicaram que características da criança, a qualidade da sala de creche e os comportamentos interactivos dos educadores influenciam o envolvimento da criança em diferentes níveis de sofisticação. Verificou-se a existência de efeitos de pequena magnitude da qualidade das salas de creche nos resultados desenvolvimentais. Evidenciou-se também a existência de efeitos, pequenos a moderados, da qualidade do ambiente familiar no desenvolvimento das crianças. |
id |
RCAP_b9ca21b0c95605b06b041e3a84bf0483 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0874-20492009000200004 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criançaenvolvimentodesenvolvimentoqualidade dos contextosinteracçõesO presente estudo analisou a influência da qualidade dos contextos educativos (casa e creche) no envolvimento da criança com adultos, pares e objectos, observado em contexto de creche, e no seu desenvolvimento cognitivo, social e de linguagem. Participaram 120 crianças do Distrito do Porto, respectivas famílias e educadores. Os resultados indicaram que características da criança, a qualidade da sala de creche e os comportamentos interactivos dos educadores influenciam o envolvimento da criança em diferentes níveis de sofisticação. Verificou-se a existência de efeitos de pequena magnitude da qualidade das salas de creche nos resultados desenvolvimentais. Evidenciou-se também a existência de efeitos, pequenos a moderados, da qualidade do ambiente familiar no desenvolvimento das crianças.Associação Portuguesa de Psicologia (APP)Edições Colibri2009-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492009000200004Psicologia v.23 n.2 2009reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492009000200004Pessanha,ManuelaPinto,Ana IsabelBarros,Sílviainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:13:41Zoai:scielo:S0874-20492009000200004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:54.558517Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança |
title |
Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança |
spellingShingle |
Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança Pessanha,Manuela envolvimento desenvolvimento qualidade dos contextos interacções |
title_short |
Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança |
title_full |
Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança |
title_fullStr |
Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança |
title_full_unstemmed |
Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança |
title_sort |
Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança |
author |
Pessanha,Manuela |
author_facet |
Pessanha,Manuela Pinto,Ana Isabel Barros,Sílvia |
author_role |
author |
author2 |
Pinto,Ana Isabel Barros,Sílvia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessanha,Manuela Pinto,Ana Isabel Barros,Sílvia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
envolvimento desenvolvimento qualidade dos contextos interacções |
topic |
envolvimento desenvolvimento qualidade dos contextos interacções |
description |
O presente estudo analisou a influência da qualidade dos contextos educativos (casa e creche) no envolvimento da criança com adultos, pares e objectos, observado em contexto de creche, e no seu desenvolvimento cognitivo, social e de linguagem. Participaram 120 crianças do Distrito do Porto, respectivas famílias e educadores. Os resultados indicaram que características da criança, a qualidade da sala de creche e os comportamentos interactivos dos educadores influenciam o envolvimento da criança em diferentes níveis de sofisticação. Verificou-se a existência de efeitos de pequena magnitude da qualidade das salas de creche nos resultados desenvolvimentais. Evidenciou-se também a existência de efeitos, pequenos a moderados, da qualidade do ambiente familiar no desenvolvimento das crianças. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-07-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492009000200004 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492009000200004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492009000200004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia (APP) Edições Colibri |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia (APP) Edições Colibri |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia v.23 n.2 2009 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137317771804672 |