O processo ensino-aprendizagem: relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Rui Miguel Marques
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4458
Resumo: I - Inserido no Concelho de Odivelas, cuja realidade e contexto sócio cultural realçam a problemática da diversidade cultural, colocando ao professor dúvidas e dificuldades emrelação às suas práticas educativas, o Conservatório de Música D. Dinis é a escola na qual leciono desde 1993. É também local de reflexão permanente quanto aos critérios e condições que devem nortear a prática pedagógica contemporânea na área da música, cujo objetivo assenta na formação integral do aluno através da utilização de estratégias de ensino que o responsabilizem na própria aprendizagem. Considerando estes desafios, o seguinte trabalho será realizado no contexto da minha classe de violino e incidirá sobre três alunos em particular, que frequentam os seguintes graus, a saber: 1 - Iniciação (1º ciclo do ensino básico); 2 - 2º grau (2º ciclo do ensino básico); 3 - 5º grau (3º ciclo do ensino básico). Apesar de acreditar nas suas capacidades de aprendizagem e ter um cuidado especial sobre as minhas ações e os efeitos destas na aprendizagem académica e social dos meus alunos, os resultados finais são reveladores da importância da motivação, do apoio parental e da responsabilidade dos alunos na obtenção do seu próprio sucesso escolar.
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Considerando estes desafios, o seguinte trabalho será realizado no contexto da minha classe de violino e incidirá sobre três alunos em particular, que frequentam os seguintes graus, a saber: 1 - Iniciação (1º ciclo do ensino básico); 2 - 2º grau (2º ciclo do ensino básico); 3 - 5º grau (3º ciclo do ensino básico). Apesar de acreditar nas suas capacidades de aprendizagem e ter um cuidado especial sobre as minhas ações e os efeitos destas na aprendizagem académica e social dos meus alunos, os resultados finais são reveladores da importância da motivação, do apoio parental e da responsabilidade dos alunos na obtenção do seu próprio sucesso escolar.II - A presente investigação tem por objetivo principal refletir sobre a problemática do processo ensino-aprendizagem do violino a crianças cegas. Destinada sobretudo a professores interessados em desenvolver esta atividade musical com este grupo de crianças, procura-se, nomeadamente, contribuir com um conjunto de linhas orientadoras em termos metodológicos, passíveis de melhorar todo o processo pedagógico que envolve este tipo específico de ensino e sobre o qual existe apenas informação dispersa e pouco sistematizada. A escassa produção científica encontrada sobre o tema, despoletou o levantar de questões para investigar as especificidades deste processo pedagógico. Com base num questionário distribuído a professores de 17 escolas de música do ensino público e ensino particular e cooperativo de todo o país e ilhas, procurou-se aferir os graus de recetividade e preparação pedagógica dos docentes para ensinar este grupo educacional. Com a realização das entrevistas pretendeu-se obter um conhecimento sobre as metodologias e estratégias aplicadas por professores (cegos e normovisuais) no ensino da Música e do instrumento aos seus alunos cegos, bem como informações científicas sobre as suas condicionantes física e psicológica. São ainda abordadas algumas considerações sobre a deficiência visual, a educação inclusiva, o seu processo histórico e, considerando as características específicas deste ensino, far-se-á também referência a algumas estratégias de ensino-aprendizagem. Esperamos que a investigação realizada ao longo deste trabalho possa, de alguma forma, contribuir para ajudar os professores de instrumento a ultrapassar as dificuldades e os obstáculos inerentes ao processo ensino-aprendizagem do violino a este grupo educacional, tornando menos árduo o seu trabalho na obtenção dos objetivos pedagógicos delineados.ABSTRACT I - The Dom Dinis Conservatory of Music is located in Odivelas. Here the reality of the sociocultural context emphasizes the problems of multicultural diversity. This causes the educator to doubt and struggle with his own educational methods. I have been teaching there since 1993. This is a place of constant reflection about the criteria and conditions that should guide contemporary pedagogical practices in the field of music. The main purpose lies in the complete formation of the student utilizing teaching strategies that make him responsible for his own learning process. Considering these challenges, the following work is realized focusing on my violin students. Special emphasis is given to the following: 1 - Beginner (1st cycle of basic education); 2 - 2nd grade (2nd cycle of basic education); 3 - 5th grade (3rd cycle of basic education). Although I believe in their learning skills and have a special concern for my actions and the consequences they might have in the social and academic shaping of my students, the final results reveal the importance of motivation, parental support, and responsibility of the students in achieving their own success.ABSTRACT II - The present investigation aims, as its principle objective, to reflect upon problems related to the teaching/ learning of the violin by blind children. Destined above all for teachers interested in developing this musical activity with this group of children it seeks (namely) to contribute a collection of orienting guidelines in methological terms that permit improvements in the entire pedagogic process which is specific to this type of teaching and about which only fragmentary and poorly systemised information is available. The lack of scientific production related to this subject led to the raising of questions to be investigated concerning specifics of this pedagogical process. Based on a questionnaire distributed to teachers in 17 music schools both public, private and cooperative throughout the country (and islands) the aim was to determine the degrees of receptivity and pedagogical preparation of teachers to work with this particular educational group. Through the carrying out of interviews the aim was to obtain information concerning methods and strategies applied by teachers (blind and sighted) to their blind students as well as some scientific information about physical and psychological limiting factors. Also addressed are some considerations concerning visual impairment, inclusive education, its history (historic process) and, considering the specific characteristics of this teaching, reference is made to some teaching/learning strategies. We hope that the investigation carried out throughout this work can in some way contribute in assisting instrumental teachers a overcome the difficulties and obstacles inherent in the teaching/learning of the violin to this educational group making less arduous the work of reaching the pedagogical objectives outlined.Escola Superior de Música de LisboaNeto, TiagoRCIPLGuerreiro, Rui Miguel Marques2015-04-20T16:52:06Z2014-082014-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4458TID:201454122porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:46:30Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4458Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:54.278511Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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