Estratégias informativas de um jornal híbrido: o caso do “I” nos media portugueses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/5957 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia. |
id |
RCAP_ba24954756a67f1fa0435eb470b8cc92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5957 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias informativas de um jornal híbrido: o caso do “I” nos media portuguesesJornalismoImprensaDesign gráficoAgenda-settingJornal "I"Jornal "Público"Jornal "Diário de Notícias"Newspaper "I"JournalismMediaGraphic designNewspaper "Público"Newspaper "Diário de Notícias"Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.No momento em que se afigura o desaparecimento da imprensa escrita enquanto meio de comunicação social, foi com surpresa que surgiu um novo título com aspirações a tornar-se um meio de comunicação de referência. O jornal “i” quer ocupar um espaço no reduzido mercado comunicacional português, angariando o seu próprio público. Em função das suas estratégias informativas, o jornal “i” apresenta menos texto e uma maior componente visual nas suas páginas, muito por força de um design gráfico inovador. A sua organização editorial é distinta dos seus concorrentes, veiculando uma paleta de informações mais variada através de textos com maior profundidade de tratamento e análise.ABSTRACT: At the time when the vanishing of the newspaper, as mass media, is taken for granted, it’s with great surprise a new title is born and wants to become an important media. The newspaper “i” wants is own space in the narrow communicational Portuguese market, gathering its own public. In order to put its informational strategies in practice, the newspaper “i”, delivers less text and a stronger visual aspect on its pages, through an original graphic design. The way its sections are arranged are very different form its competition, delivering a wider palette of information, through in-depth texts with more analysis and context.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialCardoso, GustavoRCIPLPereira, João Ricardo Mendes de Freitas2016-04-12T10:55:48Z2011-01-062011-01-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5957TID:201249677porPEREIRA, João Ricardo Mendes de Freitas - Estratégias informativas de um jornal híbrido: o caso do “I” nos media portugueses. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2011. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-21T02:16:54Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5957Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:10.326560Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias informativas de um jornal híbrido: o caso do “I” nos media portugueses |
title |
Estratégias informativas de um jornal híbrido: o caso do “I” nos media portugueses |
spellingShingle |
Estratégias informativas de um jornal híbrido: o caso do “I” nos media portugueses Pereira, João Ricardo Mendes de Freitas Jornalismo Imprensa Design gráfico Agenda-setting Jornal "I" Jornal "Público" Jornal "Diário de Notícias" Newspaper "I" Journalism Media Graphic design Newspaper "Público" Newspaper "Diário de Notícias" |
title_short |
Estratégias informativas de um jornal híbrido: o caso do “I” nos media portugueses |
title_full |
Estratégias informativas de um jornal híbrido: o caso do “I” nos media portugueses |
title_fullStr |
Estratégias informativas de um jornal híbrido: o caso do “I” nos media portugueses |
title_full_unstemmed |
Estratégias informativas de um jornal híbrido: o caso do “I” nos media portugueses |
title_sort |
Estratégias informativas de um jornal híbrido: o caso do “I” nos media portugueses |
author |
Pereira, João Ricardo Mendes de Freitas |
author_facet |
Pereira, João Ricardo Mendes de Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardoso, Gustavo RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, João Ricardo Mendes de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo Imprensa Design gráfico Agenda-setting Jornal "I" Jornal "Público" Jornal "Diário de Notícias" Newspaper "I" Journalism Media Graphic design Newspaper "Público" Newspaper "Diário de Notícias" |
topic |
Jornalismo Imprensa Design gráfico Agenda-setting Jornal "I" Jornal "Público" Jornal "Diário de Notícias" Newspaper "I" Journalism Media Graphic design Newspaper "Público" Newspaper "Diário de Notícias" |
description |
Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-06 2011-01-06T00:00:00Z 2016-04-12T10:55:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/5957 TID:201249677 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/5957 |
identifier_str_mv |
TID:201249677 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
PEREIRA, João Ricardo Mendes de Freitas - Estratégias informativas de um jornal híbrido: o caso do “I” nos media portugueses. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2011. Dissertação de mestrado. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133409770995712 |