Análise Indiscreta
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/5689 |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo reinterpretar “Visual Pleasure and Narrative Cinema” (1975), ao apresentar uma leitura diferente da que Laura Mulvey tece, nesse ensaio, sobre os filmes Rear Window (1954) e Vertigo (1958), ambos da autoria de Alfred Hitchcock. No seu ensaio, Mulvey defende a tese de que o cinema clássico de Hollywood apresenta o protagonista masculino como ativo, no sentido de ser o dono do olhar, controlando a personagem feminina, e de dominar o desenrolar da ação. Diferentemente, a personagem feminina cumpre um papel passivo, ao ser aquela que, apresentando-se como um objeto erótico, é alvo do olhar masculino. Segundo Mulvey, Rear Window e Vertigo exemplificam estas suas ideias. Por ser o protagonista masculino aquele que é ativo, Mulvey vê-o como a única opção de identificação por parte do espetador (masculino e feminino). Dito isto, posso dizer que, num sentido mais específico, viso mostrar como as protagonistas femininas de Rear Window e Vertigo não têm apenas um papel passivo e são capazes de levar a que o espetador feminino se identifique com elas. Após a publicação de “Visual Pleasure and Narrative Cinema”, surgiram alguns trabalhos focados no papel do espetador feminino, criticando a tese de Mulvey que toma o espetador como um todo. Estes estudos centraram-se particularmente nos filmes de Hitchcock, sendo este um dos realizadores mais estudado no campo dos estudos feministas. Trabalhos focados em Rear Window e em Vertigo que visam apresentar uma leitura alternativa à de Mulvey, abordando a questão do espetador feminino, da possível identificação com a protagonista e deixando de associar apenas o papel ativo ao homem e o passivo à mulher, serão igualmente aqui abordados, servindo de apoio para a construção das minhas análises fílmicas. No final da dissertação, irá chegar-se à conclusão de que as protagonistas de Rear Window e Vertigo se revelam ativas e conseguem suscitar um mecanismo de identificação por parte do espetador feminino. |
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Análise IndiscretaReinterpretação da teoria feminista de Laura Mulvey sobre Rear Window (1954) e Vertigo (1958), de Alfred HitchcockEspetador FemininoIdentificaçãoLaura MulveyRear WindowTeoria Fílmica FeministaVertigo.Domínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA presente dissertação tem como objetivo reinterpretar “Visual Pleasure and Narrative Cinema” (1975), ao apresentar uma leitura diferente da que Laura Mulvey tece, nesse ensaio, sobre os filmes Rear Window (1954) e Vertigo (1958), ambos da autoria de Alfred Hitchcock. No seu ensaio, Mulvey defende a tese de que o cinema clássico de Hollywood apresenta o protagonista masculino como ativo, no sentido de ser o dono do olhar, controlando a personagem feminina, e de dominar o desenrolar da ação. Diferentemente, a personagem feminina cumpre um papel passivo, ao ser aquela que, apresentando-se como um objeto erótico, é alvo do olhar masculino. Segundo Mulvey, Rear Window e Vertigo exemplificam estas suas ideias. Por ser o protagonista masculino aquele que é ativo, Mulvey vê-o como a única opção de identificação por parte do espetador (masculino e feminino). Dito isto, posso dizer que, num sentido mais específico, viso mostrar como as protagonistas femininas de Rear Window e Vertigo não têm apenas um papel passivo e são capazes de levar a que o espetador feminino se identifique com elas. Após a publicação de “Visual Pleasure and Narrative Cinema”, surgiram alguns trabalhos focados no papel do espetador feminino, criticando a tese de Mulvey que toma o espetador como um todo. Estes estudos centraram-se particularmente nos filmes de Hitchcock, sendo este um dos realizadores mais estudado no campo dos estudos feministas. Trabalhos focados em Rear Window e em Vertigo que visam apresentar uma leitura alternativa à de Mulvey, abordando a questão do espetador feminino, da possível identificação com a protagonista e deixando de associar apenas o papel ativo ao homem e o passivo à mulher, serão igualmente aqui abordados, servindo de apoio para a construção das minhas análises fílmicas. No final da dissertação, irá chegar-se à conclusão de que as protagonistas de Rear Window e Vertigo se revelam ativas e conseguem suscitar um mecanismo de identificação por parte do espetador feminino.This dissertation aims to reinterpret "Visual Pleasure and Narrative Cinema" (1975), presenting a different reading from Laura Mulvey of the movies Rear Window (1954) and Vertigo (1958), both directed by Alfred Hitchcock. In her essay, Mulvey advocates the thesis that classical Hollywood cinema presents the male protagonist as active, in the sense that he dominates the course of action and is the owner of the gaze, controlling the female character. In contrast, the female character plays a passive role, presenting herself as an erotic object and the target of the male gaze. According to Mulvey, Rear Window and Vertigo exemplify these ideas. Since the male protagonist is the active character, Mulvey sees him as the only option for identification by the spectator (male and female). In a more specific sense, I intend to show how the female protagonists of Rear Window and Vertigo don’t have only a passive role and are also able to cause the female spectator to identify with them. After the publication of "Visual Pleasure and Narrative Cinema", several studies appeared, concentrating in the role of the female spectator and criticizing Mulvey for taking the spectator as a whole (male and female). These studies have focused particularly in Hitchcock’s movies, making him one of the most studied directors in the field of the feminist research. A few studies focused in Rear Window and Vertigo aimed at offering an alternative reading to Mulvey’s proposal, addressing the question of the female spectator, the possible identification with the female protagonist and undermining the rigid association between active/masculine and passive/feminine. These studies will be supporting my filmic analysis in this thesis. At the end of the dissertation, we will conclude that the female protagonists of Rear Window and Vertigo have an active role in the story and can lead to an identification mechanism by the female spectator.Mancelos, Joaquim João Cunha Braamcamp deuBibliorumRodrigues, Miguel Moreira2018-08-23T14:24:43Z2014-10-282014-10-72014-10-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5689TID:201336200porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:43:49Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5689Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:34.029363Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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