Conversas de contadores sobre o indo-português: a justificação de uma exposição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Sandra Cristina Loureiro da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/13936
Resumo: A presente dissertação intitulada Conversas de Contadores sobre o Indo-Português: a justificação de uma exposição, centra-se na peça de mobiliário “o contador indo-português”. Abordar-se-á o universo do contador tendo em consideração as suas múltiplas definições, a sua origem e a evolução histórica e tipológica da peça. Refletir-se-á sobre as várias definições e interpretações da arte indo-portuguesa e sobre os motivos que levaram à criação do Museu do Indo-Português, em Cochim, na Índia, assim como à do Museu-Palácio de São Paulo, na Ilha de Moçambique, em Moçambique. Analisar-se-á o universo do mobiliário indo-português, com especial incidência nas características do contador indo-português. Listar-se-á museus, privados e públicos, nacionais e internacionais, onde se podem encontrar contadores indo-portugueses, e apresentar-se-á a página do Facebook denominada, contador indoportuguês/indo-portuguese cabinet. No final apresenta-se o resultado de cinco entrevistas, nomeadamente a um mestre/marceneiro, a um leiloeiro, a um técnico de conservação e restauro, a um colecionador e a um antiquário que visam demonstrar, nas respetivas áreas de atividade, a importância desta peça de mobiliário. Acima de tudo, é uma forma de constatar as suas visões sobre o contador indo-português, sobre a arte indo-portuguesa e, ainda, sobre a pertinência e justificação de uma exposição. A finalidade a dissertação é dar notoriedade e visibilidade ao contador indo-português simultaneamente como objeto de mobiliário, de arte, de coleção e de elite e como contributo para a difusão do conhecimento sobre o mesmo.
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