Performance do olhar e espaço da imagem: representação, encenação, simulação ou utopia espacial?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carriço, Mónica Nunes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10397
Resumo: Esta dissertação destaca a intersecção da performance com a imagem e como essa intersecção mudou formas de ver e olhar a obra de arte. Com o intuito de compreender a problemática do real, encenação ou utopias proporcionada pela própria constituição da imagem, foi feita a contextualização na história do séc. XX notavelmente por este período ter sido palco de grandes mudanças sociais e consequentemente artísticas, nomeadamente pela inserção das novas tecnologias da comunicação no processo criativo. Este estudo parte de alguns exemplos de artistas que utilizaram a imagem do próprio corpo como obra e a forma como essa imagem interagiu com o público e o público com a imagem no contexto da instalação artística. Assim sendo, interessou-me explorar a representação espacial do corpo em relação à manipulação da imagem. A problematização do estudo é enfatizada em três projectos artísticos que utilizam a imagem vídeo associada à tecnologia que lhe está inerente.
id RCAP_b9ced22003fbc5bcb2cfbefaa819ebb9
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/10397
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Performance do olhar e espaço da imagem: representação, encenação, simulação ou utopia espacial?Criação artísticaCorpo humanoImagem corporalVídeoEsta dissertação destaca a intersecção da performance com a imagem e como essa intersecção mudou formas de ver e olhar a obra de arte. Com o intuito de compreender a problemática do real, encenação ou utopias proporcionada pela própria constituição da imagem, foi feita a contextualização na história do séc. XX notavelmente por este período ter sido palco de grandes mudanças sociais e consequentemente artísticas, nomeadamente pela inserção das novas tecnologias da comunicação no processo criativo. Este estudo parte de alguns exemplos de artistas que utilizaram a imagem do próprio corpo como obra e a forma como essa imagem interagiu com o público e o público com a imagem no contexto da instalação artística. Assim sendo, interessou-me explorar a representação espacial do corpo em relação à manipulação da imagem. A problematização do estudo é enfatizada em três projectos artísticos que utilizam a imagem vídeo associada à tecnologia que lhe está inerente.This dissertation highlights the performance intersection with the image and how image modified the way to see and look to an art creation. To understanding the real’s problematic, staging or utopias provided by the own image’s constitution, was made a contextualization on the history of XX’s century remarkably because this period was a big social change’s and consequently artistic stage, to be precise by the insertion of new communication technologies on the creative process. This study began from some artist examples that used the image of their own body as work and the form how that image interacted with the audience and the audience with the image on the artistic system context. Then, the searching of the spatial body representation interested me concerning to the image manipulation. The problematic of the study is emphasized on tree artistic projects that use the video image associated to the technology inherent.Universidade de Aveiro2013-05-13T11:36:41Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10397porCarriço, Mónica Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:11Zoai:ria.ua.pt:10773/10397Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:00.717631Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Performance do olhar e espaço da imagem: representação, encenação, simulação ou utopia espacial?
title Performance do olhar e espaço da imagem: representação, encenação, simulação ou utopia espacial?
spellingShingle Performance do olhar e espaço da imagem: representação, encenação, simulação ou utopia espacial?
Carriço, Mónica Nunes
Criação artística
Corpo humano
Imagem corporal
Vídeo
title_short Performance do olhar e espaço da imagem: representação, encenação, simulação ou utopia espacial?
title_full Performance do olhar e espaço da imagem: representação, encenação, simulação ou utopia espacial?
title_fullStr Performance do olhar e espaço da imagem: representação, encenação, simulação ou utopia espacial?
title_full_unstemmed Performance do olhar e espaço da imagem: representação, encenação, simulação ou utopia espacial?
title_sort Performance do olhar e espaço da imagem: representação, encenação, simulação ou utopia espacial?
author Carriço, Mónica Nunes
author_facet Carriço, Mónica Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carriço, Mónica Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Criação artística
Corpo humano
Imagem corporal
Vídeo
topic Criação artística
Corpo humano
Imagem corporal
Vídeo
description Esta dissertação destaca a intersecção da performance com a imagem e como essa intersecção mudou formas de ver e olhar a obra de arte. Com o intuito de compreender a problemática do real, encenação ou utopias proporcionada pela própria constituição da imagem, foi feita a contextualização na história do séc. XX notavelmente por este período ter sido palco de grandes mudanças sociais e consequentemente artísticas, nomeadamente pela inserção das novas tecnologias da comunicação no processo criativo. Este estudo parte de alguns exemplos de artistas que utilizaram a imagem do próprio corpo como obra e a forma como essa imagem interagiu com o público e o público com a imagem no contexto da instalação artística. Assim sendo, interessou-me explorar a representação espacial do corpo em relação à manipulação da imagem. A problematização do estudo é enfatizada em três projectos artísticos que utilizam a imagem vídeo associada à tecnologia que lhe está inerente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-05-13T11:36:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/10397
url http://hdl.handle.net/10773/10397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137521571987456