Estudo dos níveis de stress e felicidade instável nos alunos da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Carolina Leite Pimentel Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/41292
Resumo: Este trabalho teve como objetivo determinar os níveis de Stress e de Felicidade Instável sentidos entre os estudantes da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL) - com especial destaque para os estudantes do curso Mestrado Integrado em Medicina Dentária (MIMD) - comparando-os entre cursos e entre anos académicos. Numa revisão da literatura, define conceitos e aborda noções gerais sobre o Stress e a Felicidade e revê os principais dados publicados para a população de Médicos Dentistas e para a População Portuguesa. Numa amostra de 178 alunos, sendo 142 do género feminino e 36 do género masculino, utilizaram-se 3 diferentes escalas como instrumentos de avaliação, nomeadamente a Escala de Felicidade Subjetiva Flutuante, Instável (EFSI), Escala de Afetos Positivos e Negativos (PANAS), e a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21). Os resultados revelaram que os níveis de Stress sentido pelos estudantes da FMDUL são elevados, sendo superiores no curso de Medicina Dentária. Os níveis de Stress têm diferenças estatisticamente significativas entre os anos básicos e os anos clínicos do curso de Medicina Dentária, não havendo diferenças estatisticamente significativas entre os diferentes cursos. Os níveis de Stress são mais elevados no 3º ano (Pré-clínico), seguidos dos anos básicos e por fim dos anos clínicos. Os níveis de Felicidade Instável são superiores nos alunos da FMDUL quando comparados com a população portuguesa. Foram observados menores níveis de Afetos Positivos e maiores níveis de Afetos Negativos na população em estudo, quando comparados com os da população portugesa. Concluiu-se também haver uma correlação positiva com significado estatístico entre o Stress e a Ansiedade, entre o Stress e a Felicidade Instável e entre o Stress e os Afetos Negativos. Concluiu-se que apresentando os estudantes da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa níveis elevados de Stress, parece ser recomendável que se desenvolvam estratégias de promoção de equilíbrio emocional, adaptadas à população estudada.
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Numa amostra de 178 alunos, sendo 142 do género feminino e 36 do género masculino, utilizaram-se 3 diferentes escalas como instrumentos de avaliação, nomeadamente a Escala de Felicidade Subjetiva Flutuante, Instável (EFSI), Escala de Afetos Positivos e Negativos (PANAS), e a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21). Os resultados revelaram que os níveis de Stress sentido pelos estudantes da FMDUL são elevados, sendo superiores no curso de Medicina Dentária. Os níveis de Stress têm diferenças estatisticamente significativas entre os anos básicos e os anos clínicos do curso de Medicina Dentária, não havendo diferenças estatisticamente significativas entre os diferentes cursos. Os níveis de Stress são mais elevados no 3º ano (Pré-clínico), seguidos dos anos básicos e por fim dos anos clínicos. Os níveis de Felicidade Instável são superiores nos alunos da FMDUL quando comparados com a população portuguesa. Foram observados menores níveis de Afetos Positivos e maiores níveis de Afetos Negativos na população em estudo, quando comparados com os da população portugesa. Concluiu-se também haver uma correlação positiva com significado estatístico entre o Stress e a Ansiedade, entre o Stress e a Felicidade Instável e entre o Stress e os Afetos Negativos. Concluiu-se que apresentando os estudantes da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa níveis elevados de Stress, parece ser recomendável que se desenvolvam estratégias de promoção de equilíbrio emocional, adaptadas à população estudada.The objective of this work was to determine the levels of Stress and Fluctuating Happiness felt among students of the Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL) - with special emphasis on students of the Integrated Master's Degree in Dental Medicine (MIMD) - comparing them between courses and between academic years. In a literature review, it defines concepts and addresses general notions of Stress and Happiness and reviews the main data published for the population of Dentists and for the Portuguese population. In a sample of 178 students, 142 female and 36 male, 3 different scales were used as assessment tools, namely the Anxiety, Depression and Stress Scale (EADS-21), Escala de Felicidade Subjetiva Instável (EFSI) and Positive and Negative Affective Scale (PANAS). The results showed that the levels of stress experienced by the students of the FMDUL are high, being higher in the course of Dental Medicine. Stress levels have statistically significant differences between the basic and clinical years of the Dental Medicine course, and there are no statistically significant differences between the different courses. Stress levels are higher in the 3rd year (Preclinical), followed by the basic years and by the end of the clinical years. The levels of Fluctuating Happiness are higher in the FMDUL students when compared to the Portuguese population. We observed lower levels of Positive Affects and higher levels of Negative Affects in the study population, when compared to the portuguese population. It was also concluded that there was a positive correlation with statistical significance between Stress and Anxiety, between Stress and Fluctuating Happiness and between Stress and Negative Affects. It was concluded that the students of the Faculty of Dentistry of the University of Lisbon had high levels of stress, and it seems advisable to develop strategies for the promotion of emotional balance, adapted to the population studied.Mexia, RosárioRepositório da Universidade de LisboaLeitão, Carolina Leite Pimentel Gonçalves2020-01-20T13:27:20Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41292TID:202322530porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:40:36Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41292Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:34.690358Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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