A criação de spin-offs académicos em Portugal: motivações, oportunidades e obstáculos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Bela Teixeira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/8851
Resumo: Às tradicionais missões da universidade, ensinar e investigar, associou-se nas últimas décadas, uma terceira função, que representa o papel da universidade na transferência do conhecimento e a sua ligação à indústria. Este papel torna central a reflexão em torno da importância do empreendedorismo académico e do seu impacto para a sociedade. Neste quadro, nos últimos anos, a criação de spin-offs assume-se como um importante mecanismo de transferência de conhecimento universitário para o mercado. O interesse académico e político dos spin-offs académicos aumentou significativamente em Portugal, nos últimos anos. Embora estas empresas sejam consideradas importantes valias para a criação de emprego e de riqueza, o seu impacto no caso português, tem sido modesto. Para ilustrar esta importância, a presente dissertação procura contribuir para um melhor conhecimento dos obstáculos, oportunidades e motivações específicas para a criação de empresas dessa natureza a operar em contexto nacional. Para o efeito, foi considerada uma amostra diversificada de spin-offs de três origens distintas. Através da realização de entrevistas, procedeu-se a aplicação de um inquérito junto dos promotores individuais. Os resultados obtidos refletem a heterogeneidade das empresas, mas é possível destacar o facto de enfrentarem um conjunto de obstáculos associados ao mercado e às questões financeiras; apresentarem uma dinâmica de decréscimo dos obstáculos ao longo do seu desenvolvimento; contemplarem a existência de novos mercados ou novos segmentos de mercado como a fonte de oportunidade mais relevante e centrarem a sua motivação para a criação da empresa no desejo de aplicar o conhecimento numa atividade em concreto.
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