A escola inclusiva e a igualdade de oportunidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zêzere, Paula
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/6598
Resumo: A autora faz uma reflexão sobre a nova ordem socio- económica e cultural e a sua influência sobre a elaboração de normas, padrões e modelos que regulam os comportamentos. É feita referência às respostas acessíveis às pessoas com necessidades especiais nomeadamente nos planos legal e educativo. É ainda destacada a Escola Inclusiva, paradigma que permitiu deslocar o enfoque da intervenção do domínio estritamente médico para o âmbito psicopedagógico
id RCAP_ba331042857656c2316664ba72dccfc1
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6598
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escola inclusiva e a igualdade de oportunidadesPessoas com necessidades especiaisEducaçãoEscola InclusivaEscola InclusivaPeople with special needsEducationInclusive SchoolA autora faz uma reflexão sobre a nova ordem socio- económica e cultural e a sua influência sobre a elaboração de normas, padrões e modelos que regulam os comportamentos. É feita referência às respostas acessíveis às pessoas com necessidades especiais nomeadamente nos planos legal e educativo. É ainda destacada a Escola Inclusiva, paradigma que permitiu deslocar o enfoque da intervenção do domínio estritamente médico para o âmbito psicopedagógicoABSTRACT: The author reflects on the new social-economic and cultural order and its influence on norms, patterns and models that regulate behaviours. A reference is made to the answers available to people with special needs, namely on the legal and educational level. Inclusive School, the paradigm that allowed intervention to move from the medical domain into the psychopedagogical domain, is emphasisedInstituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAZêzere, Paula2018-09-11T13:15:32Z2002-01-01T00:00:00Z2002-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/6598porAnálise Psicológica, XX(3), 401-406info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:42:19Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6598Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:26.594630Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escola inclusiva e a igualdade de oportunidades
title A escola inclusiva e a igualdade de oportunidades
spellingShingle A escola inclusiva e a igualdade de oportunidades
Zêzere, Paula
Pessoas com necessidades especiais
Educação
Escola Inclusiva
Escola Inclusiva
People with special needs
Education
Inclusive School
title_short A escola inclusiva e a igualdade de oportunidades
title_full A escola inclusiva e a igualdade de oportunidades
title_fullStr A escola inclusiva e a igualdade de oportunidades
title_full_unstemmed A escola inclusiva e a igualdade de oportunidades
title_sort A escola inclusiva e a igualdade de oportunidades
author Zêzere, Paula
author_facet Zêzere, Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Zêzere, Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoas com necessidades especiais
Educação
Escola Inclusiva
Escola Inclusiva
People with special needs
Education
Inclusive School
topic Pessoas com necessidades especiais
Educação
Escola Inclusiva
Escola Inclusiva
People with special needs
Education
Inclusive School
description A autora faz uma reflexão sobre a nova ordem socio- económica e cultural e a sua influência sobre a elaboração de normas, padrões e modelos que regulam os comportamentos. É feita referência às respostas acessíveis às pessoas com necessidades especiais nomeadamente nos planos legal e educativo. É ainda destacada a Escola Inclusiva, paradigma que permitiu deslocar o enfoque da intervenção do domínio estritamente médico para o âmbito psicopedagógico
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-01-01T00:00:00Z
2002-01-01T00:00:00Z
2018-09-11T13:15:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/6598
url http://hdl.handle.net/10400.12/6598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Análise Psicológica, XX(3), 401-406
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130105224626176