O efeito abrasivo da resistência ao impacto de materiais compósitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, José João Meira da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/38915
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
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spelling O efeito abrasivo da resistência ao impacto de materiais compósitosThe abrasive effect of the impact resistance of composite materialsCompósitosVidro-epoxiTeste de ErosãoDegradação de CompósitosResistência ao ImpactoGlassepoxy compositesErosion TestComposite DegradationImpact StrengthDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de CoimbraHoje em dia, devido aos elevados custos energéticos para o transporte de mercadorias e pessoas, é necessário reduzir ao máximo a tara dos equipamentos utilizados, mantendo as propriedades mecânicas por questões de segurança. Para além dos consumos energéticos, também é necessário ter em conta os fatores ambientais. Neste sentido surgem o investimento no estudo de materiais compósitos para obter alternativas equivalentes aos materiais utilizados tradicionalmente. A indústria aeronáutica é um dos exemplos que mais investe no desenvolvimento deste tipo de materiais. Quando os equipamentos estão em movimento, ficam expostos muitas das vezes a condições adversas, alterando as suas propriedades mecânicas e colocando em risco a segurança do equipamento. No caso dos aviões, as chuvas de granizo são um bom exemplo real das condições não ideais que atravessam. O objetivo da dissertação é o estudo das propriedades de laminados de vidro/epóxi, sujeitos previamente a erosão com corindo, para serem analisadas as suas propriedades com ensaio de multi-impactos. Nos testes de erosão altera-se o ângulo de embate, a distância de incidência e a dimensão do corindo. Em todos os casos existe um provete de teste para se compararem os resultados obtidos através de curvas Força – Tempo, Força – Deslocamento e Energia – Tempo. A diminuição da distância, aumento do tamanho de grão do corindo e o aumento do ângulo entre o injetor e a placa diminuem a rigidez de flexão ao impacto dos laminados, bem como, a integridade estrutural dos compósitos.2014-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/38915http://hdl.handle.net/10316/38915TID:201663937porCosta, José João Meira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-26T21:44:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/38915Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:59:07.921295Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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