Media digitais e disseminação da New Media Art : o caso português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Diana Margarida de Oliveira Faria
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/37288
Resumo: Na era da revolução digital, impulsionada pela emergência da internet, a comunicação sofreu profundas alterações. Assim, as formas de disseminação de conhecimento foram adaptadas às plataformas media que surgiam no mundo online. Mais recentemente, as tecnologias móveis, como smartphones e tablets, transformaram a experiência diária da Internet, integrando ainda mais os media digitais no fluxo da vida quotidiana. Neste contexto, a Internet tem-se afirmado enquanto ferramenta de comunicação e até de criação artística. Esta prática fez surgir a new media art, a arte que designa todos os projectos que utilizam as tecnologias emergentes e que se focam as possibilidades culturais, estéticas e políticas das novas ferramentas. Os responsáveis pela dinâmica comunicacional virtual são os próprios artistas de new media art, assim como outros profissionais das artes e agentes culturais, sobretudo relacionados com as instituições culturais e artísticas portuguesas. Os criadores partilham as suas peças de arte nos seus websites e redes sociais através dos seus próprios meios. Também as instituições, como os museus ou galerias, têm um papel fundamental na estruturação destes equipamentos no meio online, através da utilização dos media digitais. A presente dissertação serve para compreender as estratégias de comunicação utilizadas pelos artistas, pelas iniciativas e pelas instituições culturais e artísticas, como também a eficácia das mesmas. Assim, a investigação empírica baseou-se na realização de entrevistas a artistas de new media art, a curadores/directores artísticos e a docentes especializados na área da comunicação, da arte digital e da museologia. Na presente investigação concluiu-se que, os media digitais são os principais veículos de comunicação de obras de new media art, utilizados pelos profissionais das artes, pois partilham de uma característica fundamental – o ambiente digital.
id RCAP_ba0310a1807d92fb11268d5338603f89
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37288
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Media digitais e disseminação da New Media Art : o caso portuguêsComunicaçãoMedia digitaisNew Media ArtArtistasInstituições culturaisCommunicationDigital mediaArtistsCultural institutionsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoNa era da revolução digital, impulsionada pela emergência da internet, a comunicação sofreu profundas alterações. Assim, as formas de disseminação de conhecimento foram adaptadas às plataformas media que surgiam no mundo online. Mais recentemente, as tecnologias móveis, como smartphones e tablets, transformaram a experiência diária da Internet, integrando ainda mais os media digitais no fluxo da vida quotidiana. Neste contexto, a Internet tem-se afirmado enquanto ferramenta de comunicação e até de criação artística. Esta prática fez surgir a new media art, a arte que designa todos os projectos que utilizam as tecnologias emergentes e que se focam as possibilidades culturais, estéticas e políticas das novas ferramentas. Os responsáveis pela dinâmica comunicacional virtual são os próprios artistas de new media art, assim como outros profissionais das artes e agentes culturais, sobretudo relacionados com as instituições culturais e artísticas portuguesas. Os criadores partilham as suas peças de arte nos seus websites e redes sociais através dos seus próprios meios. Também as instituições, como os museus ou galerias, têm um papel fundamental na estruturação destes equipamentos no meio online, através da utilização dos media digitais. A presente dissertação serve para compreender as estratégias de comunicação utilizadas pelos artistas, pelas iniciativas e pelas instituições culturais e artísticas, como também a eficácia das mesmas. Assim, a investigação empírica baseou-se na realização de entrevistas a artistas de new media art, a curadores/directores artísticos e a docentes especializados na área da comunicação, da arte digital e da museologia. Na presente investigação concluiu-se que, os media digitais são os principais veículos de comunicação de obras de new media art, utilizados pelos profissionais das artes, pois partilham de uma característica fundamental – o ambiente digital.In the era of the digital revolution, driven by the emergence of the internet, communication has undergone profound changes. Thus, the ways of disseminating knowledge were adapted to the media platforms that appeared in the online world. More recently, mobile technologies, such as smartphones and tablets, have transformed the daily Internet experience, further integrating digital media into the flow of everyday life. In this context, the Internet has established itself as a tool for communication and even artistic creation. This practice gave rise to new media art, the art that designates all projects that use emerging technologies and that focus on the cultural, aesthetic and political possibilities of the new tools. Those responsible for the virtual communicational dynamics are the new media art artists themselves, as well as other professionals of the arts and cultural agents, mainly related to Portuguese cultural and artistic institutions. Creators share their art pieces on their websites and social media through their own means. Institutions, such as museums or galleries, also have a fundamental role in structuring this equipment in the online environment, through the use of digital media. This dissertation serves to understand the communication strategies used by artists, initiatives and cultural and artistic institutions, as well as their effectiveness. Thus, the empirical investigation was based on interviews with new media art artists, curators/artistic directors and professors specializing in communication, digital art and museology. In the present investigation it was concluded that, digital media are the main vehicles for the communication of new media art works, used by art professionals, as they share a fundamental characteristic - the digital environment.Ferreira, Cátia Sofia AfonsoPinto, PauloVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMonteiro, Diana Margarida de Oliveira Faria2022-04-08T09:32:09Z2021-02-262020-112021-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37288TID:202731472porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:37:02Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37288Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:37:02Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Media digitais e disseminação da New Media Art : o caso português
title Media digitais e disseminação da New Media Art : o caso português
spellingShingle Media digitais e disseminação da New Media Art : o caso português
Monteiro, Diana Margarida de Oliveira Faria
Comunicação
Media digitais
New Media Art
Artistas
Instituições culturais
Communication
Digital media
Artists
Cultural institutions
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Media digitais e disseminação da New Media Art : o caso português
title_full Media digitais e disseminação da New Media Art : o caso português
title_fullStr Media digitais e disseminação da New Media Art : o caso português
title_full_unstemmed Media digitais e disseminação da New Media Art : o caso português
title_sort Media digitais e disseminação da New Media Art : o caso português
author Monteiro, Diana Margarida de Oliveira Faria
author_facet Monteiro, Diana Margarida de Oliveira Faria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Cátia Sofia Afonso
Pinto, Paulo
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Diana Margarida de Oliveira Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Media digitais
New Media Art
Artistas
Instituições culturais
Communication
Digital media
Artists
Cultural institutions
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Comunicação
Media digitais
New Media Art
Artistas
Instituições culturais
Communication
Digital media
Artists
Cultural institutions
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Na era da revolução digital, impulsionada pela emergência da internet, a comunicação sofreu profundas alterações. Assim, as formas de disseminação de conhecimento foram adaptadas às plataformas media que surgiam no mundo online. Mais recentemente, as tecnologias móveis, como smartphones e tablets, transformaram a experiência diária da Internet, integrando ainda mais os media digitais no fluxo da vida quotidiana. Neste contexto, a Internet tem-se afirmado enquanto ferramenta de comunicação e até de criação artística. Esta prática fez surgir a new media art, a arte que designa todos os projectos que utilizam as tecnologias emergentes e que se focam as possibilidades culturais, estéticas e políticas das novas ferramentas. Os responsáveis pela dinâmica comunicacional virtual são os próprios artistas de new media art, assim como outros profissionais das artes e agentes culturais, sobretudo relacionados com as instituições culturais e artísticas portuguesas. Os criadores partilham as suas peças de arte nos seus websites e redes sociais através dos seus próprios meios. Também as instituições, como os museus ou galerias, têm um papel fundamental na estruturação destes equipamentos no meio online, através da utilização dos media digitais. A presente dissertação serve para compreender as estratégias de comunicação utilizadas pelos artistas, pelas iniciativas e pelas instituições culturais e artísticas, como também a eficácia das mesmas. Assim, a investigação empírica baseou-se na realização de entrevistas a artistas de new media art, a curadores/directores artísticos e a docentes especializados na área da comunicação, da arte digital e da museologia. Na presente investigação concluiu-se que, os media digitais são os principais veículos de comunicação de obras de new media art, utilizados pelos profissionais das artes, pois partilham de uma característica fundamental – o ambiente digital.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11
2021-02-26
2021-02-26T00:00:00Z
2022-04-08T09:32:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/37288
TID:202731472
url http://hdl.handle.net/10400.14/37288
identifier_str_mv TID:202731472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817547044389126144