A escola inclusiva e a igualdade de oportunidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/6598 |
Resumo: | A autora faz uma reflexão sobre a nova ordem socio- económica e cultural e a sua influência sobre a elaboração de normas, padrões e modelos que regulam os comportamentos. É feita referência às respostas acessíveis às pessoas com necessidades especiais nomeadamente nos planos legal e educativo. É ainda destacada a Escola Inclusiva, paradigma que permitiu deslocar o enfoque da intervenção do domínio estritamente médico para o âmbito psicopedagógico |
id |
RCAP_ba331042857656c2316664ba72dccfc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6598 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A escola inclusiva e a igualdade de oportunidadesPessoas com necessidades especiaisEducaçãoEscola InclusivaEscola InclusivaPeople with special needsEducationInclusive SchoolA autora faz uma reflexão sobre a nova ordem socio- económica e cultural e a sua influência sobre a elaboração de normas, padrões e modelos que regulam os comportamentos. É feita referência às respostas acessíveis às pessoas com necessidades especiais nomeadamente nos planos legal e educativo. É ainda destacada a Escola Inclusiva, paradigma que permitiu deslocar o enfoque da intervenção do domínio estritamente médico para o âmbito psicopedagógicoABSTRACT: The author reflects on the new social-economic and cultural order and its influence on norms, patterns and models that regulate behaviours. A reference is made to the answers available to people with special needs, namely on the legal and educational level. Inclusive School, the paradigm that allowed intervention to move from the medical domain into the psychopedagogical domain, is emphasisedInstituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAZêzere, Paula2018-09-11T13:15:32Z2002-01-01T00:00:00Z2002-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/6598porAnálise Psicológica, XX(3), 401-406info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:42:19Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6598Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:26.594630Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola inclusiva e a igualdade de oportunidades |
title |
A escola inclusiva e a igualdade de oportunidades |
spellingShingle |
A escola inclusiva e a igualdade de oportunidades Zêzere, Paula Pessoas com necessidades especiais Educação Escola Inclusiva Escola Inclusiva People with special needs Education Inclusive School |
title_short |
A escola inclusiva e a igualdade de oportunidades |
title_full |
A escola inclusiva e a igualdade de oportunidades |
title_fullStr |
A escola inclusiva e a igualdade de oportunidades |
title_full_unstemmed |
A escola inclusiva e a igualdade de oportunidades |
title_sort |
A escola inclusiva e a igualdade de oportunidades |
author |
Zêzere, Paula |
author_facet |
Zêzere, Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zêzere, Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pessoas com necessidades especiais Educação Escola Inclusiva Escola Inclusiva People with special needs Education Inclusive School |
topic |
Pessoas com necessidades especiais Educação Escola Inclusiva Escola Inclusiva People with special needs Education Inclusive School |
description |
A autora faz uma reflexão sobre a nova ordem socio- económica e cultural e a sua influência sobre a elaboração de normas, padrões e modelos que regulam os comportamentos. É feita referência às respostas acessíveis às pessoas com necessidades especiais nomeadamente nos planos legal e educativo. É ainda destacada a Escola Inclusiva, paradigma que permitiu deslocar o enfoque da intervenção do domínio estritamente médico para o âmbito psicopedagógico |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-01-01T00:00:00Z 2002-01-01T00:00:00Z 2018-09-11T13:15:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/6598 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/6598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica, XX(3), 401-406 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130105224626176 |