A relação entre as ações de responsabilidade social das marcas de luxo e a notoriedade: o caso das Josefinas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/88872 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
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A relação entre as ações de responsabilidade social das marcas de luxo e a notoriedade: o caso das JosefinasThe relationship between the social responsibility actions of luxury brands and notoriety: the case of JosefinasResponsabilidade socialNotoriedadeMarcas de luxoJosefinasSocial responsabilityNotorietyLuxury brandsCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)Este relatório de estágio investiga qual a relação entre a responsabilidade social das marcas de luxo e a notoriedade. Foca-se no caso da marca de luxo portuguesa Josefinas e surge da experiência de estágio na agência BloomIdea ocorrido entre outubro e dezembro de 2022. A responsabilidade social nas empresas refere-se às obrigações que as empresas têm de agir de forma ética e contribuir positivamente para a sociedade e o meio ambiente. Apesar de as marcas de luxo estarem associadas a produtos de alta qualidade, exclusividade e prestígio, estas também enfrentam expectativas crescentes de responsabilidade social e ambiental por parte dos consumidores e da sociedade em geral. Portanto, as marcas de luxo estão cada vez mais a incorporar iniciativas de responsabilidade social nas suas estratégias de negócios e de comunicação, gerando notoriedade para a marca. A parte empírica do estudo foi realizada através de análise documental e entrevistas semiestruturadas, analisadas e organizadas em diferentes temas e também a partir da observação direta do estágio curricular. Os resultados reforçam a importância das ações de responsabilidade social na Josefinas. Desta forma, as entrevistas ressaltam que a responsabilidade social e a notoriedade se cruzam e que tendo uma boa estratégia de responsabilidade social, a notoriedade da marca aumenta, solidificando o papel que a mesma deixa no mundo.This internship report investigates the relationship between the social responsibility of luxury brands and notoriety. It focuses on the case of the Portuguese luxury brand Josefinas and arises from the internship experience that took place between October and December 2022. Social responsibility in companies refers to the obligations that companies have to act ethically and contribute positively to society and the environment. Although luxury brands are associated with high quality, exclusivity and prestige products, they also face increasing expectations of social and environmental responsibility from consumers and society in general. Therefore, luxury brands are increasingly incorporating social responsibility initiatives into their business strategies, generating brand awareness. The empirical part of the study was carried out through documentary analysis and semi-structured interviews, analyzed and organized into different themes and also based on direct observation of the curricular internship. The results reinforce the importance of social responsibility actions at Josefinas. In this way, the interviews emphasize that social responsibility and notoriety intersect and that by having a good social responsibility strategy, the brand's notoriety increases, solidifying the role it plays in the world.Duarte Melo, AnaUniversidade do MinhoSilva, Filipa Vieira2024-01-302024-01-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/88872por203530730info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-24T01:24:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88872Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:11:04.393810Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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