Estratégias informativas de um jornal híbrido: o caso do “I” nos media portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, João Ricardo Mendes de Freitas
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5957
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.
id RCAP_ba24954756a67f1fa0435eb470b8cc92
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5957
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias informativas de um jornal híbrido: o caso do “I” nos media portuguesesJornalismoImprensaDesign gráficoAgenda-settingJornal "I"Jornal "Público"Jornal "Diário de Notícias"Newspaper "I"JournalismMediaGraphic designNewspaper "Público"Newspaper "Diário de Notícias"Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.No momento em que se afigura o desaparecimento da imprensa escrita enquanto meio de comunicação social, foi com surpresa que surgiu um novo título com aspirações a tornar-se um meio de comunicação de referência. O jornal “i” quer ocupar um espaço no reduzido mercado comunicacional português, angariando o seu próprio público. Em função das suas estratégias informativas, o jornal “i” apresenta menos texto e uma maior componente visual nas suas páginas, muito por força de um design gráfico inovador. A sua organização editorial é distinta dos seus concorrentes, veiculando uma paleta de informações mais variada através de textos com maior profundidade de tratamento e análise.ABSTRACT: At the time when the vanishing of the newspaper, as mass media, is taken for granted, it’s with great surprise a new title is born and wants to become an important media. The newspaper “i” wants is own space in the narrow communicational Portuguese market, gathering its own public. In order to put its informational strategies in practice, the newspaper “i”, delivers less text and a stronger visual aspect on its pages, through an original graphic design. The way its sections are arranged are very different form its competition, delivering a wider palette of information, through in-depth texts with more analysis and context.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialCardoso, GustavoRCIPLPereira, João Ricardo Mendes de Freitas2016-04-12T10:55:48Z2011-01-062011-01-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5957TID:201249677porPEREIRA, João Ricardo Mendes de Freitas - Estratégias informativas de um jornal híbrido: o caso do “I” nos media portugueses. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2011. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-21T02:16:54Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5957Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:10.326560Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias informativas de um jornal híbrido: o caso do “I” nos media portugueses
title Estratégias informativas de um jornal híbrido: o caso do “I” nos media portugueses
spellingShingle Estratégias informativas de um jornal híbrido: o caso do “I” nos media portugueses
Pereira, João Ricardo Mendes de Freitas
Jornalismo
Imprensa
Design gráfico
Agenda-setting
Jornal "I"
Jornal "Público"
Jornal "Diário de Notícias"
Newspaper "I"
Journalism
Media
Graphic design
Newspaper "Público"
Newspaper "Diário de Notícias"
title_short Estratégias informativas de um jornal híbrido: o caso do “I” nos media portugueses
title_full Estratégias informativas de um jornal híbrido: o caso do “I” nos media portugueses
title_fullStr Estratégias informativas de um jornal híbrido: o caso do “I” nos media portugueses
title_full_unstemmed Estratégias informativas de um jornal híbrido: o caso do “I” nos media portugueses
title_sort Estratégias informativas de um jornal híbrido: o caso do “I” nos media portugueses
author Pereira, João Ricardo Mendes de Freitas
author_facet Pereira, João Ricardo Mendes de Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Gustavo
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, João Ricardo Mendes de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo
Imprensa
Design gráfico
Agenda-setting
Jornal "I"
Jornal "Público"
Jornal "Diário de Notícias"
Newspaper "I"
Journalism
Media
Graphic design
Newspaper "Público"
Newspaper "Diário de Notícias"
topic Jornalismo
Imprensa
Design gráfico
Agenda-setting
Jornal "I"
Jornal "Público"
Jornal "Diário de Notícias"
Newspaper "I"
Journalism
Media
Graphic design
Newspaper "Público"
Newspaper "Diário de Notícias"
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-06
2011-01-06T00:00:00Z
2016-04-12T10:55:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5957
TID:201249677
url http://hdl.handle.net/10400.21/5957
identifier_str_mv TID:201249677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv PEREIRA, João Ricardo Mendes de Freitas - Estratégias informativas de um jornal híbrido: o caso do “I” nos media portugueses. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2011. Dissertação de mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133409770995712